Literatura

Travessia (Matched #2), Ally Condie

O que você acha de romance em livros distópicos? Creio que essa é uma das perguntas de nossa promoção da Dominação Distópica e foi nela que pensei durante a leitura de Travessia. Porque cheguei a minha resposta: não curto.

Ky e Cassia foram separados pela Sociedade. Eles não estão autorizados a compartilhar um futuro juntos. Mas eles estão apaixonados e nem mesmo a Sociedade é capaz de tirar esse sentimento deles. Cassia não irá permitir. Ela está motivada a reencontrar sua alma gêmea, nem que para isso precise arriscar sua vida nas Províncias Exteriores. Sendo que suas certezas serão questionadas durante sua jornada.

A Sociedade quer que a gente tenha medo de morrer. Mas eu não tenho medo. Meu único medo é morrer da maneira errada.

Em Travessia, após aquele final tenso de Destino, eu esperava que a protagonista, Cassia, amadurecesse e se tornasse mais forte como o Ky. Queria que a autora revelasse um segredo surpreendente sobre a Sociedade. Que começasse uma revolta sanguinária. Enfim, esperei demais.

A confusão na mente de Cassia em relação ao que ela quer e acredita me irritou profundamente. Eu mal via a hora do capítulo acabar e ler o que era narrada pelo Ky, porque era muito “mimimimi” para uma pessoa só. Senti que a personagem não evoluiu tanto quanto deveria e continua aquela mesma menininha ingênua de sempre, que muda de opinião muito rápido. São raros os momentos em que ela toma uma atitude surpreendente.

Um dos pontos positivos é conhecer melhor o passado de Ky para entender o que ele se tornou nos dias de hoje. Porém, sempre há um porém, eu gostava mais do personagem quando tinha aquela aura de mistério sob ele.  Mas tudo bem. Os capítulos narrados por ele são muito bons.

E falando em narração, depois de ler a preciosidade de Sempre (Os Lobos de Mercy Falls), eu me contorcia só de ver uma tentativa de deixar o texto mais poético. Ky sempre gostou de ler e sussurrar poesias, mas em alguns momentos pareceu forçado.

O problema desse livro, além dos já citados, é que a história não flui. Em O Motivo, os personagens passam o livro inteiro andando na floresta e mesmo assim a narração foi super envolvente. E o que sabemos sobre a Sociedade? O pouco que foi revelado, para mim, não foi o bastante.

Talvez, pensando nisso, a autora me vem com um segredo de Xander que poderá mudar os sentimentos de Cassia. Algo que ele poderia ter dito quando se encontraram pessoalmente, mas preferiu deixar para depois. Eu quero sangue, não um triângulo amoroso, então não. Isso não me entreteve.

Em compensação, os personagens novos são adoráveis (me refiro aos novos amigos de Ky) e apertáveis <3 E eles me conquistaram completamente.

Travessia é fraco comparado a Destino, mas esse é o mal dos segundos livros das séries. Espero que o último me surpreenda.

Informações

Título: Travessia (Trilogia Destino #2)
Autor:
Ally Condie
Tradução: Renato Marques
Nº de Páginas: 280
Edição: 1ª – 2012
Editora: Suma de Letras
Preço: R$32,90
Classificação: ★★½☆☆

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    Byzinha
    27/07/2012 at 2:16 pm

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Conclusão: Romances distópicos = FAIL
    Magals fala que eu sou sanguinária também, que gosto de violência, por isso amei THG. TUDO VERDADE. Eu terminei de ler o 2 de Chaos Walking essa semana, Thanny. Uma palavra: VIXE. Not as great as the first one, mas eu gostei bastante. Vou pegar o 3 pra ler semana que vem.

    Btw, cada vez eu tenho menos interesse em ler essa série Destino. ._. Já to morrendo pelo 3 de Divergent, não sirvo pra esses romancinho mesmo não.

    • Reply
      thanny
      27/07/2012 at 2:25 pm

      E o pior é que eu gosto de romance, mas em distopia não dá certo não. Principalmente quando a menina é chata e cheia dos mimimi, me poupe.
      Recebi esse livro ontem, o título em português ficou A Missão, espero que não me decepcione! É triste só postar review negativa KKKKK

      • Reply
        Byzinha
        28/07/2012 at 6:05 pm

        Eu gostei BASTANTE e eu tava louca pra ler heim? Bem violento, tho. Mas muito bom.

  • Reply
    Juh Sutti
    28/07/2012 at 12:31 am

    Eu curto romance em distopias sim, o problema é que os autores perdem a mão!
    “Travessia” ficou bem cansativo, mas eu sou brasileira e não desisto nunca hahaha, tenho fé que o terceiro vai ser melhor.
    Agora, “O Motivo” é MUITO amor, um dos meus favoritos. Recebi “A Missão” e já estou doida para lê-lo.

    Beijos :)
    Livros e blablablá
    Juh Sutti recently posted..Desejos dos Mortos – Kimberly DertingMy Profile

  • Reply
    Mareska
    28/07/2012 at 2:09 am

    Até gosto de romance em distopia, tanto que adorei Delirium e Destino. Mas acho que foi porque considero esses livros como romance mesmo, e não distopia. Como se a parte distópica fosse só o plano de fundo pro romance, sabe?
    Mareska recently posted..WILL GRAYSON, WILL GRAYSON (John Green e David Levithan)My Profile

    • Reply
      thanny
      28/07/2012 at 2:11 am

      Mas quando o romance é bem desenvolvido eu nem ligo. O problema tá no livro mesmo :( Em Destino, eu considerei a distopia como plano de fundo e pensava que ela seria explorada na sequência, mas foi tudo muito fail.

  • Reply
    Andressa Leite
    28/07/2012 at 12:18 pm

    Não posso dar uma opinião porque ainda não li nenhum desses romances distópicos por aí. Mas acho que pelo o que eu tenho lido nas resenhas, eu até vou gostar. Só não leio sua resenha de “A Travessia” porque eu ainda não li “Destino”, bjs.
    Andressa Leite recently posted..Não Sou Este Tipo de Garota – Siobhan VivianMy Profile

  • Reply
    Jeniffer Haddad
    28/07/2012 at 3:35 pm

    Ainda não li nenhuma distopia, mas sinto vontade de ler…principalmente essa :]
    Quero muito a trilogia *-*
    Li muitas resenhas positivas sobre os dois livros. Porque você não gostou Thanny?

    • Reply
      thanny
      28/07/2012 at 3:53 pm

      A trilogia do Mundo em Caos e Jogos Vorazes são beeeem melhores. Destino é ótimo, mas a autora meio que perdeu a mão, não estou curtindo o rumo que a história está tomando.

  • Reply
    Driely Meira
    28/07/2012 at 5:55 pm

    Oiii
    Ainda não pude ler Destino, mas quero muuuuito!!!
    As capas são encantadoras, mas prefiro a do terceiro livro, a da esfera vermelha.
    A história é muito interessante, e ás vezes eu penso: porque ainda não comprei esse livro?
    Adorei a resenha, parabéns.
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br
    Driely Meira recently posted..Programação NC bienalMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge