Literatura

Hunger Games – A Filosofia Por Trás dos Jogos Vorazes, Lois H. Gresh

Sabe quando você termina uma série de livros fantásticos e fica tão apaixonado pela história que fica querendo saber o que aconteceu sobre o ponto de vista de outros personagens, formula teorias sobre como tudo começou e/ou terminou? A autora Lois H. Gresh, que já publicou outros guias de séries famosas como Crepúsculo, Fronteiras do Universo e Eragon, pega carona no sucesso de Jogos Vorazes e trás um livro com um conteúdo bastante interessante… e com fotos do filme!

Prepare-se para ir mais fundo no mundo criado por Suzanne Collins.


Dividido em capítulos que fazem uma análise geral sobre os principais assuntos que envolvem Jogos Vorazes, nós conhecemos um pouco mais sobre o termo “distopia” e curiosidades da série – no final do livro tem um especial com um mapa da suposta Panem. A autora também levanta a questão que todo fã deve ter feito “Os Jogos Vorazes poderiam mesmo acontecer?”.

Este guia não foi exatamente o que eu esperava. Primeiro, eu pensava que seria feito uma análise aprofundada dos livros, mas na verdade, a autora fala bastante sobre temas relacionados à série, sejam eles históricos ou científicos. Segundo, a narração não me convenceu. Em certos momentos ficou forçada e repetitiva. Terceiro, eu não acho a Katniss gentil e amável como ela diz em todos os capítulos.

Tirando isso, a leitura foi algo que agregou um pouco mais de conhecimento sobre as armas utilizadas em combates; os governos opressores da vida real; mitologia e de quebra, uma lista bem bacana de animes com tema pós-apocalíptico.

A arte da capa deste livro é tão perfeita que realmente parece que está em chamas. Minha única reclamação quanto o trabalho de edição é de que, pelo menos, as fotos deveriam estar impressas em papel revista.

O guia é repleto de spoilers, então se você ainda está lendo a trilogia, nem se atreva a fuçar algumas páginas. Para quem já leu os livros é um ótimo complemento de leitura.

Sorteio

A Lua de Papel é patrocinadora da Dominação Distópica e vai te ajudar a filosofar com Lois H. Gresh. Dê entrada no Rafflecopter e que a sorte esteja a seu favor.

a Rafflecopter giveaway

Informações

Título: Hunger Games – A filosofia por trás dos Jogos Vorazes
Autor: Lois H. Gresh
Tradução: Cassius Madauar
Número de Páginas: 216
Edição: 1ª – 2012
Editora: Lua de Papel
Preço: R$39,90
Classificação: ★★★☆☆

 

 

You Might Also Like

17 Comments

  • Reply
    Brenda Dias
    21/05/2012 at 1:51 pm

    Quando olhei o post achei mesmo que era uma analise mais aprofundada dos livros, como acontecem em muitos casos. Mas ainda sim é um livro diferente por abordar aspectos relacionados com a vida real como sociedade, governo, armas… E o que chamou a atençao, uma lista de animes com tema pós-apocalíptico. [Interessante XD] E ah, concordo contigo: Katniss nao é gentil e amável… Ela tem um espirito guerreiro, de força! Deu vontade de ler sim, ainda mais que li a trilogia! /smile Boa resenha e promoção! – Participando! /blink

  • Reply
    Laise
    21/05/2012 at 2:01 pm

    Aiii, eu quero demais! Não li ainda o ultimo livro mas já tô apaixonada pela história toda! ;D

  • Reply
    Priscila Rodrigues
    21/05/2012 at 2:14 pm

    Quero muito esse livro, acho que é sonho de consumo de todo tributo… quando tiver com algum dinheiro vou comprar! Preciso Muito!
    Ótima Resenha! :P

  • Reply
    Babi Lorentz
    21/05/2012 at 3:55 pm

    Quando via o título desse livro, também imaginava que fosse algo mais aprofundado sobre Jogos Vorazes. De qualquer forma, mesmo sabendo que não é bem assim o que imaginávamos, ainda tenho vontade de ler e conhecer o que há nesse livro. Me interessei bastante quando você falou sobre o mapa.
    Beijão
    Babi Lorentz recently posted..Lançamentos do Mês de Maio (Parte 2)My Profile

  • Reply
    Aline Dortas Leal
    21/05/2012 at 10:24 pm

    Para quem é fã, esse livro é uma oportunidade de adentrar no mundo fora das páginas de Jogos Vorazes. É adquirir conhecimento e tentar desvendar algumas coisas que se passaram na mente da autora ao escolher o tema e dar vida ao enredo. Muito pertinente!!!

  • Reply
    Gaby Yuu
    22/05/2012 at 9:35 pm

    Ainda não terminei de ler a trilogia
    mas já me interessei por esse dae *-*
    Louca pra saber mais sobre as armas
    /sigh e a lista de animes recomendados ! *-*

  • Reply
    Cássia Oliveira
    22/05/2012 at 10:02 pm

    Só li Jogos Vorazes, mas já estou com Em Chamas aqui em casa, não vejo a hora de ler! É sempre bom, para quem é fã, ler guias e outras obras derivadas de suas séries favoritas! Mesmo parecendo não ser a oitava maravilha do mundo, acho que esse guia deve ser bem interessante!

    PS. Também não acho a Katniss um poço de gentileza, acho ela bem ranzinza às vezes!

  • Reply
    Amanda Gomes Amaral
    22/05/2012 at 10:41 pm

    Eu só li o primeiro livro,pq a minha booklist é suuuper extensa e enrolada,mas este livro parece muito interessante,eu tinha uma ideia dele com um livro que falaria das filosofias e mitos que “inspiraram” o livro e acho que então é isso mesmo.Linda a capa tbm, ^^

  • Reply
    Brenda Lorrainy
    22/05/2012 at 11:01 pm

    Eu nem tava com muita vontade de ler este livro, não porque não goste de jogos vorazes mas tenho um certo desprezo por guias. Mas aí acabei o ganhando em uma promoção e ele chegou aqui em casa hoje. Que capa PERFEITA é essa hein?? Dei uma folheada e também senti falta de fotos impressas em papel revista. Mas como não li nada ainda também não posso falar mais nada.
    Boa sorte a quem participar :]

    beijoo
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com
    Brenda Lorrainy recently posted..[Resenha] – Destino, Allie CondieMy Profile

  • Reply
    Ceile
    23/05/2012 at 5:52 pm

    Pra falar bem a verdade, gosto destes guias só por conta das imagens… E pra ter junto com os livros da série – aquela coisa de “olha como sou fã…” hauhauhauhauhuahuah

    Acho legal quando a própria autora escreve o guia – assim sabemos que é “verdade” tudo que está ali, assim como tem o Guia Oficial Ilustrado Crepúsculo.

    Acabo com a impressão que eles são só pra pegar carona no sucesso /sigh

    Um beijo!
    Ceile recently posted..Sob a Luz dos Seus Olhos – Christine M.My Profile

  • Reply
    Lorraine Lopes
    24/05/2012 at 2:09 pm

    Eu quero muito ler o livro justamente por causa dessa análise que a autora faz – essas referências a outros livros históricos, principalmente a obra de George Owell. Claro que eu vou ter que esperar terminar a trilogia pra ler, porque ODEIO spoilers.

  • Reply
    Davi Ferreira
    27/05/2012 at 12:49 pm

    Adorei ler sua resenha, pq estava esperando muito desse livro. Agora sei que não é tudo isso. Essa capa é linda mesmo.

    Participando :D

  • Reply
    Maíra Souza
    29/05/2012 at 5:04 pm

    Participando! =)

  • Reply
    Larissa Tavares
    01/06/2012 at 2:55 pm

    Caramba, ganhei!!!!!! :D Obrigada, Thanny! Vou responder o e-mail agorinha!

  • Reply
    Resenha do livro: Hunger Games – A Filosofia por trás de Jogos Vorazes no Distrito 2 « Dominação Distópica
    09/06/2012 at 12:43 am

    […] Veja a resenha completa aqui. Compartilhe: Pin ItGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  • Reply
    Nivea Maria
    07/12/2012 at 12:51 am

    Decepcionei, adoro filosofia e quando eu li o livro percebi a forte presença dela. Tinha esperanças com relação a esse livro mas como não terminei a trilogia vou seguir o conselho e ficar bem longe do livro! /grin

  • Reply
    gabriela gonçalez soares
    27/12/2012 at 6:53 pm

    OMG … apenas li o primeiro livro ja to apaixonada , parece que vivo junto com eles ; quando estao triste tbm fico , quando tao felizes tbm to … acabei de comprar em chamas e á esperança nao vejo a hora de lerrrr .. PARTICIPANDO!!!!!!!!!!!!!! /cute /blink /smile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge