Literatura

Um Mundo Chamado Timidez, Leanne Hall

Sabe quando você faz uma interpretação totalmente errada e acaba se surpreendendo? Foi isso que aconteceu com “Um Mundo Chamado Timidez”. Por causa do título e da capa, que por sinal é uma das mais lindas que já vi, eu pensei que a história fosse um romance de jovens tímidos, mas para minha surpresa, o inesperado me reservou uma leitura muito agradável e apaixonante.

MeninoLobo encontra a MeninaSelvagem no subúrbio da cidade de Timidez e juntos eles saem na noite sem fim, onde ele será o seu guia. Apesar de ela parecer totalmente sem rumo, ele se sente confortável ao seu lado. Ele, que carrega uma grande dor e uiva pela escuridão, possui uma beleza descomunal e o mistério do seu passado a mantém interessada. Uma noite eterna é tempo suficiente para mudarem as suas vidas? Eles serão capazes de encontrar um ao outro na escuridão?

– Quando vi você pela primeira vez – ela diz -, soube que você não seria como ninguém que eu conhecia.


Timidez é uma cidade fictícia onde o sol não nasce por algum motivo. Todos os seus habitantes se acostumaram com essa característica peculiar e eles também não são muito comuns. A escuridão mudou a todos. No subúrbio, você encontra crianças viciadas em doces, pessoas que preferem sonhar a viver na realidade, ciganas e um doutor que finge se importar com as pessoas.

Este romance, que mistura fantasia e realidade, é uma verdadeira jornada em busca de compreensão, aceitação e quem sabe, um verdadeiro amor? A autora, Leanne Hall, criou um mundo novo, que mesmo sendo um pouco confuso no começo é bastante curioso. E, apesar de ter sido comparado ao livro Um Dia, de David Nicholls, pelos críticos americanos, Um Mundo Chamado Timidez possui elementos bem peculiares e o desenvolvimento da relação entre os personagens é obviamente mais rápido. Uma coisa não tem a ver com a outra.

– Você parece mesmo diferente. Você é diferente. – MeninaSelvagem fala como se suas ideias estivessem se formando à medida que ela prossegue. – Acho que nós gostamos da atenção que atraímos com a nossa aparência, mas, ao mesmo tempo, detestamos isso. (…)
– Quero que as pessoas olhem para mim – ela continua. – Quero dizer, eu me visto de uma maneira que faz com que eles me olhem, mas, quando de fato olham, eu tenho raiva deles. Isso é loucura? Pág. 93

A narração é feita no presente, o que pode irritar algumas pessoas (aka Byzinha), e até me incomodou um pouco, mas logo me acostumei. Os capítulos são alternados entre MeninoLobo e MeninaSelvagem e só então percebi que não lia algo assim há um tempo. Eu simplesmente adoro essa forma de dar uma noção do que o outro pensa ou sente, já que em 1ª pessoa temos uma ideia mais superficial e restrita do todo.

Eu terminei o livro gostando da história, mas agora, ao escrever essa resenha, sinto que gostei bem mais. A autora foi criativa, os romances de hoje em dia estão sendo apenas mais do mesmo e inovar é preciso. Ela ainda deixou muitas pontas para serem atadas nos próximos livros, se não me engano, trata-se de uma trilogia, mas já dá para conquistar seu coração com o que ela oferece.

Esse livro é muito diferente dos demais e minhas palavras não fazem jus à ele. Leiam!

Título: Um Mundo Chamado Timidez (This is Shiness #1)
Autor: Leanne Hall
Tradução: Elisa Nazaria
Nº de Páginas: 224
Edição: 1ª – 2012
Editora: Leya
Preço: R$39,90
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply
    Juh Claro
    24/05/2012 at 3:12 pm

    Olha, não tinha visto nada desse livro até ver sua resenha e me interessei bastante, parece ser um livro gracinha e eu estou num momento gracinha também HASUASHHA Quer dizer, eu estou num momento tenso por causa do trampo e facul, mas na literatura estou procurando algo mais calmo pra ver se eu dou uma acalmada também.
    Só não gostei de ser uma trilogia, não quero começar nada (agora) que tenha uma continuação, estou sem paciência pra ficar esperando ASHUASHUHA

    Eu gosto de narrações no presente, são as mais incomuns, porém são interessantes – se naradas de forma correta, e essa troca de quem narra o capítulo é muito legal, o último que li assim foi Questões do Coração e eu me apaixonei pela história.

    Beijo ;*
    Juh Claro recently posted..Project 365: #136 – #142My Profile

    • Reply
      thanny
      24/05/2012 at 3:16 pm

      Oi, Juh… só pra explicar melhor, o livro tem um final, mas a história tem brecha pra continuação por causa de vários eventos que acontecem na noite e deixam a gente curioso para saber os porquês. Não sei se a autora pretendia escrever só um livro e parar, porque ela demorou uns 3 anos pra lançar o segundo da trilogia, mas recomendo, mesmo se você não estiver no clima KKKK

      Beijos

  • Reply
    Pâmela Vital
    24/05/2012 at 3:16 pm

    Thanny :D

    Ah, só com a foto que você postou eu já me derreti.
    Reconheço que, pelo título do livro, talvez ele não fosse o primeiro que leria, mas depois de sua resenha, posso notar como você realmente gostou do livro e não consegue se expressar totalmente sobre isso.
    Acredite, eu já senti isso algumas grandes vezes. Contudo, a achei linda do mesmo jeito.
    Timidez é como um mundo de conto de fadas; não sei se, por estar viciada em Once Upon a Time isto me veio a cabeça agora ou se foi porque você falou em Verdadeiro Amor, eu estou com vontade de ler esse livro agora.

    PS: Adorei o nome MeninoLobo e MeninaSelvagem haha, supercriativo ;P

    um beijo grande, pâm
    [ http://equalizedaleitura.blogspot.com.br/2012/05/resenha-paixao-drogas-e-rocknroll.html ]
    Pâmela Vital recently posted..[Resenha] Paixão, Drogas e Rock n’ RollMy Profile

  • Reply
    Raíssa
    25/05/2012 at 3:18 am

    Nossa, apesar do nome do livro e das personagens não terem me chamado tanta atenção, fiquei com vontade de ler depois da sua resenha, Thanny! :) Parece ser bem bonito, gostei dessa ideia de eles viverem num mundo meio fantasioso.

    ótima dica!

    bjs!
    Raíssa recently posted..American Horror Story: Segunda Temporada irá se passar nos anos 60My Profile

  • Reply
    Girlane
    25/05/2012 at 11:31 am

    Hum.. Gosteeei da proposta! /cute
    Parabens pela resenha, da pra ficar bastante curiosa e
    apostar pra valer na história!

    bj

  • Reply
    Davi Ferreira
    25/05/2012 at 11:02 pm

    Nossa, que resenha ótima.
    Estou super curioso agora. Espero logo ler.
    Essa capa é linda mesmo *_*

  • Reply
    Byzinha
    28/05/2012 at 1:22 pm

    aka Eu. AIUHAIUHAIUHA Mas se a história for intrigante e bem escrita, eu não consigo parar de ler não (ex: Hunger Games)
    Ow, interessante hm/ Vou adicionar na minha lista de aquisições \o/

  • Reply
    Thais Ortega
    29/05/2012 at 12:12 am

    Oi, Thanny

    Estou muito ansiosa para ler este livro. Quando vi a capa na livraria quase caí para trás, fiquei passando a mão e vendo o corte, sabe? rs
    E eu estava cometendo o mesmo engano que vc antes de ler. Jurava que era outra coisa totalmente diferente, então muito obrigadinha.
    Foi para a wishlist!

    bj

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge