Literatura

Ten Thousand Saints, Eleanor Henderson

Na primeira aula de Produção e Leitura a professora disse “faça um resumo do que você quiser” e eu: “must not……………. talk………. about TTS……….”. Daí eu fui lá e resumi Ten Thousand Saints.

O livro de Eleanor Henderson lançado em 2011 começa contando a história de Jude e Teddy, dois amigos na véspera de ano novo em 1987. É o 16o aniversário de Jude, eles não têm dinheiro e precisam muito comprar droga. Maconha para ser mais específico. Enquanto não conseguem, vão chapando de tudo que conseguem encontrar, até irem buscar Eliza, enteada do pai de Jude que passará algumas horas com eles.

Eles têm em vista uma festa na qual não foram convidados, na casa de um cara que não vai nem um pouquinho com a cara dos dois, e é direto para lá que se encaminham. Assim que chegam, o tumulto de pessoas separa os três e Jude e Teddy precisam encontrar Eliza para ir embora o quanto antes.

Separados, Jude encontra Hippie, o traficante de maconha da escola e tenta convencê-lo a vender um pouco da droga fiado, enquanto Teddy, no segundo andar, encontra Eliza com um copo de cerveja na mão e cocaína escondida no estojo de maquiagem.

A pequena turbulência causada por Jude no andar de baixo dita a sequência seguinte de acontecimentos. Enquanto ele leva uma surra nas portas da frente, Teddy e Eliza estão trancados em um banheiro ~~~se conhecendo melhor~~.

He, Teddy and Eliza entered the room just as someone was snapping a picture: they would be forever captured in a photo they didn’t belong in, blinking against the flash.

Não seria nada de mais se, horas depois, quando Eliza já estivesse de volta à Nova York, Teddy não morresse de overdose. Jude, que quase morreu também, entra num profundo luto e na esperança de fazê-lo melhorar, seus pais concordam que o melhor seria ele se mudar com o pai para NYC por um tempo.

É quando chega em Nova York e encontra Johnny – irmão mais velho de Teddy – e Eliza – grávida – que a vida de Jude muda para valer. Apresentado ao mundo punk straight edge, sóbrio e embalado no rock ‘n roll, a história dos personagens se desenvolve numa jornada de autoconhecimento e superação da dor.

Ta bom que o final desse parágrafo ficou bem careta, mas né, tudo verdade. E olha, esses são os dois ou três primeiros capítulos de um livro surpreendentemente bom!

Eu já contei porque comecei a ler, certo? Por causa da Hailee e do Asa no filme. E não me arrependi nem um bocadinho.

She’s too drunk to remember all the words, but it doesn’t matter – he already knows them. It’s his song, the one he was named for, and she’s sung it since he was a baby. He knows all about carrying the world on your shoulders, all about letting her into your heart, all about making the sad song better.

Com referências à cultura pop do final dos anos 80, muito rock e com o plano de fundo underground e a propagação da AIDS, TTS pode ser um daqueles livros que você não tem muita certeza do que se trata até chegar no final. Entretanto, isso não significa que o livro seja maçante ou desinteressante.

Talvez seja meu hábito de ler livros porque sim, mas tenho me deparado com gratas surpresas. Mal posso esperar para ver o resultado do filme (que até já deve ter terminado de ser gravado e tem previsão de estréia para 2015), porque Hailee Steinfeld até parece com Eliza, mas Asa só tem em comum com Jude os olhos azuis e ambos têm personagens tão diferentes do que nós os vimos fazer que olha, pode dar muito certo ou muito errado.

Espero que dê muito certo, viu?

informações

Título: Ten Thousand Saints
Autor: Eleanor Henderson
Número de Páginas: 388
Edição: 1ª – 2011
ISBN: 9780062021021
Editora: Ecco
Preço: $19,81 (hardcover)
Classificação: ★★★★½

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Victória Santana
    April 9, 2014 at 6:48 am

    Não conhecia esse livro ainda e esse resumo me deixou apaixonada, sou fascinada por um bom drama e pelo lado “underground” da cultura jovem dos anos 80, tem muita música e boa e atitudes perigosas que, apesar de prejudiciais, nos leva a sentir um pouco de rebeldia. O livro entrou pra minha lista de leitura e vou esperar ansiosa pelo filme (amo a Hailee).

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo Melhores de 2014
    December 29, 2014 at 7:43 pm

    […] das adaptações mais aguardadas para 2015, a história de Jude e sua jornada entre drogas, perdas e rock ‘n roll é tão importante, interessante e atraente que você […]

  • Reply
    Evento semestral da Companhia das Letras
    April 1, 2016 at 4:00 pm

    […] um thriller situado nos anos 70, dentro do início do movimento punk (quem nos acompanha sabe que esse cenário nos interessa). Ele vai ter 1024 páginas (!!!), é cheio de informações extras, como algo que você veria nos […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge