Literatura

Você não deveria estar na escola?, Lemony Snicket #3

Por Nicholla Jaques

Os mistérios pairam novamente na cidade de Manchado-pelo-Mar e cabe a Lemony Snicket, protagonista e escritor deste livro, desvendá-los em meio a perguntas erradas, momentos irreverentes, com personagens confusos ou estranhos e mistérios, muitos mistérios.

Só perguntas erradas

O livro “Você não deveria estar na escola?” é o terceiro volume da série “Só perguntas erradas”, novamente Lemony Snicket deixa mais dúvidas no ar que deixaram os leitores curiosos para responder estes enigmas insolucionáveis.

Uma onda de incêndios criminosos assola Manchado-pelo-Mar, e desta vez Lemony e sua tutora estão sendo avaliados bem de perto para encontrar o criminoso. O Ministério da Educação de Manchado-pelo-Mar contata os dois detetives para impedir que um destes incêndios venha a machucar alguma criança. É a partir deste livro que fica explícita a existência da organização C.S.C da qual Lemony e sua tutora S. Theodora Markson (e o quê o S. significa?) fazem parte e o que os leitores de outros livros do Lemony Snicket devem estar muito bem familiarizados e que sabemos que a “principal” função deles é apagar incêndios.

Você não deveria estar na escola2
Como em Desventuras em Série, são as crianças que fazem toda a magia acontecer em frente a vilões adultos desalmados e adultos negligentes que tem medo demais do mundo para ter coragem para salvá-lo. Personagens como Cleo Knight, Ellington Feint, Moxxie Mallahn dentre outros, ajudam Snicket a impedir que Tiro Furado complete seus planos vilanescos.

De todos os três livros, este de longe foi o mais maduro, um ritmo normal empregado pelo autor, e caracteriza o amadurecimento dos próprios protagonistas, que são crianças. Além disso, vários dilemas são expostos como a inexistência de uma verdadeira bondade ou maldade, e sim as situações ao nosso redor que nos forçam a fazer as coisas que julgamos “ser certas”, como salvar um ente querido, porém podendo ser um ato ruim aos olhos de outras pessoas. E muitos momentos de reflexão são levantados pelo próprio Snicket, já que vive várias pressões, incluindo a prisão de sua irmã, sua amada que trabalha para o inimigo e sua tutora que não a ajuda em nada. Eu como sou fã do autor sou meio suspeito de avaliá-lo, mas posso dizer que o livro é impecável, e mesmo sendo um livro infanto-juvenil ele pode acabar encantando pessoas de todas as idades.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Você não deveria estar na escola?
Autor: Lemony Snicket
Tradutor: André Czarnobai
Número de Páginas: 312
Edição: 1ª – 2015
ISBN: 9788565765640
Editora: Editora Seguinte
Preço: R$ 34,90
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge