Textos

Ressaca literária ou perdi o prazer em ler?


Quem tem o costume de ler vários livros, pode acabar sofrendo do que chamamos de ressaca literária, um termo para quem não consegue dar continuidade a nenhuma nova leitura, porque ainda está sofrendo ou vivendo a última história que leu. Você já passou por isto? Eu já vivenciei várias vezes, porém, quanto menos livros passei a ler, mais comum se tornou demorar para engrenar uma leitura. Então, comecei a pensar: estou vivendo uma ressaca literária eterna ou perdi o prazer em ler?

Ano passado foi de longe o ano que menos li, também foi o ano em que o blog encerrou todas as parcerias com as editoras. Conciliar a vida adulta, em que você já tem obrigações no trabalho, não estava funcionando com a obrigação de ler e resenhar mensalmente pelo menos um livro novo. Por mais que as histórias fossem boas, eu de fato havia perdido o prazer de parar em frente à minha estante para escolher um livro qualquer que despertasse meu interesse na hora. Minhas opções eram sempre os de parceria e eu não queria nem olhar para aqueles livros. Não estava funcionando.

Muitas pessoas idealizam que um blog cheio de parcerias é um sonho, mas quando você trabalha muito, o único sonho é chegar em casa e deitar a cabeça no travesseiro. Eu estava me sentindo sufocada. Me obriguei a seguir várias dicas de leitura, mas a única coisa que funcionava era passar umas boas horas numa sala de espera de um consultório médico. Inclusive, uma das minhas últimas leituras, Extraordinário, foi finalizada enquanto eu esperava ser atendida.

Um fato interessante sobre Extraordinário é que faz uns bons anos que ele está parado na estante, e só resolvi ler, porque queria muito fazer isto antes de assistir a adaptação cinematográfica. Percebem? Sem parcerias, tomei a iniciativa de ler algo que estava esquecido, e isto é algo que quero repetir mais vezes em 2018. Eu não perdi o prazer em ler e muito menos estou sofrendo com ressaca literária, apenas cheguei naquela fase da vida em que não sou mais a mesma garota de 10 anos atrás.

Vi este quadrinho com os estágios de um leitor e procurei novamente, porque ele ilustra da melhor forma o que quero dizer. A vida é feita de fases, passei do momento de frustração com a leitura para não conseguir ler nada e, agora, estou estou vivenciando a redescoberta dos livros parados na estante, um prazer que pensei ter perdido.

Se por acaso você estiver passando por esta crise existencial que passei, saiba que vai passar em algum momento. O leitor dentro de você sempre estará vivo. Não se pressione, que vai dar certo.

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Juliana
    January 22, 2018 at 12:46 pm

    No momento eu sinto saudades de ler meus best-seller porque a faculdade me entope de teoria e clássico kk

  • Reply
    Byzinha
    January 22, 2018 at 1:13 pm

    Eu tava na mesma, por isso resolvi começar o diário de leitura, tentei me aventurar em tipos de livros que eu não lia antes – como as comics, que estão começando a lotar minha estante. No nosso próprio tempo a gente encontra nosso ritmo.

  • Reply
    Aléxia
    January 22, 2018 at 5:18 pm

    No momento to começaando a ir pra fase 7, e vou tentar estabelecer metas de leitura pq sei que vou gostar dos livros que tão me esperando na estante, acho que só preciso de um pouco de vergonha na cara mesmo, hehe
    Aléxia recently posted..O que faz o ano ser realmente novo?My Profile

    • Reply
      thanny
      January 23, 2018 at 5:36 pm

      Comigo metas nunca funcionaram, mas é bom para ter uma noção do quanto você quer ler. Ficarei feliz se conseguir ler doze livros este ano, já estou na página 100 do primeiro hahaha

  • Reply
    Anderson Vidal
    January 23, 2018 at 6:34 am

    Aconteceu comigo também! E hoje consigo ler num ritmo beeem mais lento, mas pra mim escolher qualquer livro da estante e ler no tempo que eu quiser é tudo de bom , mesmo que demore meses pra concluir a leitura

    • Reply
      thanny
      January 23, 2018 at 5:34 pm

      Tenho preferido desta forma, depois de ficar tanto tempo travada li Laços, Fangirl e Extraordinário, atualmente estou lendo A Ilha dos Dissidente, no modo tartaruga, mas pelo menos tá fluindo e estou curtindo a leitura.

    Leave a Reply

    CommentLuv badge