Cinema

Toda Forma de Amor (2010)

Uma coisa é certa na vida de um cinéfilo: há sempre aquele filme que não te gera expectativa alguma, mas que depois de assistido se torna seu maior queridinho e você se arrepende de tudo que pensou dele anteriormente. Foi essa a minha sensação com Toda Forma de Amor (Beginners), filme de Mike Mills, um diretor novo na carreira, e estrelado por Ewan McGregor (o eterno Christian de Moulin Rouge e Obi-Wan Kenobi nas prequências de Star Wars), Mélanie Laurent (au revoir, Shosanna! — de Bastardos Inglórios) e Christopher Plummer, indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por esse mesmo filme.


Com uma sutileza indescritível, o filme segue Oliver (McGregor), um homem que acabou de perder o pai, Hal (Plummer), para o câncer e encontra Anna, uma mulher que julga a si mesma estranha e é realmente uma figura imprevisível. Ao longo do filme, muitos flashbacks são usados à medida que as emoções de Oliver se desenrolam e também sua relação com Anna, a maioria retratando a bravura de Hal ao assumir sua homossexualidade no auge de seus setenta e cinco anos, depois ter vivido um casamento frio que chegou a durar longos quarenta anos. É um filme lindo, fofo, daqueles para ver e depois se pegar acreditando que a existência do amor é mais do que verdadeira e que duvidar dela pode até ser um pecado, mas não se engane. Como o título já diz, amor não vem só em uma forma, vem em muitas e todas elas vocês podem ver nessa película maravilhosa e delicada que acende toda a nossa afeição por tudo que há no universo, até as cores e a própria tristeza.

“You make me laugh, but it’s not funny”

Usando muito de elementos artísticos, o filme possui várias sequências onde se podem ver desenhos que, na obra, são feitos por Oliver, mas são da autoria do próprio diretor e roteirista. Pequenos fatos históricos também são resgatados e pescados pelo protagonista durante algumas de suas narrações e vocês podem achar isso esparso, mas para mim foi aquele toque final que deixou um gostinho doce na minha boca por tamanha delicadeza com que os sentimentos do personagem são retratados, mesmo aqueles mais fortes que chegam a pedir um pouquinho mais de drama que, infelizmente (ou felizmente), não é concedido. Todas as cenas são sutis, brandas e relaxadas e mesmo a mais profunda instabilidade emocional se torna encantadora ao estar ao som da leve trilha sonora e sob a claridade que ilumina as cenas.

Tamanha meiguice e leveza também teve espaço nas atuações e a hora de falar delas é sempre a minha favorita, então vou logo dizendo: não economizo fichas ao dizer que Christopher Plummer leva o Oscar para casa este ano, como se já não houvesse levado o Globo de Ouro, considerado a premissa do prêmio dado pela Academia. A atuação de Plummer foi maravilhosa do início ao fim, a coragem e alegria de Hal estampadas em cada cena em que aparecia, da forma mais pura e verdadeira. Ewan McGregor também foi perfeito, fazendo-me até me identificar com Oliver, e toda pessoa que me conhece sabe que o ator escocês é um dos meus favoritos e por quem eu arriscaria todo meu dinheiro se fosse preciso ver um filme seu. (Menção honorável ao discurso do Christopher ao receber o Globo de Ouro. Procurem no Youtube, vou guardar aquele momento de absoluta admiração entre os dois atores no meu coração até o fim dos meus dias). Não vou nem me dar ao trabalho de escrever linhas e mais linhas de elogios à Mélanie, porque… ela foi linda, ponto, nada mais que absurdamente linda e carismática ao interagir de modo perfeito com McGregor nesta fofa trama de Mills que se trata tanto do recomeço quanto do amor que está em cada fio de vida.

Finalizando, Toda Forma de Amor é um must watch para qualquer um, seja você apaixonado por filmes de ação ou de muito drama (é bom dar uma relaxada às vezes, ok? Viver ao som de explosões não é sempre saudável) ou para você que é calmo e admira a sutileza como é retratado um homem aprendendo a amar e buscando como exemplo a bravura e alegria do pai.

Ficha Técnica

Título original: Beginners
Diretor: Mike Mills
Elenco: Ewan McGregor, Mélanie Laurent, Christopher Plummer, Goran Visnjic, Kai Lennox
Produção: Miranda de Pencier, Lars Knudsen, Joan Scheckel
Roteiro: Mike Mills
Fotografia: Kasper Tuxen
Trilha Sonora: Roger Neill, Dave Palmer, Brian Reitzell
Duração: 105 minutos
Ano: 2010
Origem: Estados Unidos da América
Gênero: Drama, romance
Rating: ★★★★★

You Might Also Like

13 Comments

  • Reply
    Ágata Bresil
    10/02/2012 at 5:55 pm

    nunca ouvi falar desse filme, mas se te surpreendeu, então acho que vale a pena assistir, quando eu tiver a oportunidade, farei isso!

    beijos. /love
    Ágata Bresil recently posted..O que tem na sua necessaire #tagMy Profile

    • Reply
      Geo
      17/02/2012 at 1:58 am

      Sim, sim! Assista. Esse filme é todo amor.

  • Reply
    Bárbara Matos
    11/02/2012 at 1:59 am

    Também nunca tinha ouvido falar deste filme, mas como tudo que vejo por aqui, fiquei com muita vontade de conferir!

    Ah, a promo foi na Fnac, mas acho que não está mais rolando /sigh

    Beijos,
    Livros e Coisas menos Incríveis.
    /cute

  • Reply
    Sam
    11/02/2012 at 1:43 pm

    Eu ~ainda~ não terminei de assistir o filme (me espanca, vai, Jovana), mas vou ficar muito puta se o Plummer não levar o Oscar. Tipo, muito mesmo. Eu me apaixonei pelo personagem dele na primeira cena, nossa. VAMS EXPLODIR A ACADEMIA SE NÃO ROLAR, FLW JOVANA.

    • Reply
      Geo
      17/02/2012 at 2:00 am

      Sâmela, você sabe muito bem que se você não terminar Beginners, I WILL SKIN YOU. Plummer tem que ganhar o Oscar. TEM. Se não ganhar, eu desisto pra sempre da Academia (como se eu já não houvesse dito isso tantas vezes, é claro)

  • Reply
    Tharcila Lima
    11/02/2012 at 9:36 pm

    Realmente Thanny, tem aqueles filmes que não damos nada por eles e quando vemos se tornar nosso preferido. Já aconteceu varias vezes comigo. Isso só reforçar que não devemos julgar precipitadamente
    Ainda não vi o filme, mas curto muito este estilo. Drama é sempre bom e eu sempre choro HAHA
    Mas eles sempre tem algo bom para nos oferecer, uma lição de vida e isso é o melhor
    Beijinho
    Tharcila Lima recently posted..Resenha #25 – Estradas do CoraçãoMy Profile

  • Reply
    thanny
    12/02/2012 at 5:07 pm

    Essa segunda imagem que você colocou, da iluminação está tão linda! Pelo que você falou, esse é o tipo de filme que eu gosto de assistir quando estou mood drama. Não sei se já estreou nos cinemas (na minha cidade não), mas juro que irei assistir!

    • Reply
      Geo
      17/02/2012 at 2:02 am

      Sim, é tudo muito lindo nesse filme. Olha, eu não sei se Beginners é o tipo de filme que vai parar nos cinemas, mas se estiver ai, vá ver. É muito, muito lindo. Se não, qualquer coisa eu ainda tenho o link pra download. :D

  • Reply
    Fábrica dos Convites
    12/02/2012 at 7:06 pm

    Eu também não conhecia este filme, pelo menos não me lembro dele. Anotei a dica.
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos Convites recently posted..Na Minha Caixa…My Profile

  • Reply
    Katy
    13/02/2012 at 12:09 pm

    Já baixei, mas ainda não vi! Amo os filmes com o McGregor.

    • Reply
      Geo
      17/02/2012 at 2:03 am

      Veja logo! Vá correndo assistir. E, sim, Ewan McGregor é daqueles caras que fazem qualquer filme ficar bom <3

  • Reply
    Who's thanny? » Blog Archive » Confira os indicados ao Oscar 2012!
    16/02/2012 at 11:10 pm

    […] Tão Forte e Tão Perto Jonah Hill – O Homem que Mudou o Jogo Christopher Plummer – Toda Forma de Amor Nick Nolte […]

  • Reply
    Juh Claro
    27/02/2012 at 2:57 pm

    Eu quase peguei esse filme na locadora no sábado, mas acabei escolhendo ‘meia noite em Paris’ (que não me arrependi, né) e agora vou ter que voltar lá pra alugá-lo, ainda mais depois do Plummer realmente vencer o Oscar (uau, você acertou em cheio, né? haha).
    Agora que sei que o amor realmente existe (awn, meu namorado deveria ler isso haha), acho que vou gostar mais do filme – porque, confesso, nunca gosta tanto de romance por ser hiper revoltada com esse tipo de coisa.

    ;*
    Juh Claro recently posted..Promoção: 1 Feliz 2, 1000 e 12!My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge