Literatura

Sobre Meninos e Lobos, Dennis Lehane

Depois de sumir a folha em que escrevi essa resenha, lutar contra a internet mimizenta por uma manhã inteira, aqui estou eu apresentando a vocês um livro maravilhoso: Sobre Meninos e Lobos, do autor genial Dennis Lehane. Só pra avisar, vou acabar comentando sobre o filme também, tal tão perfeito quanto o livro e dirigido por Clint Eastwood.

113519_Papel-de-Parede-Sobre-Meninos-e-Lobos-Mystic-River_1280x1024

 

Ambientada em dois bairros de Boston, um mais pobre e outro mais abastado, a história de Mystic River começa quando três crianças brincam inocentemente na rua: Dave, Jimmy e Sean são amigos de infância, cada um com sua marcante personalidade. Tudo muda quando Dave é raptado, na frente dos amigos, e não é dito, mas fica implícito que passou quatro dias sendo molestado sexualmente. Este acontecimento acaba influenciando a vida de todos os três: Sean, se culpando por ter deixado o amigo sofrer tanto, se torna um renomado policial para salvar outras vidas, Jimmy um criminoso que, após ter sua primeira filha, procura acertar-se na vida e Dave, ora, vive com o trauma constantemente explodindo contra sua mente. Ocasionalmente acabam se separando, mas o cruel assassinato da filha mais velha de Jimmy acaba por juntá-los de novo; e num desfecho ainda mais letal.

Pra mim, que já havia visto o filme, a leitura não foi tão prazerosa, porém Lehane não deixa de fazer um ótimo trabalho no livro. Sua narração expõe cada detalhe dos personagens, cada um de uma vez, e é impossível não se apegar a eles, mesmo que seus defeitos estejam sempre ali, gritando muito mais que suas qualidades. Sobre Meninos e Lobos é um livro cruel e que te surpreende, ainda mais se você não tiver assistido ao filme. Sinceramente, dá uma vontade de devorar tudo de uma só vez, por mais que você saiba que, no final, tudo vai acabar de uma forma muito, muito ruim. É sério! Durante todo o livro, suas esperanças se acabam.

“There are threads in our lives. You pull one, and everything else gets affected.”

Como eu disse, não há esperanças e também não há culpados quando tudo se desmancha no final. E não há inocentes, também. Sobre Meninos e Lobos é aquele livro humano que te joga na realidade de uma sociedade que joga tudo pra debaixo do tapete. A violência, os traumas, as palavras não ditas… tudo vira um monstro de sete cabeças nas vidas dos três antigos amigos, Jimmy, Sean e Dave, quem é a chave de toda a história, inclusive durante as investigações do assassinato de Katie, a filha de Jimmy.

Sobre o filme, Clint Eastwood fez um ótimo trabalho. Cada atuação também é monumental, principalmente a de Sean Penn e a de Tim Robbins. Tudo arranca lágrimas, tudo, seja o desfecho de cada história quanto as lembranças dos ataques dos lobos, como Dave chama os pedófilos. Aliás, a tradução do título foi ótima, muito melhor que o em inglês (Mystic River, o nome do rio onde acontece mil coisas importantíssimas para a história). Concluindo, tanto o filme quanto o livro são de estrinchar o coração, principalmente para alguém apegada como eu (ahh, o Vênus em Câncer…)

 

informações

 

Título: Sobre Meninos e Lobos
Autor: Dennis Lehane
Número de Páginas: 488
Edição: 1ª – 2002
Editora: Companhia das Letras
Preço: R$53,00
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Kellen Baesso
    24/07/2013 at 6:50 pm

    Falei com meu marido sobre o filme no fim de semana. Faz muito tempo que vi e lembro que o achei excelente! Mas já não me lembro muita coisa da história, quero rever. Sobre o livro, confesso que não sabia ou não lembrava que existia. Deve ser uma leitura tensa. Um dia gostaria de ler, entra para a fila.
    Gostei muito da resenha.
    Beijos /smile
    Kellen Baesso recently posted..[Favorito] Meu Malvado Favorito 2My Profile

  • Reply
    Hangover at 16
    26/07/2013 at 6:27 pm

    Já ouvi falarem bastante dessa história, e sua resenha me deu mais curiosidade ainda! Assim que puder, verei o filme, que fica mais fácil haha

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/
    Hangover at 16 recently posted..Rapidinhas: Quem é você, Alasca?My Profile

  • Reply
    Jheyscilane
    08/08/2013 at 8:21 pm

    O filme me deixou estarrecida quando assisti pela primeira vez, ele tem uma carga dramática e depressiva muito grande. Não sabia da existência de um livro /omg
    Vou colocar na lista de próximas leituras /blink

    Beijos
    Jheyscilane recently posted..Carimbo: Ser ClaraMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge