Literatura

The Walking Dead: A Ascensão do Governador, Robert Kirkman e Jay Bonansinga

Por Byzinha

Hm… Como falar desse livro?

The Walking Dead: A Ascensão do Governador é o primeiro livro de uma trilogia paralela aos quadrinhos, com personagens que só irão aparecer na 3ª temporada da série de TV. Ele conta a história de dois irmãos – Brian e Philip Blake – que fogem da cidadezinha em que moram com dois amigos (Nick Parsons e Bobby Marsh) e a filha de Philip, Penny para Atlanta, com a promessa de que lá existe um refúgio de sobreviventes protegidos dos zumbis.

Para começar, devo dizer que no final do livro, fiquei absolutamente surpresa com o quanto gostei da história. Ainda acho que Zombicorns é a melhor história de Zumbis que eu já li, não assisto a série nem nunca li os quadrinhos – o que já é algo. Também tem o fato da história ser narrada no presente, o que é extremamente irritante para a minha pessoa. E o fato de Philip Blake ser um chato de galochas. Sem contar que eu podia prever quem seria o governador. Mas mesmo assim, mesmo assim a história me interessou.

Eu tenho tido uma ~~~~~~~~~SORTE com livro esse ano que vocês não fazem ideia! Minha primeira aquisição, graças as promoções de inicio de ano da Fnac foi Maldição do Tigre – um livro extrema e absolutamente inútil que eu só consigo pensar o quanto a autora é sortuda da publicação ser muito mais simples nos EUA. Maldição do Tigre -> evidência de que nem todo mundo é uma Veronica Roth na vida, né?

Tenho tido sorte pra pegar livro RUIM. Desde então, o único livro que me animou e emocionou foi Fault (já resenhado aqui) e todos os outros vinham me entediando para a morte. Qual não foi a minha surpresa ao me deparar com uma leitura incrivelmente fluida e agradável em TWD??? A narração é descomplicada e prende a atenção de um jeito que eu não achei que aconteceria. É especialmente por isso que, no fim das contas, dou 4 estrelinhas para o livro.

Não é como se ele me interessasse o suficiente para eu ler suas sequências, pelo simples fato que esse não um tipo de livro que me anima naturalmente. Se eu ganhar os próximos em promoções de dominação distópica, como foi com esse, eles com certeza entrarão na minha queue, mas não é como se eu fosse comprá-los.

Sua recepção ao redor do mundo também foi dicotômica. Existem os fãs da série e dos quadrinhos que aguardaram o livro com grande expectativa e se decepcionaram, assim como os que, no fim das contas, gostaram bastante. Sua nota no Goodreads é 3,85 – o que é uma boa nota, sendo sincera. Não é tão fácil assim encontrar boas distopias como se pensa.

TWD é um livro VIOLENTO, mas sem um enredo complexo. Ele trata, basicamente de: zumbis, matar zumbis, evitar zumbis, matar pessoas, cuidar de zumbis, etc. Tem uma ceninha de estupro também, pra quebrar o clima morto (tu-dum-tsssss). Se você gosta de violência, esse é um… Mercenários meets Jogos Vorazes.

Mas já vou avisando, se você tiver estômago fraco, nem passe perto. DIK: Dá uma folheada nos quadrinhos. Os quadrinhos são MUITO explícitos, sanguinários e expressivos, então você já vai saber que o livro segue a mesma linha, só que com palavras. Sinceramente, não me afetou, mas isso provavelmente se deve ao fato de que eu fiz biologia, tive aulas de anatomia etc. Descrições de cérebros explodindo não fazem muito efeito em mim. Mas eu sei que teve gente que ficou oh, com tanto nojinho, então já está avisado.

Em geral, o livro é uma boa distração. Se você gosta de distopia, violência e sangue, seja bem vindo.

Informações


Título: The Walking Dead: A Ascensão do Governador
Autor: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Número de Páginas: 364
Edição: 1ª – 2011
Editora: Galera Record
Preço: R$34,90
Classificação: ★★★★☆

 

 

 

 

Apoio:

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

34 Comments

  • Reply
    Sam
    April 13, 2012 at 7:37 pm

    Dude, tu tem que assistir a série. É bem awesome, tem sangue e morte. <3 Os quadrinhos de TWD são bem legais, mas como eu não sou tão acostumada, fico morrendo de preguiça de ler. To doidinha pra ler esse livro, mas kd dinheiro. :( O pior é que tudo nele me chama, tanto mortes quanto zumbis. Ser pobre é uma maravilha, só que não.

    • Reply
      Byzinha
      April 14, 2012 at 8:55 pm

      Tenho que ver mesmo, mas minha lista ta ETERNA. D; Um dia, provavelmente.
      Mano, preço de livro no Brasil é um ROUBO. Como eles esperam que a gente não fique cercando as lojas e sites, babando por uma promoção??

  • Reply
    Diego Rangel da Silva
    April 14, 2012 at 2:01 pm

    Que legal, sou super fan da serie e a cada nova resenha que leio mais me da vontade de ler ele! Assim que sobrar um tempo eu vou devorar o livro mais rápido que um zumbi!ahahahh! Abrc!

  • Reply
    Mari
    April 14, 2012 at 4:51 pm

    TWD *—-* gosto da serie [apesar de achar a 2ª temp fraquinha] mas nc li o livro ou as hq… muito interessante! bjos

  • Reply
    Ann Gominho
    April 14, 2012 at 9:13 pm

    Essa é uma série que estou em falta. Sempre tive vontade de ver, mas nunca vi.. A mesma coisa em relação aos HQ’s – que devem ser ótimos. Mas, pretendo mudar essa minha ignorância com a série depois ;D

    Beijos
    Ann G. anngominho.blogspot.com

  • Reply
    Layn
    April 14, 2012 at 9:16 pm

    Li os quadrinhos e odiei a série na televisão. É uma das coisas que eu não pretendo nem dar segundas chances e quando vi esse livro lá na Saraiva achei que fosse na mesma linha da série.
    Vou procurar pra ler, de qualquer forma. Me pareceu legal, pelo que você falou então eu acho que pro livro dá pra dar uma chance (pra série, nunca).
    Recomendo HORRORES os quadrinhos, principalmente a partir do terceiro volume. É uma daquelas histórias quase obrigatórias. (:

  • Reply
    Maccky
    April 15, 2012 at 5:42 pm

    Estou louca por este livro, zumbis + distopia?!?! Com certeza um dos próximos a ser comprado. (;

    Beijos ;**

  • Reply
    Katia Ferreira(katiakrugger)
    May 1, 2012 at 8:21 pm

    Nunca li um livro de zumbis e fiquei super curiosa ainda mas agora nesta moda de distopia.Gosto muito de filmes deste estilo,não consegui ver ainda a série…

  • Reply
    Lidiane Carvalho
    May 1, 2012 at 8:27 pm

    Já assisti todos os episódios que saíram da série, e resolvi começar a ler as HQs também, muito legal essa série. E o livro pelo jeito será muito bom também, ainda não chequei nas HQs que tem o governador, mas já ouvi falar tanto dele,que estou super curiosa, com certeza vou ler esse livro também,, pra entender mais desse personagem que gera tanto assunto.

  • Reply
    Carol Almeida
    May 2, 2012 at 1:49 pm

    Adorei! Apesar de não ter muito em comum com a série, isso é bom. Sempre assim, as séries tomam um caminho diferente, acho que seja para não prejudicar o livro e seu conteúdo. Adoro essa história de apocalipse de zumbis, e é fascinante que as cenas sejam muuuuuuuito detalhadas. Curiosíssima para ver as HQs. Resenha perfeita, e conteúdo mais que aprovado! =*

  • Reply
    Prestogaudio
    May 2, 2012 at 1:49 pm

    acompanho as revistas pelos encadernados americanos faz tempo e só posso falar que é muito bom… o governador foi um dos personagens mais interessantes feitos nesse universo, ainda vou comprar esse livro pra saber um pouco mais da trajetória do vilão…

  • Reply
    Celso Ricardo Freitas Cavalcanti
    May 2, 2012 at 2:34 pm

    Assisto e gosto do seriado. A expectativa é saber se o livro guarda relação com a série, este é o ponto. Quem é melhor o seriado da TV ou o livro? Gostei, mais uma vez, da sua resenha. Espero ganhar o sorteio.

  • Reply
    Dryh
    May 2, 2012 at 5:29 pm

    Noossa….Adorei a resenha desse livro!!!
    Venho torcendo para que um dia aconteça todo esse negócio de zumbis,…
    adorei a capa!!!
    ainda não vi nenhum episódio do seriado, mas já ouvi e li dizerem que é muuito bom, minha irmã assiste e adora!
    me interessei muuito por esse livro!!!
    bjos

  • Reply
    Andreza
    May 3, 2012 at 6:57 pm

    Foi esse que deu origem a série, né? Sou muito a fim de ler, parece ser bem melhor que a série, sem contar que adoro obras relacionadas ao Apocalipse Zumbi. /love

  • Reply
    Talita
    May 4, 2012 at 2:56 am

    Ainda não vi a série nem li os quadrinhos, apesar de minha enorme curiosidade, mas amei saber da existência do livro. Só que antes de ler, acho que tenho q ao menos ver a série antes, pra não entrar de gaiato na história. Mas acho que vou adorar /grin

  • Reply
    Danielle
    May 6, 2012 at 12:36 am

    Faz tempo que quero ler ele,adoro a série de Tv,se for tão bom quanto vou adorar ^^

  • Reply
    Igor
    May 6, 2012 at 11:48 pm

    Esse é um dos livros que mais quero ler !
    Gosto muito da série

  • Reply
    Gabi
    May 8, 2012 at 12:33 pm

    Thanny tadinha de você! Eu só peguei livros bons (ou não ruins) esse ano. Mas também depende da pessoa, né? (Não me bate por gostar de A Maldição do Tigre!)

    Como também fiz biologia, esse tipo de coisa não me afeta tanto. Eu estou num compro/não compro só com esse livro, pois também não é algo que eu faça taaanta questão. mas depois da sua resenha até que eu animei um pouquinho. Sou viciada em distópicos ?

    Beijitos
    Gabi recently posted..Amigas da Ioga – Rain MitchellMy Profile

    • Reply
      Gabi
      May 8, 2012 at 12:34 pm

      Thanny, meus coraçõezinhos não aparecem no seu blog. Búuhuuu! <3

  • Reply
    Rennan Victor
    May 8, 2012 at 9:16 pm

    Gosto muito desse tipo de livro’
    To loko pra ler ele’
    Sua resenha ficou muito boa tambem, parabens’

  • Reply
    Renata Lima
    May 11, 2012 at 11:51 am

    Sinceramente? Sempre imaginei que livros são bem melhores de séries e filmes, mas acho que este livro empata com o seriado. Nunca li as HD, mas venho só lendo resenhas positivas e, confesso que sou super fã de TWD. Enfim, quero muito ler o livro.

  • Reply
    Ariana Alves
    May 18, 2012 at 5:13 pm

    Adoro qualquer coisa que envolva Zumbis, morte, sangue, vísceras aparecendo gritos, e etc uhuuu /gosh

    Acho que encontrei um prato cheio nesse livro!

    A segunda temporada da série deixou a desejar em mtos aspectos (eu abandonei pq ficou mais como um drama q de vez em qdo aparecia um zumbi só p quebrar a rotina ¬¬) mas ainda assim quero mto ler o livro.

    Bjus

    Nâna

  • Reply
    Marília Gomes
    May 18, 2012 at 6:49 pm

    Amo TWD *-* Zumbis é muito massa , quero muito ler esse livro se for tão bom quanto o seriado vou amar ! Gostei da resenha :*

  • Reply
    Brenda Dias
    May 20, 2012 at 4:25 am

    Cara, todo nerd meio que sonha com o dia em que acontecerá um apocalipse zumbi! /grin Eu acompanho o seriado de TV e acho muito legal! /love Olha, recomendo o seriado e tambem este livro pra quem ainda nao sabe o que fazer quando acontecer um apocalipse zumbi! EHUEHUE Otima resenha, quero MUITO este livro!!!!

  • Reply
    Letícia Pacheco
    May 21, 2012 at 3:43 pm

    Nossa quero muito ler esse livro!
    Adoro a série de TV e dizem que esse livro é bem melhor então só pode significar perfeição!

  • Reply
    Miyuki
    May 25, 2012 at 1:48 am

    Sou fanática pela série The Walking Dead e atualmente estou lendo a HQ. Apesar de fã de TWD, não tenho certeza se compraria esse livro pelo simples fato de que a história contada é a do Governador, um personagem que eu odeio muito por causa da HQ. A minha única curiosidade é o que aconteceu com a filha do cara.

    Com certeza vou ler se por acaso uma alma bondosa me der o livro, mas não está na minha lista de prioridades /smile

  • Reply
    Mateus Dantas
    May 28, 2012 at 5:04 pm

    gosto demais de the walking dead e sou fascinado com zumbis /grin que esse livro

  • Reply
    Fátima Menezes
    May 29, 2012 at 12:46 pm

    Distopia, violência e sangue? Opa, vou ficar por aqui, haha. E nunca li nada sobre zumbis. Preciso preencher essa lacuna literária. Não penso numa forma melhor do que o livro de uma das séries que mais está fazendo sucesso no momento – e que, por sinal, ainda não assisti.
    Fátima Menezes recently posted..Lançamentos #5: HarlequinMy Profile

  • Reply
    Maíra K.
    May 29, 2012 at 12:52 pm

    Assisti alguns episódios da TWD mas assisti todos os filmes de Resident Evil, hehehhe ^^

    É um bom tema e não tãooo explorado, não acha? rs
    Maíra K. recently posted..DesmascaradoMy Profile

  • Reply
    Karen Alvares
    May 29, 2012 at 9:59 pm

    Bem, eu adoro a série, adoro zumbis e violência (fictícia! haha). Então acho que vou gostar do livro. Bom saber que quem não é tão fã assim da série consegue curtir. ;)
    Realmente, eu queria morar nos EUA essas horas… publicação lá é TÃO mais fácil. Aí entram umas coisas importadas e você fica pensando porque as editoras dão chance para x se há milhares de coisas melhores AQUI?! Enfim, isso dá pano para a manga.
    Karen Alvares recently posted..Concursos CulturaisMy Profile

  • Reply
    Gabriela
    May 30, 2012 at 2:07 am

    Nunca ouvi falar sobre algo parecido!
    Nunca li algo parecido!
    Mas estou curiosa, quatro estrelas não são pra qualquer um né?
    Ele fala sobre distopia, que é um assunto que eu curtu, então…
    Pretendo ler!
    Bjokas

  • Reply
    Ricardo Pereira
    May 30, 2012 at 4:48 pm

    Para os fãs da série e mais ainda para os dos quadrinhos…
    Sem spoilers, o livro é fraco. Ele não é de todo ruim, e posso dizer que tem pontos altos, mas é um tanto aguado. É um tanto puxado ao tatibitati narrativo, ao piegas e ao forçado. No livro todo, o governador é tratado como o “psicopata em desenvolvimento” sendo cada fibra de seu ser tendendo a isso… A Penny é tratada feito um bebê, muito subestimada… Eles não tentam compreender o que está acontecendo ou como as pessoas viraram isso, apenas sabem que tem que acertar a cabeça, e pronto.

    Mas estamos falando de expectativas, e esta expectativa de saber sobre o maior vilão da série, e chegar logo ao final livro vai anestesiando para os momentos toscos ou ridículos. Nos momentos bons, temos uma ótima experiência narrativa.E o final dá uma reviravolta muito interessante, coisa que já vale o livro todo, algo realmente inusitado, e ao mesmo tempo te dá a sensação “por que eu não pensei nisso antes?” ou “agora que isso aconteceu, a coisa vai pegar fogo!” mas não pega, é a ASCENSÃO do governador, e não o governo em si, que será escrito no próximo da série, presumo.

    O livro vale? Sim para os que acompanharam a série de TV, para ficar por dentro… Apesar do aviso de que é uma “releitura” do governador, pode não ser uma visão oficial. E é quase obrigatório para quem leu as revistas todas da franquia.

    Então, livro regular mas cimentado numa expectativa muito grande de terminá-lo, mesmo que sua qualidade não seja das melhores.
    Ricardo Pereira recently posted..Fábrica de VerdadesMy Profile

  • Reply
    anderson
    June 24, 2012 at 2:32 am

    Vale lembrar, que o livro e muito bom e esta apenas n comeco ,apenas o primeiro livro e conta a “origem do governador”! o final surpreende muito pq vc jamais espera esse desfecho todo e tal revelacao que nao que nao me cabe contar.

    • Reply
      Byzinha
      June 25, 2012 at 2:17 am

      Sério que você achou surpreendente? Eu achei bem previsível, só queria saber como ele ia chegar lá. hm/

    Leave a Reply

    CommentLuv badge