Coluna

Melhores livros lidos em 2012

Por Byzinha, Sam, Thanny, Geo, Thayná e Ceile

Escolha um ou dois livros para o TopTop da semana.” Sempre dizemos que escrever esse post é uma das coisas mais difíceis do universo, mas tente fazer uma seleção dessas. Óbvio que ninguém conseguiu escolher essa quantidade insignificante de livros, e isso é bom, quer dizer que acontecerem lançamentos muito bons ao longo do ano, certo? Se você ainda não fez sua lista pro natal, a hora é essa.

Cósmico

A história de como Liam, um garoto de 12 anos alto e barbado de mais para a idade, conseguiu passar por pai de uma colega de turma e embarcar em um foguete com destino à Lua é divertida e encantadora. Eu resolvi ler porque sim e me apaixonei. Eu não esperava me divertir tanto com um livro infantil desde Diário de um Banana.

Onde comprar:  Saraiva

Trilogia Leviathan


Eu já achava o Westerfeld genial, mas essa recontagem da Primeira Guerra Mundial geniosa me surpreendeu. Misturando figuras que já conhecemos das aulas de história com steampunk e novos personagens, o autor não decepciona.

Resenhas: Leviathan, Behemonth
Onde comprar: Saraiva

The Outsiders

Da série “Clássicos que você devia ter lido antes”, ganhei The Outsiders de presente de aniversário das minhas melhores amigas, li a história de Ponyboy, Johnny Cade e seus amigos Greasers em poucas horas, rindo e chorando com as situações inusitadas e violentas que eles passam durante o livro. Esse é o tipo de livro que o mundo precisa ler.

Onde comprar: Saraiva

Laranja Mecânica

Mais um “Clássicos que você devia ter lido antes”, Laranja Mecânica – cujo filme eu nunca assisti, sue me – é G E N I A L. Burgess criou um universo distópico completamente novo, com sua própria linguagem que chega a deixar o leitor meio zonzo, mas nada que o glossário não ajude. A mente de Alex funciona de maneira rápida e quase doentia, mas mesmo assim você consegue gostar dele. Esse livro é, com certeza, um must-have e eu me pergunto porque enrolei tanto para lê-lo.

Onde comprar: Aleph | Saraiva

Trilogia Mundo em Caos

Essa, com certeza, é a melhor série distópica da atualidade (seguida de perto por Divergent). A história de Todd e Viola, recheada de sentimento e violência, me deixou presa às páginas até que eu chegasse ao final e olha, sem decepções.

Resenha: O Motivo 
Onde comprar: Saraiva

Insurgent

A sequência de Divergent (recém lançado pela Rocco) é quente, mais violenta, mais intensa e com mais respostas do que o primeiro volume. Você fica com medo de se apegar aos personagens porque sabe que irá vê-los morrer em breve. Tenso do início ao fim e com um último capítulo que faz você ficar todo “MAS! MAS!”, Veronica Roth provou porque ela virou sensação mundial. Quero o livro 3 logo =(

Resenhas: Divergent, Insurgent
Onde comprar: BookDepository | Saraiva

Looking for Alaska

Meu primeiro contato com o John Green não poderia ter sido melhor. Mesmo com o medo de ser deserdada pela By, que tanto me ameaçou caso eu não gostasse do livro, li Alaska com toda a felicidade do mundo. Mal sabia que ele se tornaria meu livro favorito. Tudo em Alaska é maravilhoso, e a aparente simplicidade que o John transforma em algo extraordinário dá vontade de chorar. Cheio de filosofias e questões sobre a vida, acaba nos fazendo levantar perguntas e pensar em respostas para elas. Alaska é lindo e o mundo inteiro precisa ler esse livro, amém.

Resenha: (x)
Onde comprar: Cia. dos Livros

Identidade Roubada

identidade roubada

Annie O’Sullivan era uma pessoa normal. Corretora de imóveis, buscava ser a melhor em seu trabalho e lutava para ter um relacionamento bom com sua mãe. Mas ela deixou de ser uma pessoa como qualquer outra assim que foi sequestrada. E depois de passar um ano nas mãos do Maníaco, Annie precisa se readaptar à vida longe do chalé em que fora aprisionada. Esse livro é simplesmente sensacional: ele intriga, dá raiva, dá nojo, te faz correr pelas páginas até o fim, te dá angústia por tudo que acontece com sua protagonista… E é sensacional. Sem mais.

Onde comprar: Saraiva

Bilionários por Acaso

Sabe quando o fim não importa tanto quanto o caminho percorrido até ele? Então, Bilionários por Acaso é um desses. Todo mundo sabe o que rola no final da história, mas ainda assim Ben Mezrich soube narrar uma trama fascinante que parece se impregnar na cabeça do leitor e não sair mais de lá. Não é à toa que até hoje me pego pensando nele. É um must-read, principalmente pra quem ama o filme A Rede Social (quem não ama? pfvr)

Resenha: (x)
Onde comprar: Saraiva

Drive

Ele dirige. É o que ele faz. É tudo o que ele faz. E numa jornada incrível, James Sallis nos conduz ao mundo do Piloto, dublê de filmes de Hollywood que também trabalha como motorista para ladrões. Depois de ser traído em um de seus trabalhos, o Piloto é obrigado a buscar vingança com as próprias mãos. É uma narrativa impossível de largar, e mesmo depois da última página é difícil esquecer dos personagens descritos em Drive.

Onde comprar: Saraiva

A trilogia Jogos Vorazes


Todo o mundo parou para ler/assistir Jogos Vorazes. Uma estória distópica que critica a sociedade superficial e alienada por reality shows. A idéia de ver adolescentes se matando para sobreviver é um pouco chocante, ainda mais por isso ser tratado como puro entretenimento, mas cá entre nós… Suzanne Collins pode não ter escrito algo original, mas que ela o fez de forma genial, isso não tenho dúvidas.

Resenhas: Jogos Vorazes, Em Chamas, A Esperança
Onde Comprar: Saraiva

O Jogador nº 1

O Jogador nº 1 é um livro completamente cheio de referências à cultura pop dos anos 80, então se você viveu nessa época, prepare-se para uma sessão de nostalgia. Apontado como “um novo Matrix” pela USA Today, posso afirmar que o livro é absolutamente GENIAL! Não sou gamer e não vivi nos anos 80, mas vai por mim…

Resenha: (x)
Onde Comprar: Saraiva

Precisamos falar sobre o Kevin

Sabe quando você julga um livro pela capa e acaba quebrando a cara? Shriver acertou em cheio ao lidar com um assunto banal e seguir um caminho completamente diferente do esperado. Você irá pensar em várias teorias e nenhuma delas será a certa. “Precisamos falar sobre o Kevin” é um livro que irá te chocar. Para quem julgaria como “não faz meu tipo”, acabou se tornando um dos meus livros preferidos.

Resenha: (x)
Onde Comprar: Saraiva

As Vantagens de ser invisível

Acho que se alguém pedisse para escolher apenas UM livro para ser meu favorito, hoje eu escolheria As Vantagens de Ser Invisível. Lembro que quando terminei de ler, fiquei meio triste e feliz, sem saber o que sentir, mas tendo a certeza de ter lido uns melhores livros da atualidade.

Resenha: (x)
Onde Comprar: Saraiva

A Herança

A Herança, primeiro volume da trilogia O Despertar, é o livro de estreia do Rick Haarig, e devo confessar que é o tipo de história que merece ser adaptada para o cinema, pois é simplesmente genial. Isso mesmo, genial! A Herança vai te fazer surtar, rir, se assustar, chorar… enfim, uma emocionante montanha russa que quando você desce quer ir de novo! Sem dúvidas uma grande surpresa da literatura nacional.

Resenha: (x)
Onde Comprar: Cultura

A Culpa é das Estrelas

A Culpa é das Estrelas foi um livro que conquistou todo mundo pela sua narrativa bonita e personagens encantadores. Tudo é tão lindo que dói. E sim, é difícil falar dele. É o tipo de livro que a gente só diz “Leia.” e espera pela reação da pessoa. Mas além de ser tão bom, ele trouxe pessoas maravilhosas para nossas vidas e creio que isso adiciona uma maior significância para ele.

Resenha: (x)
Onde Comprar: Saraiva

As Crônicas de Gelo e Fogo

E como diabos explicar ASoIaF? COMO. DIABOS? Este ano, li os três primeiros e parte do quarto e vi essa série de George R. R. Martin se tornar minha favorita. Ambientada num mundo que é a distorção de nosso próprio passado medieval, a história conta sobre os senhores de Westeros, sua luta pelo controle, suas conspirações, suas ações que, num mundo cruel como aquele, podem resultar em morte.

Onde Comprar: Saraiva

O Hobbit

Devido à estreia do filme (do qual a resenha vocês verão em breve), decidi reler este clássico da literatura. Contando as aventuras de Bilbo Bolseiro 60 anos antes dos acontecimentos de Senhor dos Anéis, vemos nosso pequeno hobbit acompanhar Gandalf, o Cinzento, e uma companhia de treze anões dispostos a reconquistar seu lar devastado e anos antes ocupados por um terrível dragão, Smaug. É uma leitura leve, um livro escrito para crianças, precisamente para os filhos de Tolkien e, quiçá, mais agradável que Senhor dos Anéis.

Onde Comprar: Saraiva

Serena

Foi com dificuldade que li esse livro, mas não deixou de entrar na lista dos melhores de 2012. A narrativa me cansou, ok, a personagem me irritou, ok, eu me identifiquei com a protagonista, ok!! Mas é uma história realmente maravilhosa, instigante e profunda, metalinguística. Aproxima o autor e o leitor do próprio conceito do que é escrever e ler. Às vezes chega até a ser perturbante, mas não deixa de ser fantástico.

Resenha: (x)
Onde Comprar: Saraiva

Não Conte a Ninguém

Primeiramente, peço perdão pela foto que coloquei do filme. Acontece que foi difícil encontrar uma. Não Conte a Ninguém, escrito por Harlan Coben, surgiu naquele momento em que eu estava louca para ler um suspense policial, cheio de mistérios e assassinatos ainda não solucionados. E, devo dizer, esse foi genial. Fiquei obcecada pela história por muito tempo e hoje estou como uma louca procurando por mais e mais de Coben. É a leitura do ano que eu mais indico a vocês, meus amigos, e declaro que vocês não vão se arrepender!

Onde Comprar: Saraiva

Fahrenheit 451

fah

Daquela série de clássicos que você deveria ter lido assim que descobriu que b + a = ba. Sabe quando você se pega marcando alguns parágrafos, ou até aquele diálogo que é aparentemente genial? Ou que faz todo sentido pra você? Pois ler Fahrenheint 451 é quotar, marcar, sublinhar quase todos os parágrafos. É um amontoado de ideias e frases estupendas, um atrás do outro. Ray Bradbury, que faleceu esse ano, é um completo gênio, por, de uma forma um tanto quanto simples resumir um governo opressivo e como a literatura é uma base aliada para todo e qualquer pensamento crítico.

Onde Comprar: Saraiva

Orgulho e Preconceito

s

Quem nunca se arrependeu de ter visto o filme antes de ter lido o livro que atire a primeira pedra. O romance de Jane Austen mais conhecido do mundo, que foi lançado numa edição super linda recentemente pela Penguin-Companhia das Letras, foi meu pontapé inicial nos romances dessa autora que, encantadoramente, soube retratar o estilo de vida inglês regencial tão bem. A nova tradução é bem fluida e você não sente dificuldade alguma. E como não se apaixonar pelo, oh tão galanteador, Mr.Darcy?

Onde Comprar: Saraiva

Legend

Em realidades totalmente diferentes, o criminoso mais procurado do país e a garota prodígio do governo vêem seus caminhos cruzarem após o assassinato do militar irmão da jovem. A autora não poupa detalhes – e mortes – e mesmo assim é muito objetiva em sua escrita. A coisa mais positiva do livro, sem dúvidas, foi a genialidade na construção dos personagens: eles são inteligentes, tão donos de si, jovens, impulsivos, lógicos. Eles são incríveis! Não há muita novidade, mas Legend é narrado com muita propriedade mesmo sendo uma trilogia, este livro termina. Claro, existem coisas para acontecerem nos próximos volumes, mas as questões apresentadas aqui, foram terminadas. O MUNDO JÁ PODE ACABAR: LI A MELHOR DISTOPIA DO ANO. BEIJOS.

Resenha: (x)
Onde Comprar: Saraiva

Belo Desastre

Finalmente o politicamente correto perdeu seu posto de queridinho. Eis que li Belo Desastre: Travis e Abby – o mais lindo e mais desastroso casal literário. Relacionamento quase doentio, possessivo, explosivo – ai, os hormônios – com um pano de fundo igualmente errado: lutas clandestinas, pegação e muito, mas muito amor. É, ainda sou dessas que enxerga o romance por trás de tudo. Uma verdadeira montanha-russa de sensações, este livro chegou para causar (frio na barriga) e viciar. Existe alguma forma de largar antes da última página? Existe alguma forma de não ficar eletrizada com estes dois? Esqueça a realidade, Travis no mundo literário está ótimo e que continue por lá, me fazendo suspirar e derreter. Ui ui ui.

Resenha: (X)
Onde Comprar: Saraiva

 

Ufa! Essas foram nossas melhores leituras de 2012, e claro que ainda faltou muito livro aí… se você tivesse que escolher apenas um para entrar no nosso TopTop, qual seria?

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Regina
    December 20, 2012 at 8:12 pm

    Escolhas épicas. Já li boa parte, tenho outra boa parte, quero ler mais uns tantos e o que não conhecia agora fiquei esperta pra comprar logo :D

  • Reply
    Ana Death Duarte
    December 21, 2012 at 12:32 am

    Da lista eu li a trilogia de The Hunger Games, Sweet Tooth e Belo Desastre, que traduzi xD

    Deles, BD foi supermarcante, eu traduzia desesperadamente para chegar até o final, adorei ST, mas amei mais q tudo a trilogia THG xD

    Ainda preciso ler Perks e alguns outros dessa listinha ^^

    /smile /cute /blink
    Ana Death Duarte recently posted..Resenha do livro: World of Warcraft – Marés da Guerra, de Christie Golden e sorteio de 3 exemplaresMy Profile

  • Reply
    Juh Claro
    December 21, 2012 at 11:01 am

    Não li todos, mas concordo com a maioria! Só acho que faltou Estilhaça-me, me apeguei muito a esse livro.
    Se fosse pra escolher um só, acho que seria Em Chamas! :D

    Beijos ;*
    Juh Claro recently posted..Na Caixinha da Portaria #011My Profile

  • Reply
    Amanda Faustino
    December 21, 2012 at 11:02 pm

    “Quem é você, Alasca?” eu quero ler há muito tempo. Pareces ser muito bom.
    Tem vários outros que tenho muita vontade de ler, adorei a lista.

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.
    Amanda Faustino recently posted..À Primeira VistaMy Profile

  • Reply
    Camila Costa
    December 24, 2012 at 6:37 pm

    A culpa e das estrelas, As vvantagesn de ser invisível orgulho e preconceito… todos na minha lista de favoritos haha *-* os dois primeiros eu li esse ano e realmente foram dis livros que fizeram meu ano valer a pena!
    Camila Costa recently posted..What we saw from the cheap seatsMy Profile

  • Reply
    Amanda Ariela
    December 26, 2012 at 2:02 pm

    Fico doooida quando leio essas listas! hahhaha

    Percebo que li tao pouco, mas tao pouco esse ano! D:

    Foram menos de 50 livros, mas ano de vestibular, intercambio… sacuméné? hahaha

    Ano que vem eu compenso!

    Fico feliz que curtiu O&P, acho que é meu clássico favorito! Lindo demais, né?

    Beijos,
    Amanda
    Amanda Ariela recently posted..As Férias da ‘’Garota do Casaco Roxo’’My Profile

  • Reply
    Vitória Liz
    December 26, 2012 at 2:57 pm

    Esses livros são tão qualitys que <3 Vai tudo pra lista do "Vou ler" do Skoob pfvr. (Sou avoada assim mesmo, se eu não marco lá, eu esqueço.) Dessa lista eu li a The Fault in Our Stars, A Guerra dos Tronos (e metade de A Fúria dos Reis rs), The Hobbit <3, Belo Desastre (que, btw, sinto ser a única que não morreu de amores pelo livro) e Leviatã – e eu tenho uma história muito legal pra contar desse último porque eu pude assistir a uma palestra do Scott sobre o livro, e, enquanto pegava o autógrafo dele, bati um papo muito legal com ele e com a mulher dele sobre ships, o seriado game of thrones e asoiaf. Ah, e a trilogia THG e Pride & Prejudice ofc, mas esses eu não li esse ano.

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge