Literatura

Se Eu Ficar, Gayle Forman

Mia tem uma família linda, e tem orgulho disso. Um namorado legal e uma amiga leal. Não é nenhuma garota popular da escola, e não entende até hoje como Adam, que faz parte de uma banda, pode se interessar por ela. Até então tudo bem. Um dia quando ela resolve viajar com a família acontece algo trágico, um acidente. Ela torna-se a expectadora da própria vida no leito do hospital. Invisível a todos, mas a par de tudo que acontecia ao seu redor. Cabia a ela a decisão de ficar ou não.

Gayle Forman brinda o leitor com um livro de escrita simples, porém linda e de uma sensibilidade enorme. O livro é ótimo para quem quiser ter uma experiência diferente, do tipo que faz você pensar no que você está fazendo, pensar em como a vida é efêmera e que podemos perder tudo o que temos de uma hora pra outra. Nos faz questionarmos a nós mesmos o que faríamos no lugar de Mia. Continuaríamos a viver?

É impossível não se encontrar na saia justa de querer desesperadamente que Mia fique e que não desista de sua vida, e ao mesmo tempo entender perfeitamente porque ela partiria. Também impossível não se apaixonar por Adam, e não torcer para que eles fiquem juntos (meu lado fangirl apaixonada sempre fala mais alto).

Um ponto fraco do livro é ser muito pequeno, apenas 192 páginas, faz com que tudo fique bastante corrido. Eu queria muito que terminasse tudo bem, de uma forma boa, mas é tudo tão agoniante. Com flashbacks do passado de Mia, e ao mesmo tempo sua atual vida no hospital, a escritora parece estar correndo uma maratona para encerrar a narrativa, e isso prejudica um pouco.

É um bom livro; não é sensacional, mas garante bons momentos de reflexão e emoção. Nos Estados Unidos, já há uma continuação – vale salientar, bastante necessária, mas pelo que soube não há previsão de quando “Where She Went” chega ao Brasil.

Informações


Título: Se Eu Ficar
Autor: Gayle Forman
Tradução: Natalie Gerhardt
Editora/Selo: Rocco
Nº de Páginas: 192
Edição: 1ª – 2009
Preço: R$25,60
Classificação: ★★★½☆

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Fábrica dos convites
    02/10/2013 at 2:44 am

    Eu gostei muito do livro, não achei corrido, pelo contrário me dava uma agonia não chegar ao fim e ver o que iria acontecer.
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos convites recently posted..Quem Comenta Ganha #14My Profile

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo » Assista o primeiro trailer de Se eu Ficar, com Chloë Moretz
    16/04/2014 at 4:11 pm

    […] adaptação do livro Se eu ficar (resenha aqui), da autora Gayle Forman, ganhou seu primeiro trailer estrelado pela nossa adorada Chloë […]

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo » O preconceito contra YA.
    14/07/2014 at 3:01 pm

    […] uma entrevista sobre sua personagem Mia, do livro Se eu ficar, Chloe Moretz comentou o […]

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo Mais uma história de Gayle Forman será adaptada para o cinema! - Who's thanny?
    24/11/2014 at 1:36 pm

    […] você leu e se encantou por Se Eu Ficar (clique aqui para ler nossa opinião sobre o livro!), da americana Gayle Forman, deve estar ciente de que há apenas alguns meses a adaptação […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge