Cinema

Sombras da Noite (2012)

Decepção. Esta palavra é o que define o novo filme dirigido por Tim Burton, Sombras da Noite. E citando a Byzinha: “Dark Shadows é um filme que a gente já viu, mas com o nome ‘O Estranho Mundo da Noiva Cadáver de Jack no País das Maravilhas.’”.

No filme, Johnny Depp interpreta Barnabás Collins, um playboy inglês que imigrou para os Estados Unidos com sua família no século 18 para começar uma nova vida e cometeu um grande erro, partiu o coração de Angelique Bouchard (Eva Green), uma bruxa que, por vingança, o transforma em vampiro e o enterra vivo. Dois séculos depois, em 1972, ele é acidentalmente libertado de seu túmulo e vai encontrar um mundo completamente diferente do que está habituado.

A família Collins, reduzida a poucos membros, está falindo e ele irá ajudar a reerguer o império pesqueiro na cidade de Collinsport, Maine. Mas ele não esperava encontrar com Angelique novamente, que além de ser sua concorrente, ainda torce para que ele se apaixone por ela.

Se você viu o trailer deve ter achado tudo no mínimo engraçado. E era isso que eu esperava do filme, algo inteligente e divertido, além de visualmente lindo como as outras produções do Burton. Pois bem, eu deveria ter ficado apenas no trailer (x), já que ele entrega as melhores cenas. Mas não me interprete mal, a fotografia, a trilha sonora repleta de rock e o figurino são elementos que fazem com que Sombras da Noite seja interessante.

“The ugliest woman i’ve ever seen.”

Outro ponto que deve ser comentado é o elenco de peso: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Michelle Pfeiffer, Eva Green e Chloe Moretz. Que infelizmente não tiveram personagens a sua altura. O roteiro não deu uma profundidade adequada a eles, e a Victoria Winters (Bella Heathcote) foi um dos poucos com uma história interessante para contar. Para os fãs da série britânica Skins, a adorável Hannah Murray faz uma pontinha interpretando uma hippie.

O filme que é uma verdadeira mistura de comédia, terror e romance consegue arrancar algumas risadas do telespectador, mas na maior parte do tempo é parado. Eu quase dormi assistindo e não fui a única. A história começa bem, com aquelas frases de lição de moral lindinhas que me fizeram lembrar de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, e como já citei a Byzinha lá em cima, você irá se lembrar de todos os filmes do Burton. E provavelmente a única novidade que irá encontrar é que esse é o longa mais fraco do currículo do diretor.

Para quem não sabe, Sombras da Noite é uma adaptação de uma série homônima muito famosa que foi exibida pela ABC entre 1966 e 1971 nos Estados Unidos, da qual, dizem que, Depp era muito fã. O que faz a gente se perguntar se vale a pena mexer numa coisa bem feita do passado. Uma coisa que chamou minha atenção no filme e me fez pensar na série, foi a maquiagem do Barnabás e dos outros vampiros que é muito trash. Seria uma homenagem? Como podem ver na imagem abaixo, não há nada de exagerado na maquiagem dos personagens e mesmo sendo essa uma característica do Burton, não achei o resultado legal.

O final do filme nos desperta do sono com um pouco de ação e certa coisa que irá te fazer falar “WTF, COMO ASSIM?”. É uma coisa sem pé nem cabeça que poderia ter sido explorada durante o filme, mas resolveram jogar assim, sem explicação. O romance, a la Twilight também não emociona. Sombras da Noite tinha tudo para ser um ótimo filme, mas não passou de bom.

Ficha Técnica

Diretor: Tim Burton
Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Michelle Pfeiffer, Chloë Grace Moretz, Eva Green, Jonny Lee Miller, Gulliver McGrath, Jackie Earle Haley, Bella Heathcote, Christopher Lee
Produção: Christi Dembrowski, Johnny Depp, David Kennedy, Graham King, Richard D. Zanuck
Roteiro: Seth Grahame-Smith
Fotografia: Bruno Delbonnel
Trilha Sonora: Danny Elfman
Duração: 113 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Terror, Comédia
Classificação: ★★½☆☆

 

 

 

You Might Also Like

9 Comments

  • Reply
    Paty
    02/07/2012 at 3:19 pm

    Boa resenha. Eu estava pensando em assistir mas algo sempre me prendia. Eu assisti a quase todos os filmes do Tim Burton e mesmo nos trailers eu tinha a sensação de que era algo batido. Vc confirmou essa sensação. =)
    Paty recently posted..Resenha – FeiosMy Profile

  • Reply
    Ana Beatriz
    02/07/2012 at 3:58 pm

    Eu gosto muito das críticas do Who’s Thanny, até por que a equipe do site é bem informada sobre o assunto e realmente sabe do que está falando! O filme saiu da minha lista para ver, eu estava curiosa, já que era uma junção de Depp e Burton juntos novamente e o resultado parecia ser bom. Porém, não emocionou, né? Li outras reviews e a opinião era semelhante.
    Um beijo!
    Ana Beatriz recently posted..Unhas de pelúcia.My Profile

  • Reply
    Mareska
    02/07/2012 at 4:40 pm

    Todo mundo falando isso dele, e eu ainda animada pra assistir… tenho medo D:
    Mareska recently posted..Resenha A MALDIÇÃO DA PEDRA (Cornelia Funke)My Profile

  • Reply
    Byzinha
    02/07/2012 at 6:12 pm

    Eu daria 3 estrelas (meia estrelinha a mais). Não foi tão engraçado quanto eu esperava e a história não é tão interessante assim, mas foi um entretenimento. Levei minha mãe pra assistir comigo e ela gostou, mas eu acho que foi porque ela sempre tem medo das minhas escolhas porque eu sou esquisita, daí ela se surpreendeu, sl.
    Acho que eu tava de boa desde Alice, que foi tipo o auge, 4,5 estrelas de cinco, e nem os trailers de Dark Shadows me animavam muito. hm/ Não sei, pra mim foi okay, sem ser espetacular.

    Mas ainda foi melhor que Snow White.

    • Reply
      thanny
      03/07/2012 at 10:56 am

      O problema foi que eu criei muitas expectativas, se acontecer o mesmo com o Homem Aranha eu morro!

  • Reply
    Amy
    03/07/2012 at 5:44 am

    É uma pena e tudo leva a crer a redenção de Tim :(
    aos estúdios… péssimo :(
    beijos
    Amy – Macchiato

  • Reply
    Letícia Santos
    03/07/2012 at 2:04 pm

    Também achei o filme bem fraco. De alguma forma eu acabei “gostando” porque é bem bizarro, sem sentido e tal, mas aí a gente pensa “é Tim Burton” e aí deixa pra lá. E aquele WTF? no final é tipo muuuuuito WTF? mesmo, e olha que eu já tinha sacado a parada! (não me pergunte como, eu apenas adivinhei) Só que eu achei que iam explorar o fato né, até já tinha esquecido disso no final, e aí do nada “é isso aí mesmo e não vamos fazer disso um bicho de sete cabeças”. Tipo, oi?
    Letícia Santos recently posted..Lançamentos da Novo ConceitoMy Profile

  • Reply
    Anderson Vidal
    03/07/2012 at 3:46 pm

    Eu assisti o filme no sábado de estreia, e adorei. Não sei se é porque eu estava com muita expectativa com este filmes, mas eu achei ele muito legal. Realmente o filme deveria ter sido mais sombrio que coloridao, porém é de Burton, acho que estas maquiagens, roupas e cores são características dele e ele nunca deixa isso de lado.
    Ótima resenha, adoro ler resenhas com opiniões contrárias à minha!

    Beijos, Anderson
    Hooked for Books
    Anderson Vidal recently posted..Around the World: Espanha #03My Profile

  • Reply
    Gabi
    03/07/2012 at 4:21 pm

    Não é a primeira pessoa que escuto dizendo que o filme não ficou assim tão bom. Eu estava super curiosa, doida pra ver o filme e já fiquei desanimada. Realmente o elenco é de peso, uma decepção. ;/
    E nem me fale de finais WTF?, eu fico umas boas horas com cara de pokerface sempre que assisto/leio coisas desse tipo. Detesto.

    Uma pena, estava mesmo com muita vontade de assistir, mas agora…

    Beijitos
    Gabi recently posted..Recapitulando JunhoMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge