Cinema

Um Dia (2011)

Os românticos de plantão com certeza devem ter colocado Um Dia, filme baseado no livro homônimo de David Nicholls, na lista das adaptações que ~devem~ ver. E apesar de um pequeno atraso no lançamento, o longa estreia nos cinemas brasileiros dia 02 de dezembro. Eu já assisti e vou contar para vocês o que achei.

Protagonizado pelos lindos e divos Anne Hathaway e Jim Sturgess, o filme, assim como o livro, narra a história do casal Emma e Dexter, que se conheceram no dia de formatura da faculdade, em 1988, quando após quase dormirem juntos, decidiram ser apenas amigos. A história continua retratando os encontros e desencontros dos dois nos anos seguintes, sempre no mesmo dia, 15 de julho, durante 20 anos.

Para quem leu o bestseller de Nicholls, desde a primeira cena, já dá para sentir aquela angústia do que vai acontecer e derramar as primeiras lágrimas. A adaptação foi fiel ao livro, pois para mim, seria humanamente impossível narrar 20 anos dos personagens em apenas 108 minutos. O que era desnecessário foi cortado, lógico, mas os anos passaram muito rápidos e não dá para sentir um terço dos sentimentos descritos na história. Você só sente empatia por Em e Dex nos últimos 40 minutos, pois é.

O cenário belíssimo deu um show na fotografia do filme, Londres e Paris. As roupas impecavelmente iguais as que foram narradas, os cortes de cabelo, toda a figuração e maquiagem estão de parabéns. Nos anos 80, Sturgess parecia muito novinho e envelheceu lindamente. E a evolução de Hathaway, de uma garota feminista para uma linda mulher independente foi fantástica, melhor que a de O Diário da Princesa HAHAHAHA

O filme teve uma boa produção, um bom elenco, uma boa história, mas não consegue prender a atenção do telespectador desde o início. Na minha resenha de Um Dia eu me perguntei por quê as pessoas amavam tanto este livro, a história é boa, real, mas não é superestimada? Não chega a ser um clichê? Talvez para os fãs de drama e romance, isso não importe, o que vale é a qualidade. No filme você não sente que Em e Dex se amam muito, entre erros e mais erros durante o percurso de suas vidas tudo o que eles queriam eram ficar juntos, mas sempre algo dava errado. Circunstâncias da vida, não? Mas o pouco de romance que faz você se derreter compensa pelo simples fato de Anne Hathaway e Jim Sturgess terem muita química em suas cenas  *-*

O clímax da história é bruto e violento, acontece de repente, simplesmente num piscar de olhos… e você chora. O filme termina lindo e emocionante. Tanto faz se leu ou não o livro, mas se você ainda não leu, recomendo que o faça antes de assistir para sentir o que para o diretor já estava subentendido nas cenas. Tudo o que você não sentiu durante o filme, irá sentir no final, isso eu posso garantir. Mas no geral, não vi nada demais e olhe que sou fã de filmes românticos. Assista e tire suas próprias conclusões ;)

Ficha Técnica

Diretor: Lone Scherfig
Elenco: Anne Hathaway, Jim Sturgess, Patricia Clarkson, Romola Garai, Jamie Sives, Jodie Whittaker, Georgia King, Rafe Spall, Ken Stott, Amanda Fairbank-Hynes, Sarah Jane O’Neill
Produção: Nina Jacobson
Roteiro: David Nicholls
Fotografia: Benoît Delhomme
Trilha Sonora: Rachel Portman
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Drama
Nota: ★★★☆☆

You Might Also Like

14 Comments

  • Reply
    Bruna
    25/11/2011 at 1:16 pm

    Nossa, ja tinham me falado uqe esse livro era bom mas depois de ver o trailer me deu ainda mais vontade de ler.

    A unica coisa que eu não achei bonita foi o corte de cabelo bem curto, mais moderninho, não sei se é o angulo da imagem mas deixou ela com uma cabeça estranha rsrs.
    Bruna recently posted..Inspire-se: Jenny HumphreyMy Profile

    • Reply
      thanny
      25/11/2011 at 1:18 pm

      Achei ela linda com esse cabelo /cute HAUHAUHAUHA talvez seja o ângulo mesmo.

  • Reply
    Juh Claro
    25/11/2011 at 4:24 pm

    Bem, como você já me disse pra assistir depois de ler, acho que vou perder a estreia, ah ;( Ou vou pegar o livro emprestado com uma amiga e pronto haha PRECISO desse filme (e do livro também, claro), mesmo mesmo. 3 estrelinhas foi muito pouco, não? Poxa, esperava mais… Jim é meu amor, então só por ele eu já daria 5 estrelas HUSHUASHUASHA
    Não gostei de saber que eles tem química ;( brinks.

    Vou tentar ler o mais rápido possível pra poder assistir ainda no cinema.

    Beijo ;*
    Juh Claro recently posted..Lost in Stereo #014My Profile

  • Reply
    Amanda
    26/11/2011 at 1:13 am

    Eu baixei o filme essa semana! Mas como estou em semana de provas ainda não tive tempo de parar pra ver! :( Eu já li o livro e simplesmente AMEI! Um dos melhores que li esse ano! Eu não acho que a estória seja clichê… Achei que ela foi narrada de uma forma bem diferente do que vemos por aí. Realmente não é um “romance muito romântico” rsrs, é mais uma história da vida real. Realmente a Anne Hathaway e Jim Sturgess são ótimos juntos! (Já vi alguns pedacinhos do filme, não resisti :P’ hahaha).

    Estou looooooouca pra ver pra saber o que vou achar! Tomara que eu não me decepcione! =X

    Beijos,
    Amanda
    ^_^

  • Reply
    Miss Carbono
    26/11/2011 at 5:22 pm

    Vejo o pessoal comentando muito bem do livro mas essa é uma história que não tenho muita vontade de acompanhar (tenho a impressão de que vou chorar horrores hehe)

    mas, se não leria o livro, assistiria ao filme, mesmo vc dizendo na resenha que é melhor ler o livro primeiro e tal.

    teh mais
    Miss Carbono recently posted..O beijo mais sombrio – Gena Showalter. (Senhores do Mundo Subterrâneo 2)My Profile

  • Reply
    Mariana Borges
    26/11/2011 at 9:12 pm

    Eu estou a todo momento muito tentada a baixar o filme, mas como ainda não li o livro estou resistindo AHSUASUHASHUA e eu descobri o filme antes do livro, já estava na minha lista para assistir a muito tempo D: Espero que o filme não me decepcione e que consiga ser tão bom como todos estão falando que é o livro. Beeijos

  • Reply
    Kaká Rodrigues
    27/11/2011 at 6:02 pm

    Eu já assisti esse filme duas vezes e nas duas vezes eu não consigo para de me emcionar e de rir com as peripécias idiotas do Dex. Ele é um canalha, com certeza, mas eu não consigo sentir raiva dele nem por um minuto, pelo simples fato de ser o Jim no papel dele. Sou suspeita pra falar desse filme, porque para mim ele é perfeito! Sou loucamente apaixonada por essa história e não tem cristão que me convença que o filme ou o livro é ruim. Em tem MUUITO de mim, eu fico me perguntando como uma personagem de um livro pode parecer tanto comigo como a Em parece. Em algumas cenas eu fiquei completamente absorta, pensando: “nossa, essa vadia é igual a mim!” OHAOSHOSHASHAHSAHAHSAHOS

    LINDO DEMAIS, SEM PALAVRAS <333
    Beeeeeeijo Thanny ;*

  • Reply
    Dana
    28/11/2011 at 3:44 am

    Eu vi o filme e gostei/não gostei ao mesmo tempo. Acho que por ele ser um pouco diferente dos filmes comuns, vale a pena. E ele causou um sentimento diferente no final. ‘-‘

    Só que eu não tenho vontade de ler o livro não e nem de ver outra vez. ;x
    Dana recently posted..Agenda – ShowsMy Profile

    • Reply
      thanny
      28/11/2011 at 4:13 am

      Finalmente alguém que compartilha a mesma opinião que eu! Já estava perdendo as esperanças porque toooodo mundo amou demais o livro e o filme e eu continuo aqui sem entender o porquê. Enfim, o sentimento é de um vazio, tristeza, no meu caso.

  • Reply
    Katy
    28/11/2011 at 3:13 pm

    Tenho visto opiniões divididas sobre o filme, apesar de quase todo mundo dizer que chorou…
    Quero muito ver, mas só depois de ler o livro. O que pretendo fazer ainda esse ano! ^^

  • Reply
    Ceile
    28/11/2011 at 7:23 pm

    É, tenho que ler o livro primeiro… Eu li só as primeiras páginas (como faço com todos os livros que compro), mas parei pq tenho que respeitar uma fila, né?

    Eu ouvi falar mto bem do livro e li sua resenha um tempo atrás… Vamos ver o que eu acho, né?
    Como vc tinha dito, pode ser o momento que vc lê, pode ser o seu estilo, ou pode ser o próprio livro… Se ele não foi tão assim pra vc, dificilmente o livro vai superar…

    E é bem raro encontrar adaptações que funcionem… Quem leu sempre quer mais. Mas o fato de ser fiel nos detalhes, já conta, afinal, odiamos qndo lemos alguma coisa e o filme muda sem necessidade…

    Um beijo.
    Ceile recently posted..#Mega Promoção de NatalMy Profile

  • Reply
    Ceile
    28/11/2011 at 7:24 pm

    Eu quis dizer “dificilmente o FILME vai superar” tsc tsc /blink
    Ceile recently posted..#Mega Promoção de NatalMy Profile

  • Reply
    Ijuny
    03/12/2011 at 6:23 pm

    Amei o livro, chorei demais e agora to com medo do filme.
    Agora um filme que tem mais ou menos a mesma tematica, e que eu não vejo a hora de virar filme é “onde terminam os arco-iris”. Um dia é lindo e tal.. Mas Onde terminam os arco-iris é perfeito! *-*

  • Reply
    Dani Fuller
    04/12/2011 at 3:27 pm

    Eu esperava muito mais por tudo q falavam do livro.. eu prefiro assistir antes… mas ñ posso deixar de comentar q adorei os atores……. lindos e perfeitos kkk apesar de o filme já adiantar que alguma tragédia iria acontecer…… fiquei muito emocionada apesar de tudo e até suspirando.. mas lógico que já vi melhores..

    agora é ler o livro e espero gostar mais

    bjs
    Dani Fuller recently posted..Livro: Diários do Vampiro – O ConfrontoMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge