Literatura

The Friday Society, Adrienne Kress

You boys think you’re all so clever, and that you are the only ones with intelligent thoughts to articulate. That we girls just sit and listen and take it all in, and otherwise marvel at how pretty a flower can look in the morning sun. You think this because we don’t say anything. But we don’t say anything because no one listens. No one lets us speak, and, if we do, our voices are silenced by an affectionate pat on the head. We have opinions. We can problem-solve. There’s much more to us than you think.

Não é lindo quando você pega um livro por impulso e ele acaba sendo bem legal?

Cora, Nellie e Michiko não sabem, mas têm muito em comum. As três possuem habilidades incríveis, não têm medo de se defender e são assistentes de homens notáveis; Cora de um membro do parlamento, Nellie de um mágico famoso e Michiko de um desprezível guru de artes marciais. Pois as vidas das moças se entrelaçam devido a um assassinato em um evento de gala, e elas precisam unir forças para descobrir quem está por trás de crimes cujos alvos são cientistas, em um padrão estranho que pretendem desvendar.

thefridaysociety

Meu único contato com steampunk antes de Friday Society foi com Herdeiros de Chaotia, e o estilo me agradou bastante – tanto que acabou sendo o que me fez ler o livro de Adrienne Kress. E não me arrependi. Com uma escrita por vezes irreverente, somos levados à Londres de 1900 e vivemos uma aventura com três jovens super chutadoras de bundas.

E as moças são umas lindas, porque ser badass não basta (mentira, basta sim). Cora é super inteligente e age como cérebro do grupo, mas prefere esconder seu passado. Já Nellie, adorável como só, sabe bem o poder que possue e não hesita em usar sua beleza para conseguir o que quer. Michiko, por sua vez, é séria e busca honrar os dizeres samurai, mesmo que não seja realmente uma. A interação entre elas é super legal apesar de suas diferenças (e da dificuldade que Michiko tem de entender inglês), e não tem como não amar essas meninas. Seus “mestres” também merecem citação, principalmente Lord White e O Grande Raheem, e o carinho de suas pupilas por eles é pura fofura. O melhor de tudo? As moças não são apaixonadas por seus chefes. Ouvi um amém?

A samurai strove for perfection, in every move, in every fight, in every thought. And here in her hands was perfection. It would serve as a constant reminder of her life’s goal.

Perfection in all things. And until that was reached, you could not stop. You would not stop.

Diferente de outras histórias steampunk, que se utilizam da linguagem complicada da época, Adrienne prefere uma narrativa atual, que pode tanto irritar quanto ser uma dádiva. É bom pra quem não é tão mestre no inglês pois os cenários e falas são de fácil compreensão, mas o uso de palavras como “hot” e “crush” acabam forçando a barra. Além disso, a trama, apesar de interessante, inclui momentos meio parados demais e um desfecho um pouco besta, sem falar nas motivações do vilão, que são um horror. No entanto, a autora faz um bom trabalho para o leitor que busca uma distração. E tem algo melhor para se entreter do que passar um tempo com personagens badass?

The Friday Society é uma leitura divertida cheia de girl power e jovens mulheres que falam por si mesmas enquanto descem o cacete nos caras maus. Recomendo pra quem curte ou quer conhecer o gênero steampunk e pros fofos que andam sofrendo de ressaca literária. E essa capa é bem daora, vamos combinar.

“Holy shit.”

“That ain’t a ladylike thing to say,” said Mr. Staunch.

Cora produced her pistol and aimed it at him. “I’m no lady.”

informações

 

Título: The Friday Society
Autor: Adrienne Kress
Editora: Dial
Nº de Páginas: 448
Edição: 1ª – 2012
Preço: US$13.42 (hardcover)
Classificação: ★★★½☆

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Thayná
    03/12/2013 at 12:23 pm

    YOU GOT ME AT “I’M NO LADY”

  • Reply
    Byzinha
    03/12/2013 at 4:33 pm

    BRB, enxugando as lágrimas com a menção a Herdeiros de Chaotia <3
    AMEI o primeiro quote, me deixou no interesse.

  • Reply
    Francielli
    05/12/2013 at 2:53 pm

    Preciso desse livro /cute

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge