Literatura

Jogador Nº 1, Ernest Cline

Desde que li o primeiro capítulo de Jogador nº 1, sabia que este livro era diferente dos demais. Nunca li nada parecido. Nunca. Se ter altas expectativas é um problema para alguns leitores, para mim foi algo que nem precisou ser discutido. A leitura foi além e atingiu um nível totalmente alto no meu conceito. HYPE, HYPE, HYPE!

O Jogador nº 1 é um livro completamente cheio de referências à cultura pop dos anos 80, então se você viveu nessa época, prepare-se para uma sessão de nostalgia. Apontado como “um novo Matrix” pela USA Today, posso afirmar que o livro é absolutamente GENIAL! Não sou gamer e não vivi nos anos 80, mas vai por mim…

Em 2044, o mundo não está em seu melhor momento. Há muita pobreza, poluição e um superpovoamento do planeta. A maioria das pessoas prefere escapar desta realidade conectada na plataforma OASIS – uma utopia virtual que permite a seus usuários ser o que eles quiserem -, criada pelo excêntrico James Halliday.

Sendo que Halliday morre, dono de uma fortuna estimada em 240 bilhões de dólares, e não possui nem um herdeiro. Mas ele já tinha pensado sobre isso e criou um vídeo testamento para anunciar a todos os usuários do OASIS que escondeu um Ovo da Páscoa (easter egg) dentro do jogo e a primeira pessoa a encontrá-lo ficará com todo o dinheiro. Para ajudar, ele diz o primeiro enigma a ser desvendado:

Três chaves escondidas abrem três portões guardados
E três boas qualidades deverão ser inerentes ao errante avaliado
Quem demonstrar ter os exigidos predicados
Chegará ao fim, onde o prêmio será alcançado

Halliday também disponibilizou um almanaque com mais de mil páginas sobre sua vida e sua paixão por games e a cultura pop dos anos 80. O mundo simplesmente para. Há uma nova esperança e todos se agarram a ela. Eles vão fazer de tudo para encontrar o ovo. E se Halliday queria todo mundo compartilhasse das mesmas obsessões que ele, ele deveria estar vivo para ver os anos 80 na moda novamente.

Nosso protagonista, Wade Watts, também conhecido como Parzival, foi a primeira pessoa a ter o nome no topo do placar ao encontrar a primeira chave do enigma. E ele irá narrar toda a sua história para nós. Porque muitos escreveram livros e fizeram filmes, desenhos e minisséries sobre ele, mas nada chegou perto da verdade.

Para quem ainda não entendeu, as pessoas passam o dia todo conectadas no OASIS, muitas delas cresceram na plataforma. Elas estudam e trabalham… e até tem um pouco de romance com os relacionamentos virtuais. Em até que ponto isso seria bom?

Morrow escreveu em sua biografia que (…) sentia que o OASIS tinha se tornado algo horrível. “Tornou-se uma prisão autoimposta à humanidade”, ele escreveu. “Um lugar agradável para que o mundo se escondesse de seus problemas enquanto a civilização humana lentamente ruía, principalmente por negligência.”. pg 156

No mundo real, essas pessoas são classificadas como antissociais. Elas possuem dificuldade de interagir com outras pessoas e ficam nervosas só de pensar na possibilidade de ter um contato físico, ao contrário da vida online, em que elas são super legais e rodeada de amigos. Para mim, isso já existe nos dias de hoje. Reflita um pouco.

Wade e os outros caça ovos, como ficaram conhecidos os participantes do concurso, além de ter como objetivo encontrar o ovo, compartilhavam do mesmo ódio aos Seis, avatares da IOI (Innovative Online Industries) que trabalhavam para conseguir toda a fortuna de Halliday e principalmente, acabar com o OASIS que todos conheciam. Eles colocariam anúncios por todos os lados. O anonimato e a livre expressão do usuário tornariam-se coisas do passado. Toda aquela utopia virtual se tornaria uma distopia.

Com uma narrativa que irá te envolver a ponto de fazer você se sentir dentro do OASIS, prepare-se para muita ação, aventura, enigmas e até um pouco de romance. Jogador nº 1 é sem dúvidas, um dos melhores livros de ficção dos últimos tempos.

Para surpresa de muitos leitores, esse é o primeiro livro de Ernest Cline, um completo geek apaixonado pela cultura pop. Tenho certeza que muitos irão adorar as referências do autor, eu, que nem cheguei a viver nos anos 80, fiquei eufórica com as possibilidades oferecidas pelo OASIS. Tive até que fazer uma lista dos filmes citados para assistir depois, dentre eles: Jogos de Guerra; Academia de Gênios; Minha Vida é um Desastre; A Vingança dos Nerds; Viagem ao Mundo dos sonhos; Monty Python: Em busca do cálice sagrado.

O autor não peca nas descrições detalhadas dos fatos e mundos criados no OASIS. Se você me pedir para contar um único ponto negativo de todo o livro, eu acho que diria que o final, pois não queria que acabasse.

Os personagens que estão no convívio do Parzival são bem explorados e seu melhor amigo, Aech, se tornou um dos meus preferidos. A destemida Art3mis também não fica atrás, ela é uma pessoa bastante focada e irá distrair um pouco nosso protagonista.

Jogador n° 1 teve os direitos autorais comprados pela Warner e sua produção está sendo divulgada como o próximo Avatar dos efeitos especiais. Quem sabe também façam o game, mas claro, que bem longe da realidade do livro.

Clique aqui e leia o primeiro capítulo.

Sorteio

Em parceria com a editora Leya, que é patrocinadora da Dominação Distópica, iremos sortear um exemplar de Jogador nº 1. Pronto? Participe!

a Rafflecopter giveaway

Informações

Título: Jogador nº 1
Autor: Ernest Cline
Tradução: Carolina Caires Coelho
Número de Páginas: 454
Edição: 1ª – 2012
Editora: Leya
Preço: R$34,90
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

49 Comments

  • Reply
    Sam
    08/05/2012 at 5:18 pm

    Olha, não vou mentir e vou admitir que eu tinha me interessado por esse livro por causa da capa. Ô COISA LINDA, meio TRON, com essa iluminação e tal. Mas não tinha lido sinopse nem nada, não até sua resenha. E……………………………. dude, parece que as semelhanças com TRON não param na capa. ENFIM, posso estar enganada, porque não li o livro ainda, mas pretendo tirar a prova real eventualmente.

    • Reply
      thanny
      08/05/2012 at 5:19 pm

      É uma mistura de Tron, Matrix e Gamer… essa capa é perfeita, esse livro é perfeito!!!

  • Reply
    Kellen Baesso
    08/05/2012 at 5:29 pm

    Uau, Thanny, amei sua resenha.
    Eu tinha lido o nome do livro, mas não tinha conferido nenhuma resenha ainda. Fiquei alucinada, quero muito ler. Acho que vou gostar muito.
    Espero ter sorte no sorteio.
    Beijos /blink
    Kellen Baesso recently posted..Se eu morrer antes de vocêMy Profile

  • Reply
    Letícia Santos
    08/05/2012 at 5:53 pm

    Estou muito curiosa com esse livro. Não li uma resenha negativa!
    Também não vivi nos anos 80 e nem gosto muito de games, então acho que não vou entender as referências muito bem, mas enfim..
    Fiquei muuuuuito interessada pelo OASIS.
    Vou participar da promoção! /smile
    Letícia Santos recently posted..Filme: Os Vingadores 3DMy Profile

  • Reply
    Allana Odorizzi
    08/05/2012 at 7:24 pm

    Realmente GENIAL²! Estou querendo este livro desde o lançamento! *-* Eu também não vivi os anos 80 e muito menos sou viciada em games, mas me vi interessadíssima nesse mundo criado pelo autor só através de resenhas! É um dos meus tops desejados no momento, quero ler logo pois parece realmente muito bom! Obrigada, adorei a resenha! /blink

  • Reply
    Luisa Freiheit
    08/05/2012 at 9:02 pm

    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas já estava com vontade de ler! A primeira coisa que eu notei é que, apesar de ser uma distopia, o livro parece ser bem diferente dos outros livros desse gênero que estão “surgindo” atualmente. Eu não sei se foi só na resenha que vc não deu um super enfoque no romance no livro, mas eu espero que realmente seja mais sobre a caçada.
    E não posso deixar de comentar: Finalmente um livro que eu não vou precisar esperar meses e meses pra saber o final da história.

    Ah, participando da promoção! (Penny Pe)

  • Reply
    Juh Sutti
    09/05/2012 at 2:43 am

    Oba, adorei a resenha!
    Queria muito saber do que realmente se tratava o livro, tinha lido a sinopse mas mesmo assim não era o bastante.
    Que bom que você gostou, assim fico mais animada ainda!

    Beijos /blink
    Livros e blablablá

  • Reply
    Gabi
    09/05/2012 at 1:26 pm

    Nossa, Thanny, eu não tinha ligado muito para esse livro (na verdade, nem sinopse li) mas estou vendo que eu vou amar ? Sou completamente viciada em jogos *w* e adorei a sua descrição do livro. Também não sei da década de 80, mas se fosse a de 90 seria nostalgia pura.

    Participar da promo, já!

    Beijitos
    Gabi recently posted..Soltando os Bichos!My Profile

  • Reply
    Andreza
    09/05/2012 at 4:10 pm

    Como sempre, excelente resenha. Fala sobre o livro deixando um pouco de curiosidade. Eu não conhecia esse autor, não, mas parece que essa obra é bem complexa e inteligente. Adoro cultura retrô, então, com certeza, essas referências me deixaram ainda mais interessada em ler o livro. /love
    Andreza recently posted..Just for fun and nothing elseMy Profile

  • Reply
    Dryh
    09/05/2012 at 4:22 pm

    Nossa…Como essa capa me encantou!!!
    Já tinha lidos algumas resenhas desse livro antes e havia adorado!!!
    Achei a história muuito interessante, fiquei muitissimo curiosa!!!!

  • Reply
    Artur Ramalho de Oliveira
    09/05/2012 at 8:21 pm

    Tambem considerei achando que era meio Tron pela cada,mas pelo o que li na resenha, é algo inovador, no Skoob, ele é um dos livros mais buscados por quem quer ler,gostei muito!

  • Reply
    Karen Alvares
    09/05/2012 at 9:03 pm

    Ao contrário do pessoal aqui nos coments, não foi a capa que mais me encantou. Foi realmente o fato de ter referências aos anos 80! Achei isso sensacional, e o modo como se encaixa na história. E o fato de ser um livro único!
    Nossa, tô doida para ler. Eu não posso mais ler resenhas assim como a sua. Fico doida coçando os dedos pra ir comprar o livro!
    E adorei o fato de que vai virar filme. Se tiverem um bom cuidado, vai ficar demais! /grin
    Karen Alvares recently posted..Alguns pequenos contosMy Profile

  • Reply
    Igor
    09/05/2012 at 9:53 pm

    Faz tempo que quero ler esse livro.
    Sensacional.
    Além do mais, a história é narrada no futuro, e eu particularmente, gosto muito.

  • Reply
    Nattacha
    10/05/2012 at 1:55 am

    Nunca tinha ligado muito para esse livro, mais ultimamente as resenha que tenho lido só me encantam ainda mais, o protagonista parece ser um encanto, mais o que mais me agradou foi o plano de fundo do livro, os anos 80, não nasci nele, mais achei incrivel o enredo do livro e ainda mais por poder conhecer essa epoca. Fiquei bem curiosa para saber como o ‘protagonista’ virtual vai se sair no fim dessa “caça ao tesouro”. Super adorei e resenha!
    Beijos :*

  • Reply
    Luciana Mara
    10/05/2012 at 11:15 pm

    EI Thanny!

    Eu duas palavras: eu preciso!
    Empolguei com a resenha.
    Nos anos 80 eu era um bebê, então também não conheço muita coisa desta década, mas adorei a proposta.
    Na lista!

    BJins
    Luciana Mara recently posted..Confissões de uma bookaholicMy Profile

  • Reply
    cinthia oshiro
    11/05/2012 at 4:24 am

    muito boa sua resenha um livro pop, tenho muita vontade de ler esse livro, depois que fiquei sabendo que esse livro vai virar filme.

  • Reply
    Davi Ferreira
    11/05/2012 at 5:58 pm

    Deuses, esse livro deve ser MUITO FODA !!
    Só essa sua resenha já me deixou completamente louco por ele. Vou logo ler esse primeiro capítulo.

    Abraços.

  • Reply
    Raphaela
    12/05/2012 at 12:42 pm

    Oie Thany!

    Eu estou com o livro pra ler aqui em casa. Meu amigo me emprestou e disse ue é sensacional. Eu saltei sua resenha (mas depois que eu ler, volto aqui pra comentar direitinho), mas uma coisa que foi comentada comigo e e =u gostei muito foi as referencias aos anos 80! Fantástico! Sem contar que a historia em si parece ser muito legal.

    Beijokas!:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura
    Raphaela recently posted..[Resenha de Banca] A Bela e a FeraMy Profile

  • Reply
    Gaby Yuu
    12/05/2012 at 12:45 pm

    Ahh Livro super interessante !
    A sua resenha fico otima
    Deu mais vontade de ler :/
    Já li o primeiro capitulo
    e fiquei louca pra ler o resto !

    beijos. /sigh

  • Reply
    Maíra Souza
    14/05/2012 at 5:37 pm

    Participando! /smile

  • Reply
    Rafaela Regis
    14/05/2012 at 6:14 pm

    Ainnn.. mininaa que capa é essa!! ^^ muitoooo lindaaaa!!!

    Nooossa com referencia dos anos 80 o.O muuito interessante!! Sem falar que tem uma charadas no meio.. e caramba uma caçada ^^^# adoro

    E realmente o tema é bem atual, hoje em dia é assim mesmo (tiro pelo meu irmao que passa o dia jogando na net ¬¬) mas vou confessar que eu fiquei curiosa para ler =D

    =*
    Rafaela Regis recently posted..Novidades Literárias #3My Profile

  • Reply
    Leila
    15/05/2012 at 12:06 am

    Adoro suspenses e enigmas! E adoro coisas sobre os anos 80. Então, acho que vou amar o livro!

  • Reply
    ruama
    15/05/2012 at 10:13 pm

    Quero muito ganhar esse livro,amei a resenha. /smile /blink

  • Reply
    Resenha e Sorteio do livro Jogador Número 1 no Distrito 2 « Dominação Distópica
    16/05/2012 at 10:29 pm

    […] Veja a resenha e a página de sorteio aqui Compartilhe: Pin ItGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  • Reply
    Ariana Alves
    18/05/2012 at 5:25 pm

    O título e a capa já haviam me chamado a atenção.

    Sou do final da década de 80 (então é claro q n lembro de nada afinal tinha 1 ou 2 anos de idade) mas adoro esse clima retrô do livro.
    Não conheço nenhum dos filmes q vc citou q consta no livro kkkkk

    É distopia mesmo esse livro?

    Bjus

    Nâna

    • Reply
      thanny
      18/05/2012 at 6:07 pm

      Eu também não conhecia nenhum filme, por isso fiz a listinha pra assistir depois… e ainda não vi HAHAHAHAHA
      A distopia do livro é justamente essa crítica a sociedade que desistiu do convívio social para viver na realidade virtual, essa é a utopia deles, mas não é nada bom, pois como disse na resenha, o mundo está ruindo por falta de interesse das pessoas. E dentro disso, ainda tem a distopia que a IOI quer implantar caso ache o ovo da páscoa, é muito interessante e genial.

      Beijos

  • Reply
    Danielle Nunes
    18/05/2012 at 5:49 pm

    Olha, nem li a sinopse, confesso, mas eu costumo escolher os livros pela capa e essa me atraiu muito. Espero ganhar! /smile

  • Reply
    steph
    19/05/2012 at 2:55 pm

    Eu estou desesperada por esse livro, de tanto que leio resenhas positivas sobre ele! :D já estou participando e torcendo muito!!!

  • Reply
    Davi Araújo
    19/05/2012 at 10:34 pm

    Também não vivi nos anos 80, mas sei que foi uma década agitada! rs. A premissa é muito boa! Todo o lance da OASIS, lembrando muito Matrix. Deve ser cheio de referências bacana da cultura geek dessa época! Super quero ler!

  • Reply
    Talita
    20/05/2012 at 3:08 am

    Já tinha lido uma resenha um tempo atrás. Acho que vou amar o livro por ter muitos pontos da cultura pop dos anos 80, apesar de ter nascido em 92, ainda peguei e gosto muito de muita dessa cultura que marcou minha infância. Tomara que eu ganhe! /grin

  • Reply
    Resenha | Jogador Número 1 | Supernovo.net
    20/05/2012 at 1:57 pm

    […] Quer concorrer à uma cópia do livro? Clique aqui! […]

  • Reply
    Henrique
    20/05/2012 at 2:28 pm

    Não é por nada não, mas depois que li alguns trechos do livro fiquei interessadíssimo em lê-lo e tê-lo pra mim. Sou muito azarado com sorteios, mas estou concorrendo, mas mesmo que eu não ganhe por aqui (espero que ganhe) eu vou dar um jeito de achar alguém para me presenteá-lo com ele, KOSAKOSAAKOKSOSOKASOKAOKA. /blink

  • Reply
    Amanda Gomes Amaral
    20/05/2012 at 8:09 pm

    OMG que resenha!Sempre quis saber sobre oque tratavva o livro,e foi beem esclarecedor ler isso.A-m-o distopias(apesar de achar q ultimamente estão ficando meio modinha) e já li esse ano li 4 e tem mais umas 7 na lista!Jogador numero 1 parece ser o tipo de livro que eu vou amar!quero muuito ler(e ganhar a promo né)!

  • Reply
    Elis Miranda
    20/05/2012 at 11:28 pm

    Quando vi essa capa pensei… ai que capa sem graça e nem me interessei pela sinopse #ShameOnMe
    Agora quer muito ler e saber como as coisas se encaixam e lógico como acabam!

    Bjo

  • Reply
    Bruna Mateus da Silva
    22/05/2012 at 12:16 pm

    Oiiii Thanny, esse livro tem aquela cara de nerd mesmo né?!
    Estou pensando em dar de presente ao meu namorado hahahaha.

    Achei demais a história!
    Beijoss
    Bruna Mateus da Silva recently posted..Resultado Estilhaça-meMy Profile

  • Reply
    Luana Villwock Silva
    24/05/2012 at 11:21 am

    Eu nunca tinha imaginado que o livro era tão bom assim! Eu esperava algo completamente diferente, a sua resenha me conquistou, vou ler ele o mais rápido possível! Afinal sou uma geek e acho que esse livro não podia deixar de ser para mim.
    Luana Villwock Silva recently posted..Resenha: DeslembrançaMy Profile

  • Reply
    Thiago Trisltz
    24/05/2012 at 11:40 am

    A muito tempo que quero ler esse livro, tanto pelo fato dele ser considerado o novo matrix e pelo fato dele aparentar ter uma narrativa rápida e por ter muita ação, a resenha está muito boa e só depois de ler ela só fez aumentar essa minha vontade de ler.

  • Reply
    Gabriel Monte
    24/05/2012 at 5:05 pm

    Eu ouvi sobre esse livro no podcast Matando Robôs Gigantes e fiquei muito empolgado. Com sua resenha fiquei mais interessado ainda em o ler.

  • Reply
    Helder Faria
    24/05/2012 at 7:11 pm

    Também estou ancioso para ler “O Jogador numero 1” . Já tinha ouvido sobre o livro, e com essa resenhna fiquei muit mais interessado. /blink

  • Reply
    Celso Ricardo Freitas Cavalcanti
    26/05/2012 at 3:06 pm

    Concordo com a Karen Alvares, as referência com a cultura pop dos anos 80 é um atrativo. Quem utiliza em alguns livros as referências a cultura pop é o Stephen King – pro exemplo a série A Torre Negra. Espero ganhar.

  • Reply
    Mateus Dantas
    27/05/2012 at 3:12 pm

    é um livro que aparenta ter bastante ação, e eu adoro livros assim, quero ler este livro e tive ótimas referencias.

  • Reply
    Mariana Ribeiro
    27/05/2012 at 3:21 pm

    Olá, Thanny!
    Eu fiquei super a fim de ler esse livro, principalmente pelo fato de fazer MUITAS referências aos anos 80. Eu também deveria ter curtido melhor essa época, eu nasci em meados da década, mas sempre fui stalker de tudo que remete a década perdida rs.
    Adorei demais a sua resenha e certamente vou participar da promoção, espero ter sorte!
    Mesmo que eu não ganhe, pretendo comprar o livro e já tem um lugar cativo na minha Wish List.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.
    Mariana Ribeiro recently posted..Resenha: Delírio por Lauren OliverMy Profile

  • Reply
    Dandra
    27/05/2012 at 10:51 pm

    Eu li recentemente o livro Pequeno Irmão, do Cory Doctorow e adorei, e esse livro Jogador Nº 1 me lembra um pouco dele. Por isso quero tanto lê-lo. Ah, ele me lembra tb o filme Tron o legado ^^

    Bjo
    Dandra recently posted..Deslembrança – Cat PatrickMy Profile

  • Reply
    Gabriela
    29/05/2012 at 1:53 am

    OI!
    Estou super interessado no livro, nunca li algo parecido.
    Já o quero muito!!!
    Bjs

  • Reply
    Maíra K.
    29/05/2012 at 12:44 pm

    Sendo um pouco exagerada vejo até um pouco do NOSSO mundo nessa historia. Muitos deixam de ter uma vida social pra estarem conectados. É incrível ir ao um barzinho e a maioria de seus amigos estarem com um iPhone, um Smartphone postando tudo que acontece e, ao mesmo tempo, te contando tudo que tá acontecendo ao mundo. Gente que de, maneira alguma, consegue se desligar do mundo “virtual”…

  • Reply
    Ricardo Pereira
    30/05/2012 at 3:50 pm

    Ansioso para ler este livro, apesar de sonhar com uma edição com tradução revisada. Mesmo assim, vale a pena.

  • Reply
    Rennan Victor
    30/05/2012 at 9:58 pm

    Esse é o tipo de livro que eu gosto, livros com um enigma a se desvendar, futuristicos, que envolvam jogos e que são portadore sde uma otima leitura.
    Se eu nao ganhar esse sorteio vou comprar o meu.

  • Reply
    Fly
    31/05/2012 at 4:02 am

    aaaaaaaaaaaaaaaaa… falta 15 min. pra acabar a promo! E bom, o livro tem “cara” de ser genial, né. E vamos ver se o Ernest Cline irá entrar pra minha lista de autores favoritos! :D

  • Reply
    Posts mais acessados em 2012! - Who's thanny?
    14/04/2015 at 11:49 am

    […] Link: (x) […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge