Literatura

Coraline, Neil Gaiman

…quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem. (página 59)

Coraline é uma garotinha muito inteligente que acabou de mudar para um apartamento em uma casa antiga com 22 janelas e 14 portas. Ainda faltam alguns dias para o início do ano letivo e ela não tem muita coisa para fazer, nem com quem brincar. Ela adora explorar e passar o tempo com seus vizinhos que insistem em chamá-la de Caroline. E como uma ótima exploradora, ela tinha que saber o que havia do outro lado da porta que estava sempre trancada na sala de visitas.

Do outro lado, ela encontrou uma réplica de seu apartamento e outros pais. Sua outra mãe fazia uma comida deliciosa e seu outro quarto era repleto de coisas extraordinárias. Os animais falavam. Seus vizinhos eram bem mais interessantes e seus outros pais davam mais atenção para ela. Afinal, quem diz “não me importo realmente com o que você vai fazer – disse a mãe de Coraline -, desde que não bagunce nada.” (Pág. 14 ) não parece realmente se importar com a filha. Mas para ficar naquele mundo perfeito para sempre, ela teria que fazer uma coisa: transformar seus olhos em botões.

Neil Gaiman escreve uma história assustadora sobre como enfrentar seus medos. A linguagem é bastante simples e apesar de haver elementos fantásticos, não é tão fantasiosa a ponto de perder o foco da narração. Sim, é um livro destinado ao público infantil, mas com certeza irá arrepiar os mais velhos. Principalmente com as ilustrações de Dave McKean, que ganharam vida em meus pesadelos.

O outro mundo, que era bastante perfeito e divertido, acaba se revelando uma cópia mal feita e sem amor do mundo em que Coraline vivia. E você deve estar pensando na pobre Coraline, do outro lado da porta, vivendo perigosamente ao lado de criaturas que fingem tão bem serem seus pais e conhecidos. Mas ela não está sozinha nesta aventura. O gato preto que vai e vêm entre os dois mundos irá ajudá-la, e ele é um personagem muitíssimo interessante e arrogante, como todo felino deve ser.

– Nós… poderíamos ser amigos, sabe? – disse Coraline.
– Nós poderíamos se espécimes raros de uma raça exótica de elefantes africanos dançarinos – respondeu o gato. – Mas não somos – acrescentou felinamente depois de disparar um rápido olhar para Coraline -, eu não sou. (pág. 40)

Com muita sabedoria e coragem, Coraline irá fazer de tudo para sair desse mundo distópico e de quebra, ajudar as três crianças que estão esquecidas no armário. E eu a admiro bastante por isso. Qualquer outra criança começaria a chorar ou ignorar a situação que estava sendo imposta pela outra mãe, mas nossa protagonista é bastante destemida.

– Eu não quero tudo o que eu quiser. Ninguém quer. Não realmente. Que graça teria ter tudo o que deseja? Em um piscar de olhos e sem o menor sentido. E daí? (pág. 116)

Na orelha do livro tem escrito que Coraline é a rival contemporânea de Alice no País das Maravilhas e até pode ser, Gaiman transmite muita tensão e a leitura de poucas horas é uma verdadeira viagem, mas não faz tantas metáforas. Eu, que nem tinha visto a animação baseada na obra, me surpreendi bastante com o enredo e garanto que vocês irão adorar.

Sorteio

A editora Rocco é patrocinadora da Dominação Distópica e irá sortear, juntamente com o WT, um exemplar de Coraline para você aprender que deve sempre acreditar no poder do bem contral o mal. Dê sua entrada no Rafflecopter e boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

Informações

Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Tradução: Regina de Barros Carvalho
Número de Páginas: 160
Edição: 1ª – 2003
Editora: Rocco
Preço: R$31,00
Classificação: ★★★★☆

 

 

 

You Might Also Like

34 Comments

  • Reply
    Mai
    17/05/2012 at 8:45 pm

    Adorei! =D

    Neil Gaiman me fascina. Vc tem q ler a série de Sandman *–* /smile
    Mai recently posted..[Resenha Crítica] Machine Gun Preacher (Redenção)My Profile

    • Reply
      thanny
      17/05/2012 at 8:48 pm

      eu quero, mas tem mesmo 75 volumes??? o.o

  • Reply
    Jessyka Stark
    17/05/2012 at 8:59 pm

    Neil Gaiman é fantástico! Amo muito, principalmente Coraline , Sandman e Stardust!!

  • Reply
    Rennan Victor
    17/05/2012 at 9:13 pm

    Eu já assisti o filme e gostei muuuito!
    Mas ler o livro eu ainda não li, e caso eu não ganhar este sorteio vou compra-lo’

  • Reply
    Felipe Viana
    17/05/2012 at 9:21 pm

    Já fazia um tempo que queria ler esse livro

  • Reply
    Gabi
    18/05/2012 at 12:11 pm

    Nossa Thanny, que legal! Eu não imaginava que esse livro era assim. participando com certeza, agora fiquei mega curiosa!

    Beijitos
    Gabi recently posted..Promoção Apaixonados por LivrosMy Profile

  • Reply
    Lidiane Carvalho
    18/05/2012 at 12:22 pm

    Adoro Neil Gaiman, li a alguns anos Coraline, foi o primeiro livro do Neil Gaiman que li e adorei. Gosto do jeito como escreve e nos conta histórias e desperta cossa curiosidade para saber o que vai, é como ir montando um quebra cabeça.

  • Reply
    Ceile
    18/05/2012 at 1:42 pm

    Nossa, não sabia que esta história era assim =O
    Quando comecei a ler a resenha, logo imaginei Alice no País das Maravilhas mesmo, e assim como ele, deve ser uma tremenda viagem, mas com um pouquinho mais de terror.

    Um beijo!
    Ceile recently posted..[Gincana] Prova 4 – CriptogramasMy Profile

  • Reply
    Blenda
    18/05/2012 at 2:02 pm

    Eu já vi o filme e adorei !!! Quero muito ler o livro e caso não ganhe o sorteio, vou comprá-lo!! /cute
    Blenda recently posted..Ronnie James DioMy Profile

  • Reply
    Ariana Alves
    18/05/2012 at 2:02 pm

    Comecei a ler ontem um livro de Gaiman – Lugar Nenhum, mas ainda n posso dizer mto sobre o livro.

    Coraline parece-me uma espécie de terror infantil e gosto dessa premissa.

    Adoraria poder ler o livro. /blink

    Bjus

    Nâna

  • Reply
    Byzinha
    18/05/2012 at 2:27 pm

    Coraline está entre os meus “must read one day” kkk .-. Tenho que ler Neil Gaiman em geral, tbh, mas minha lista está tão extensa D;

  • Reply
    Kamila Wozniak
    18/05/2012 at 4:31 pm

    Ai to sumida, que vergonha :S hehe

    Menina … eu vi o filme já faz um bom tempo … e acho fantástico … como sempre os detalhes dos livros são sempre melhores neh …

    Fiquei bem curiosa pra ler :)

    Beijosss

    /grin

  • Reply
    Layn
    18/05/2012 at 4:47 pm

    Eu já li Stardust e Coraline do Neil Gaiman (um dia vou criar coragem pra resenhar Stardust, um dia…) e acabei de comprar os dois volumes de Coisas Frágeis no Submarino. To esperando feito doida eles chegarem. <3
    Tanto Coraline quanto Stardust me passaram a mesma impressão: a história começa leve, infantil, sem pretensão nenhuma e depois vai se tornando cada vez mais tensa. Passei a amar² essa característica nos livros dele, e to tentando ler outros livros pra ver se todas as histórias começam dessa forma.
    E na minha opinião se o próprio Neil Gaiman se animasse pra produzir as adaptações das obras pro cinema, o Tim Burton seria colocado na lama (criando polêmica, êê!).
    Layn recently posted..Mangá #3: KuragehimeMy Profile

  • Reply
    Davi Araújo
    19/05/2012 at 10:22 pm

    Sempre quis ver o filme, mas sempre deixo passar! O livro parece ser ótimo, infanto-juvenil mas bem sombrio! O enrredo é bem interessante também, com essa troca de pais. Fora que sempre quis ler um livro do Neil Gaiman!

  • Reply
    Carol Almeida
    20/05/2012 at 2:32 am

    Meio sinistro esse livro… começa maior inocente, e quando você vê, já está roendo as unhas e encolhido de medo! Isso é uma coisa boa, porque as histórias não ficam só naquela coisa infantil, pegam um caminho diferente, que mistura a tensão com a inocência. O filme é assim, e eu o adoro, principalmente por ser feito por stop motion, e por causa das sensações transmitidas por ele.
    Muito ansiosa para ler novamente o livro! /grin

  • Reply
    Andreza
    20/05/2012 at 10:25 pm

    Adoro Alice, provavelmente Coraline é muito bom e prende o leitor. Muito a fim de ler.
    Andreza recently posted..Just for fun and nothing elseMy Profile

  • Reply
    Katia Ferreira(katiakrugger)
    20/05/2012 at 11:00 pm

    A resenha ta bem legal.Ainda não li nada de Neil Gaiman,bom eu acho rsrsrs.Não consigo ver o filme já pego ele passando pela metade mas o pouquinho que vi achei lindo!!!Nem sabia que tinha livro,quero ler com certeza.
    BJS

  • Reply
    Bianca Unf
    21/05/2012 at 4:56 pm

    Neil Gaiman é fantástico ^^
    Não achei Coraline um livro assustador, eu achei os desenhos que tem no livro algo assustador, mas a estória não achei nada. Acho que para crianças de 8 até uns 11 anos assustaria. Eu amo esse livro e também a animação que ficou ótima /gosh

  • Reply
    Brenda Dias
    21/05/2012 at 5:42 pm

    Livros com fantasia como este sao otimos para o publico infantil e tambem para os adultos que gostam de tal tema – Como eu! HAHA! /grin Eu adoraria le-lo, mesmo se eu fosse uma criança… Livros com suspense e/ou terror dao um friozinho na barriga gostoso! E ah, animações sao sempre muito bem vindas! Espero ganha-lo e le-lo! /blink

  • Reply
    Karen Alvares
    21/05/2012 at 5:55 pm

    Eu quero muito ler esse livro. Desde a primeira vez que vi comentarem sobre ele, fiquei doida. É para todas as idades… fantasia, eu acho, é para todas as idades, pois quem deixa de ter imaginação está perdido. E é basicamente imaginar. A resenha tá linda, instigante e cheia de emoção, como parece ser o livro. /cute
    Karen Alvares recently posted..Concursos CulturaisMy Profile

  • Reply
    Bruna Mateus da Silva
    22/05/2012 at 12:03 pm

    Nossa adorei a resenha, com certeza uma história de arrepiar!

    Ótima resenha também Nat!

    Beijoooocas
    Bruna Mateus da Silva recently posted..Resultado Estilhaça-meMy Profile

  • Reply
    Maíra Souza
    22/05/2012 at 1:17 pm

    Coraline é fantástica!
    Tive a oportunidade de ler o livro e também ver o desenho.
    Uma ótima leitura!
    Nos mostra que o mal tem suas faces, “boas” até. Mas podemos descobrir a tempo e nos livrar dele. =)
    Eu adoro Coraline e gostaria muito de ter um exemplar dele. *_*
    Ótima resenha!
    BjO

  • Reply
    Cássia Oliveira
    22/05/2012 at 10:13 pm

    Amei a resenha e fiquei bem curiosa pra ler essa aventura! O gato preto na história é um bônus pra mim, que AMO gatos, especialmente pretos!

  • Reply
    Lucia Marina
    23/05/2012 at 10:20 pm

    Leio sobre a série Sandman há anos, mas nunca li a obra /confuse . Sou louca para ler os livros dele, e adorei a resenha de Coraline (outro dia estava passando uma animação na TV, mas não quis ver sem antes conferir o livro), por que vivo adiando a compra destes livros, hein?

  • Reply
    joice
    25/05/2012 at 12:56 am

    Eu amooooo Coraline, sou louca para ler esse livro, depois do

  • Reply
    Mateus Dantas
    25/05/2012 at 2:24 pm

    eu nunca li nada do Neil, mas sempre tive ótimas referencias, e adoro estorias voltadas pro público infantil. Quero ler.

  • Reply
    Celso Ricardo Freitas Cavalcanti
    26/05/2012 at 3:00 pm

    Gosto muito dos livros do Neil Gailman ( Coisas Frágeis, Deuses Americanos, Lugar Nenhum e Mr. Punch). Achei a resenha muito boa e gostaria de ler o livro do sorteio. Participando!!!!

  • Reply
    Clara
    27/05/2012 at 8:24 pm

    Ao meu ver, Neil Gaiman é o Deus da literatura! Não tem um único livro deste homem que eu não ame (quem já leu Sandman sabe o que estou falando) e Coraline é um dos meus xodós (pena que uma “amiga” tenha perdido o meu exemplar ¬¬). Por isso gostaria muito de ganhá-lo. *o*

  • Reply
    Jessica Moura
    28/05/2012 at 10:14 pm

    Não sabia que existia esse livre /cute
    Vi o filme trailer do Tim Burton e adorei e mal posso esperar para poder ter a chance de pegar esse livro para ler. Tenho muito vontade de conhecer todo esse universo.

  • Reply
    Gabriela
    29/05/2012 at 4:33 pm

    Ola!
    Fiquei apaixonada por essa resenha. /cute
    Nunca li algo parecido, espero ganhar o sorteio!
    Bjokas

  • Reply
    Rita Gomes Neves
    08/06/2012 at 6:37 pm

    Adorei ter ganhado! felizmente ainda não vi o filme, pois prefiro ler o livro primeiro! Valeu!

  • Reply
    Resenha do livro Coraline no Distrito 2 « Dominação Distópica
    09/06/2012 at 12:56 am

    […] Veja a resenha completa aqui. Compartilhe: Pin ItGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo » #MergulheEmNeilGaiman: Concorra ao novo livro do Gaiman, O Oceano no Fim do Caminho!
    26/06/2013 at 5:25 pm

    […] é conhecido pela famosa série de quadrinhos Sandman e pelo livro – já resenhado aqui – Coraline. Seu novo livro “é uma história sobre magia, o poder das histórias e […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge