Televisão

So… what is a Darcy?

Como eu presumo, a grande maioria de vocês já deve conhecer Orgulho e Preconceito, a maravilhosa obra de Jane Austen e suas tantas adaptações, como a minissérie de 1995, com Colin Firth, e o filme de Joe Wright, um tanto mais recente, que conta com Keira Knightley e Matthew Macfadyen. Ora, para os amantes dessa história, trago hoje uma novidade nem tão novidade assim. Apresento-lhes North & South, meu xodó mais tchutchuco e lindo produzido pela BBC.

Daí você vai dizer “poxa, nunca ouvi falar desse negócio”, mas eu tenho uma coisinha para falar: VOCÊ DEVERIA! Acontece que, assim como Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes, North&South também é um livro de sucesso, tal escrito pela inglesa Elizabeth Gaskell, de 1855. Eu, até hoje, estou procurando o livro pra ler, mas venho aqui, humildemente, recomendar (leia-se exigir) que vocês assistam essa magnífica minissérie de 4 capítulos, cada um com em média 1 hora de pura lindeza, e desejar ter a mesma força de Margaret Hale, se derreter com cada profundo olhar de John Thornton e, assim como a protagonista, apaixonar-se por ele.

“I think God has forgotten this place. I believe I’ve seen hell and it’s white. It’s snow white.”

Agora, a explicar o título… WHAT THE HELL IS A DARCY, I JUST SEE JOHN THORNTON EVERYWHERE!!1!!!onze!!1! Ok, perdoem-me. Sabe o dito popular “os brutos também amam”? Digamos que isso se aplique ao Thornton. O que temos em mão aqui é um irritadiço personagem, batalhador, inteligente, com um triste passado e sentimentos escondidos nas profundezas de sua alma e coração. Ah, e ele é interpretado por Richard Armitage, por quem vocês já devem ter me visto surtando por ai. É um personagem impressionante, cauteloso e de grande complexidade, algo que foi bem mostrado pelo ator que o retratou. É impossível não se apaixonar e, falando por mim mesma, depois de reassistir (pela 838927ª vez) à minissérie, quis simplesmente dar um pé na bunda de Fitzwilliam Darcy e correr para os confortáveis e gentis braços de Thornton. Eu não sei o que me dá, talvez a paixão avassaladora que tenho pelo Armitage, ou talvez a simples atração por gente sem paciência alguma, que acaba tendo de se adaptar às condições apresentadas para viver um grande amor, mas, por favor, pela minha santa Emily Brontë, ALGUÉM ME DÁ O JOHN THORNTON!!!

 
Enfim, saindo do assunto mais que delicioso chamado John Thornton e voltando à série em si… ela é um MUST para qualquer um. Tudo é muito suave e intenso ao mesmo tempo, digamos assim, e, enquanto assistimos, o tempo flui numa velocidade incrível e, quando acaba, ficamos com aquele pensamento “porra, já se passou uma hora???”. Estou um horror para escrever sobre N&S, mas é reflexo do quanto amo esses digníssimos quatro capítulos :3 Ah, e, enquanto assiste, você pode muito bem ver as semelhanças com as obras de Jane Austen, como a força e insubmissão de Margaret Hale, os impasses do romance e a profundidade de cada personagem, mas N&S tem algo que você não vê em muitos romances de época: engajamento social. A série e, obviamente, o livro tratam, como um plano de fundo, o início das revoltas operárias, das greves e do auge de uma Revolução Industrial que levou a burguesia ao poder. Há também a discussão de valores religiosos e da própria psicologia humana, da adaptação que todos nós, mais dia ou menos dia, estaremos sujeitos. É uma obra completa, acredito, e como ainda não li o livro, não sei se foi bem adaptado, porém, amores, BBC!!!

“Look back. Look back at me.”

Ah, e devo também prezar pelo maravilhoso trabalho da Daniela Denby-Ashe. Sua maravilhosa Margaret Hale foi realmente uma inspiração, um espetáculo de atuação em cada olhar e feição. Vale também ressaltar a química que teve com Richard Armitage, que fez do casal dessa trama um dos mais adorados por mim, embora passando por “tapas e beijos” durante o desenrolar da história. Essa minissérie é magnífica, surpreende até àqueles babões de Pride&Prejudice e, repito: what is a Darcy???

You Might Also Like

14 Comments

  • Reply
    Mareska
    08/08/2012 at 1:23 pm

    Onde acha pra baixar? *O*

  • Reply
    ijuny
    08/08/2012 at 2:48 pm

    to vendo aquela downton abbey, apesar de não ser tanto romance, os romances qeu tem são muito fofos, mas os questionamentos apresentados pela série são tudo de bom!
    Tinha visto essa North&South, inclusive até baixei, mas não achei o primeiro episodio muito bom, assim, o suficiente pra assistir até o final, mas agora que vi a review definitivamente vou dar outra chance.
    por sinal, tu sabe onde posso baixar a da BBC de orgulho e preconceito?

    • Reply
      thanny
      08/08/2012 at 2:55 pm

      Downton Abbey é muito amor <3 Tenho que baixar a 2ª temporada logo HAHAHAHA Eu baixei P&P no PirateBay, mas não encontro nenhuma legenda que esteja sincronizada com os episódios :(

  • Reply
    Bruna:)
    08/08/2012 at 11:11 pm

    Tem o livro em Português lançado pela editora Landmark(acho que é assim que escreve), é uma edição bilíngue e tudo. O preço que eu vi é de 45,00 no site da editora e na livraria física, dá uma olhada; por um livro duplo eu acho que vale a pena. Sou louca pra ver a série e ler o livro, A-M-O Orgulho e Preconceito, Jane Eyre e afins, A-M-O esses clássicos ingleses do século XIX! *——*
    /cute

  • Reply
    Jeniffer Haddad
    09/08/2012 at 1:26 pm

    Já li o Morro dos ventos uivantes e Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade está na minha estante mais ainda não li. Puts grila! Você me deu vontade de assistir a série e ler o livro! Sério que o Thornton é assim tão bom? (risos) Vou ver isso agora mesmo! *–*

  • Reply
    Fernanda
    09/08/2012 at 6:25 pm

    AMO AMO AMO O&P, mas não gosto muito das irmãs Brontë (Jane Eyre não gosto, O Morro não li/não vi, até tenho o livro, mas eu meio que já desgosto por antecipação). Estou em um dilema.
    (Mentira. Na verdade acho que vou ver, sim) (Quer dizer, o moço faz esquecer do Sr. Darcy? É possível? Preciso conferir) (Fora que as minisséries da BBC sempre são muito amor)
    Fernanda recently posted..Vocês agora podem me encontrar em:My Profile

  • Reply
    Chel Lima
    10/08/2012 at 2:30 pm

    Obaaa. Você já me fez correr para baixar isto! Parece realmente uma fofura, já estou com vontade de morder este lindo. *—–* Adoro as produções da BBC, assistirei <3
    Chel Lima recently posted..Tantos Fernandos (Coluna da Mare #9)My Profile

  • Reply
    Raíssa
    13/08/2012 at 2:38 pm

    Quero muito ler o livro e ver essa série! Minhas abiguinhas que curtem Austen & Cia. já me disseram que essa história é realmente linda! *-* Amei a dica!

    Eu ia comentar que já tem o livro em português, mas a Bruna já falou aí em cima. :) Tô na procura dele tbm, mas acho que só encontra nas grandes livrarias… :/

    Bjões!

    PS.: Tem um selinho pra vcs lá no blog, suas lindas do Who’s Thanny! :D

    http://mundodegarotanerd.blogspot.com.br/2012/08/adoraveis-vicios.html
    Raíssa recently posted..João e Maria badass?My Profile

  • Reply
    Virginia de Oliveira
    13/08/2012 at 3:51 pm

    Depois desse post fui procurar essa série para assistir e amei, muito bom. Muito obrigada pela indicação.

  • Reply
    Polie
    15/08/2012 at 10:00 pm

    Estou assistindo neste momento e gostaria de agradecer profundamente pela indicação! /cute
    Depois comento o que achei. :*
    Polie recently posted..Lista: Três músicas, três idiomas, mesmo planeta. (Ao vivo – parte 2)My Profile

  • Reply
    Thainá
    10/10/2012 at 6:11 am

    Adorei a dica!

  • Reply
    Marysso
    27/11/2012 at 12:27 am

    Adorei a postagem. Eu também fui louca por Mr Darcy durante vários anos até descobrir Mr Thornton. Com Mr Darcy era apenas paixão, já Mr Thornton foi mesmo amorrrrrrrrrrrrr. Até dei o meu computaoir o nome de Mr Thornton rsrssrs isso para ver como gostei da personagem, sem falar do Armitage que o interpreta. Dos meus ídolos de romance de época, aqui vai:
    1^Mr Thornton (Norte e Sul)
    2ª Mr Rochester (Jane eyre)
    3ª Mr Darcy (Orgulho e Preconceito)

  • Reply
    Ana Paula
    25/12/2012 at 6:51 pm

    Passando pra agradecer imeeeeensamente vcs po terem me indicado essa minissérie!!! Bom que eu levei estúpidos séculos pra lembrar que o Richard Armitage é o Thorin HAHAHAHAHAHAHAHA

    BBC com um trabalho fenomenal, mais uma vez <3

    e Who's Mr. Darcy?

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge