Literatura

The Girl of Fire and Thorns (The Fire and Thorns Trilogy #1), Rae Carson

Por Byzinha

Destiny is too fluid a thing to ensure with a mere stone.

Essa, talvez, possa ser a resenha mais polêmica que já postamos aqui, mas vamos nessa. Espero que você leia com uma mente aberta.

Elisa é uma garota de 16 anos, uma princesa gorda e de pele mais escura do que deveria ter, cujo o casamento arranjado era um tratado político entre o pai e o rei da cidade mais poderosa do país, Alejandro. Alejandro teria o apoio das tropas de Orovalle – cidade governada pela família da princesa – e, em troca, deveria manter Elisa em segurança.

Mas por que Elisa precisava de proteção? Ela é uma pessoa única e importante para todos aqueles que possuem fé: no dia de seu batismo, quando recebeu seu nome – Lucero-Elisa – Deus a abençoou colocando nela sua preciosa pedra, que lhe marcou como uma usada dEle. Apenas uma pessoa por século recebia essa benção, e sua missão era cumprir o que Deus tinha planejado para eles.

Quando viaja com o marido para a cidade que agora ajudaria a governar, chamada Joya D’Arena, Elisa já começa a passar por provações: eles são atacados por um povo estranho chamado Perditos, que são aliados do principal inimigo do reino, os Inviernos, e uma de suas criadas é morta; como se isso não fosse o suficiente, Elisa descobre que precisa guardar secreto tanto de seu casamento com Alejandro, quanto sobre a pedra que carrega em sua barriga.

Tudo vira de cabeça para baixo quando a criada de outra princesa, Cosmé, descobre que Elisa é a portadora da Godstone, causando uma virada na vida da princesa de Orovalle. A partir de então, Elisa embarca numa jornada de autoconhecimento, violência e fé, que muda sua vida para sempre.

God’s will. How many times have I heard someone declare their understanding of this thing I find so indefinable?

The Girl of Fire and Thorns (A Garota de Fogo e Espinhos em tradução livre) chamou minha atenção pela primeira vez quando Veronica Roth, autora da série Divergente, deixou uma review 5 estrelas no GoodReads. O nome do livro já é maravilhoso, não? Chama a atenção. Mas como eu costumo fazer, não prestei muita atenção no resumo (eles me entediam; deve ser por isso que não sou boa em escrevê-los) e já taquei o livro na lista de “to-read”.

Enrolei bastante, até que pouco tempo atrás resolvi tacar o isbn do paperback dele no site da Livraria Cultura e apareceu assim “1 dia útil”. Quase gritei. Aquilo significava que tinha um exemplar em São Paulo e eu poderia pegar no dia seguinte! Ele e Graceling vieram para a minha estante rapidinho – e finalmente.

Por causa da minha ineficiência em ler resumos apropriadamente, me surpreendi com a quantidade de religião colocada na história, e é nesse momento que preciso que você mantenha a mente aberta. Lá vai.

Portar a Godstone era como se Elisa fosse batizada com o Espirito Santo. Ela possuía uma conexão direta com Deus e, mesmo que boa parte dos milagres que ele fez relacionados aos outros portadores antes dela fosse um conhecimento que mantinham escondido da garota até que ela chegasse `à Joya, ela sempre soube os princípios básicos da fé: confie nEle, ore suas dúvidas e o mais Ele fará.

Has not God chosen those who are pained in this world to inherit his paradise? For it is through suffering we understand our need for his righteous right hand. Indeed, our spiritual needs outweigh our physical ones. Blessed be the name of God.

Mais do que ser uma fantasia muito interessante, com um mundo que a gente não realmente entende a princípio, Fire and Thorns é uma história sobre fé em Deus e uma crítica ao fanatismo religioso. Nós temos essa protagonista gorda, de baixa auto-estima e mal relacionamento com a comida, que possui um dom divino e não sabe o que fazer com ele, muito menos porque o possui, mas que cresce, conhece o mundo e começa a entendê-lo – mesmo que não completamente, mas começar já é um bom passo -, assim como ela aprende a gostar de si e acreditar em si mesma.

Elisa encara muita gente, como o segundo quote diz, que acha saber exatamente o que Deus quer e que vem abrindo caminho com derramamento de sangue por anos e anos. Elisa está certa quando afirma que os planos de Deus não são os planos dos homens e nós nunca vamos saber exatamente o que ele planejou para nós. Assim como muitos portadores da Godstone através dos séculos, talvez nós nem cheguemos a ver o resultado do que Deus fez através de nós.

Quando eu terminei de ler o livro (demorou bastante, porque eu to lerda com as minhas leituras), não soube exatamente como me sentia. Eu não tinha desgostado, nem tinha achado a melhor coisa que já li. Só depois entendi do que o livro se tratava e do tamanho da crítica que ele trazia. Achei super interessante. Mesmo narrado no presente, Elisa é uma personagem relacionável por quem você vai torcer.

Rae falou em seu site que a série Fire and Thorns será trazida pro Brasil, o que indica que já foi comprada, mas não sei por qual editora. Vamos ficar de olho, porque esse é um livro que merece ser lido.

Honor from death,” I snap, “is a myth. Invented by the war torn to make sense of the horrific. If we die, it will be so that others may live. Truly honorable death, the only honorable death, is one that enables life.

Informações

 

Título: The Girl of Fire and Thorns (Fire and Thorns #1)
Autor: Rae Carson
Número de Páginas: 424
Edição: 1ª – 2011
Editora: Greenwillow
Preço: $9,99 (paperback)
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Emanuella Casado
    06/11/2012 at 11:51 am

    mais uma série para tirar dinheiro da gente. rsrs
    só o primeiro gif valeu a leitura. !
    adorei a resenha
    bjs /blink

    http://www.amodernpinup.com
    Emanuella Casado recently posted..Elenco de "Revenge" faz ensaio para Terry ShieldsMy Profile

  • Reply
    thanny
    07/11/2012 at 12:51 pm

    achei MUITO interessante, qual será a editora que vai lançar? ele tem a cara da rocco rs

  • Reply
    Sam
    08/11/2012 at 1:53 am

    Eu assisto as paradas alternativas e você lê esses livros meio hipsters e diferentes, ADORO HEHE curti a trama, na verdade, parece ter meio que um efeito John Green te fazendo pensar em coisas que você não pensaria em pensar antes. E tá até baratinho, hein? Que glória. E sua resenha tá muito ótima, btw, mas você já sabe disso.

  • Reply
    Desejados do mês: Livros! - Who's thanny?
    13/04/2015 at 9:57 am

    […] The Crown of Embers, Rae Carson (Byzinha) Já falei do livro 1 por aqui. É uma série corajosa que merece ser lida. Não lembro se será lançada no Brasil pela Novo […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge