Cinema

Straight Outta Compton (2015)

Você já assistiu um filme e foi tipo, “carACA!!!!!”? É essa a sensação que se tem com Straight Outta Compton.

straight outta compton

Eu vou confessar uma coisa antes de mais nada: eu assisti Friday e sou completamente apaixonada por 21 Jump Street (e sua sequência); eu ouvi I Need a Doctor muitas, muitas vezes, da mesma forma que até hoje danço In da Club como se fosse 2003. Eu sei que era difícil comparar as influências do rap quando se falava de Dre e Cube, mas eu não conhecia a história do começo desses caras, eu não costumo ouvir o rap dos anos 80, nem quando existe LL Cool J em nossas vidas.

Ainda bem que esse filme foi lançado. Ele é um holofote para todos aqueles que querem entender um pouquinho melhor porque o rap é o que é, como ele alcançou o status de arte hoje em dia, pra caras como Fetty Wap poderem trazer seus Trap Queen para a massa sem serem jogados para uma outra categoria qualquer da música.

Antes de mais nada, o “gangsta rap” teve que acontecer. E ele não veio pelo Run DMC, e sim pelas letras afiadas de O’Shea Jackson, a sabedoria musical de Andre Romelle Young e a atitude ousada de Eric Lynn Wright em seu grupo N.W.A. Ou vai dizer que você nunca ouviu isso aqui:

??????

É claro que ouviu. É um HINO. E esse hino só existe porque o N.W.A., em Compton e até nas áreas mais “neutras” de Los Angeles teve que passar por cada uma, que eu vou te contar uma coisa. Era 1986, quando essas coisas aconteciam. Trinta anos se passaram. E essas coisas continuam acontecendo – em Compton, no Brooklyn, no morro.

Mas não é sobre isso que viemos conversar (existe muito tempo para se falar de racismo nesse site). Se você reparou bem, o video acima é uma das cenas do filme, uma cena clássica na memória dos fãs desses caras. E você reparou o quão perturbadoramente parecidos com as pessoas de verdade esses atores são? Olhou de pertinho? Pois é, é ASSUSTADOR. Algumas coisas são compreensíveis, O’Shea Jackson Jr., que interpreta Ice Cube, é FILHO do Ice Cube. O intérprete de Eazy-E (Jason Mitchell) também é tão parecido com o finado rapper que chega a dar tilt na cabeça um pouco. E até nos cameos de Tupac (Marcc Rose) e Snoop Dogg (Keith Stanfield) os atores estão personificados até o osso (na moral, quando Marcc apareceu, eu dei um berro, ele é iGUAL).

Straight Outta Compton

Olha isso, gente, OLHA ISSO. | DJ Yella, Neil Brown Jr., Ice Cube, O’Shea Jackson Jr., Jason Mitchell, MC Ren, Aldis Hodge, Dr. Dre e Corey Hawkins

Straight Outta Compton é a história de como os Niggas With Attitude fizeram suas vozes serem ouvidas nas ruas de Los Angeles, nos Estados Unidos e embora, não haja a extensão da influência deles pelo mundo, isso fica subentendido. Nós temos a chance de testemunhar a criação, ascensão, queda e renascimento desse grupo de amigos movidos pela violência, música e dinheiro, essa gente brilhante – extremamente brilhante – que foi enganada no quesito mais básico do negócio, mas encontrou balanço outra vez. E não se engane, as performances são tão brilhantes quanto e a trilha sonora é sensacional.

Quer dizer, não dava pra esperar outra coisas.

Depois de assistir SOC, a única coisa que se consegue pensar é: por que mesmo que esse filme só teve uma indicação aos Oscar?

ficha técnica

Título original: Straight Outta Compton
Direção: F. Gary Gray
Elenco: O’Shea Jackson Jr., Corey Hawkins, Jason Mitchell, Neil Brown Jr., Aldis Hodge, Marlon Yates Jr., Paul Giamatti
Roteiro: Jonathan Herman e Andrea Berloff
Trilha sonora: Joseph Trapanese
Duração: 2h27min
País: EUA
Gênero: biografia musical
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge