Literatura

Silo, Hugh Howey

O Silo 18 está sem xerife. É por isso que a prefeita e o delegado resolvem descer até as profundezas do subterrâneo afim de convencer a mecânica prodígio Jules a assumir o papel. O problema é que Jules sabe de mais e ela se prova um grande problema para os verdadeiros comandantes do Silo: os membros da TI, e a viagem da prefeita desencadeia uma série de mortes que levam a uma decisão final: Jules precisa sair. E quando Jules tem que sair, não quer dizer de seu posto. Ela precisa sair, por mais redundante que isso queira soar, para fora. E sair para fora só significa uma coisa: morte. Por quê? Porque o ar lá fora se tornou inútil e tóxico e ninguém sobrevive mais do que alguns minutos.

Exceto que Jules consegue. E se não fosse suficiente ela saber de mais, sua sobrevivência pode significar uma grande mudança não apenas para o Silo 18, mas para todos os Silos ainda em funcionamento.

Silo Hugh Howey

O primeiro volume da série Silo de Hugh Howey é fácil de ler e rápido. Não é de se surpreender quando sabemos como ele foi publicado inicialmente, uma série de lançamentos independentes em ebook/blog, no começo, Silo eram cinco livricos de nada que se uniram e formaram uma introdução a um universo que não exatamente compreendemos, mas que nos intriga. O gigante bunker cheio de gente que há séculos oscila entre paz e contenda, cheio dos seus mistérios e tramas é um prato cheio para quem está atrás de algo interessante para ler, mas que cansou das distopias que vemos por aí.

Durante toda a leitura o leitor tem certeza de estar vendo apenas a ponta do iceberg e essa afirmação é muito correta. Até chegarmos nas últimas palavras, nem Jules, nem seu interesse amoroso Lukas nem ninguém tem noção do tamanho do pepino em que se meteram. O mais próximo de ter alguma ideia é o próprio Lukas, escolhido para sua própria surpresa para saber o que os levou para aquele Silo e como eles deveriam lidar uns com os outros.

O segundo volume, Ordem, promete submergir no mundo que transformou o mundo que conhecemos em Silo, uma prequência que me deixou #revoltada porque o que eu queria mesmo saber é o que vai acontecer com Jules e todo o resto do pessoal, já que seu Silo está sob uma revolução e ela e Lukas têm que decidir o que fazer.

Empacotado de mistério e finalizando com um gostinho de “quero mais”, enfiar uma prequência no meio foi um grande buzzkill por parte do autor e ainda estou tentando decidir se tenho interesse em ler antes ou depois do terceiro livro vir pro Brasil. (eu falei sério quando disse que queria mais Desventuras de Jules e Lukas, ô se falei!)

No entanto, esse livro é uma boa tomada no sci-fi old school que a gente sente tanta falta. É um novo jeito de não sentir tanta saudade de livros como Laranja Mecânica e 1984. Quero dizer, não se engane, é completamente diferente dessas histórias, mas ao mesmo tempo é conectado narrativamente falando. Algo que parece ter sido tirado das prateleiras na década de 70, o que é algo bom.

“We are not the people who made this world, Lukas, but it’s up to us to survive it. You need to understand that.”
“We can’t control where we are right now,” he mumbled, “just what we do going forward.”

A adaptação de Silo está prevista para sair esse ano, mas tudo ainda é um grande mistério, o elenco mal foi anunciado e parece que tudo está sendo feito na surdina. Agora fica a pergunta, será que vão incrementar elementos da prequência no filme? Será que precisaremos nos preocupar com isso? Será que vou ser obrigada a ler o segundo livro sem a quantidade necessária de Jules na minha vida? Será?

PS: Não vamos nos esquecer daquela vez em que Hugh Howey foi um lindo e mandou um oi para todos vocês amados leitores do WT.

Hello, Who’s Thanny’s readers!O autor Hugh Howey, da Editora Intrínseca mandou um olá para vocês, leitores lindos do WT! Ele não é um precioso? <3

Posted by Who’s Thanny? on Terça, 26 de agosto de 2014

informações

Cortesia da editora para resenha
Título: Silo (Silo #1)
Autor: Hugh Howey
Tradutor: Edmundo Barreiros
Número de Páginas: 512
Edição: 1ª edição/2014
ISBN: 9788580574739
Editora: Intrínseca
Preço: R$39,90
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge