Cinema

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Passado e futuro se unem para tentar consertar os erros do passado (literalmente)

X-Men-Dias-de-Um-Futuro-Esquecido-baixa-Empire-05

Quando Matthew Vaughn (Kick-Ass: Quebrando Tudo) foi anunciado como diretor de um novo recomeço de X-Men, muitas pessoas pensaram “Será que isso vai dar certo?”. Mas eis que a luz apareceu no fim do túnel, nada estava perdido e o brilhante X-Men Primeira Classe surgiu, para minha, para sua e para alegria de todos os fãs dos mutantes. Com o sucesso do filme, era óbvio que haveria uma sequência e foi ai que um dos arcos mais famosos dos quadrinhos “Dias de um Futuro Esquecido”, chegou aos cinemas.

Em um futuro apocalíptico, vemos que todos os mutantes foram praticamente aniquilados e a única esperança de sobrevivência é enviar Wolverine (Hugh Jackman) para o passado, através dos poderes de Kitty Pride (Ellen Page), para encontrar Erik e Charles e fazer com que eles evitem que Mística (Jennifer Lawrence) mate o Dr. Bolívar Trask (muito bem interpretado por Peter Dinklage, porém um tanto apagado talvez pelo fato dos vários personagens), impedindo que as Sentinelas sejam usadas no futuro contra eles. Algumas coisas foram alteradas em relação a HQ, mas isso não se tornou problema mas sim um diferencial incrível para a trama.

Um dos maiores acertos de Dias de um Futuro Esquecido é o elenco, a mistura do elenco atual com o original é simplesmente maravilhosa, e desta vez o foco não é somente em Hugh Jackman e seu Wolverine, mas todo o elenco em si. Michael Fassbender surpreende novamente com seu Magneto imponente, e retrata fielmente os movimentos e o jeito de Sir Ian McKellen, e vale a pena prestar atenção (mais do que a gente já observa o moço cof cof).

X-Men-Dias-de-um-Futuro-Esquecido-10Abr2014_04

Jennifer Lawrence também tem seu espaço no filme, e até maior que no anterior, pois agora Mística se torna o estopim para toda a destruição que acontecerá no futuro (ou não?) dos mutantes. E o que dizer sobre James McAvoy? Ele simplesmente se entrega em todas suas cenas, em especial aquelas que divide com Fassbender e Sir Patrick Stewart, e nos faz sentir a dor de Charles em perder aqueles que mais ama.

O longa além de trazer de volta diversos mutantes conhecidos como Tempestade (Halle Bery) e Homem de Gelo (Shawn Ashmore), e também apresenta novos mutante como Bishop (Omar Sy), Blink (Fan BingBing), que com pouco tempo de tela é incrível, e a surpresa da vez, o Mercúrio de Evan Peters. Mas por que surpresa? Mercúrio protagoniza uma das cenas mais marcantes do longa, a qual usa seus poderes de supervelocidade para desarmar vários policiais. A sequência foi toda gravada com uma câmera que captura certa de 3600 quadros por segundo, dando efeito bullet time (aquele de Matrix sabe?), fazendo com que você fique com a sensação de que tudo ao redor de Mercúrio para, quando ele usa seus poderes de velocidade.

quicksilver-days-of-future-past

De volta a direção da saga que começou, Bryan Singer nos mostra um filme “mais Primeira Classe” do que sua trilogia original. Em partes, ele serve como um corretivo para alguns erros do passado da franquia, e sim, estou me referindo ao catastrófico X-Men: O Confronto Final. Praticamente, devemos apagar a última parte da trilogia original e X-Men: Origens Wolverine de nossas memórias ao assistir Dias de um Futuro Esquecido. Uma das explicações para apagar pelo menos parte desses filmes da memória é que tudo se passou em linhas temporais alternativas, coisa que Hank cita em determinado momento do filme como “pedras no rio que não afetam seu fluxo”.

Aliás, a melhor coisa que Singer nos mostrou com Dias de um Futuro Esquecido é que ele não criou “apenas mais um filme de super heróis”, ele apresenta uma trama muito bem elaborada, que intercala cenas de ação brilhantes com drama que poderia ser real, e que em momento algum beira o exagero.

Dias de um Futuro Esquecido tem seus defeitos? Sim, mas cumpre seu papel e assim como Primeira Classe, dá um novo olhar para franquia, deixando um mundo de possibilidades para o futuro dos X-Men. Aliás, se você planeja ver o filme logo, se prepare para inúmeras surpresas e para uma cena pós-crédito que, me desculpem, MAS PUTA QUE PARIU ISSO VAI SER TÃO INCRÍVEL!

FICHA TÉCNICA

rs_634x939-140324091106-634.jennifer-lawrence-x-men.ls.32414Título Original: X-Men Days of Future Past
Direção: Bryan Singer
Elenco: Michael Fassbender, James McAvoy, Patrick Stewart, Ian McKellen, Hugh Jackman, Halle Berry, Ellen Page, Shawn Ashmore, Jennifer Lawrence, Nicholas Hoult, Peter Dinklage, Omar Sy, Evan Peters, Fan BingBing, Famke Janssen, James Marsden
Roteiro: Simon Kinberg
Duração: 131 min.
País: EUA
Gênero: Ação, Aventura
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★½

 

 

 

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge