Cinema

Questão de Tempo (2013)

O que você mudaria se pudesse voltar no tempo?

About Time trailer - video

 I just try to live every day as if I’ve deliberately come back to this one day, to enjoy it, as if it was the full final day of my extraordinary, ordinary life.

Desde filmes como A Máquina do Tempo (1960), até aos mais recentes como Efeito Borboleta (2004), não é de hoje que o mundo cinematográfico (e também o público) adora filmes relacionados a viagens no tempo. Para realizar essas “viagens”, fomos apresentados a várias formas diferentes em diversos longas, desde máquinas do tempo até hipnose e também a famosa teoria do caos, mas todos tinham algo em comum: a vida de pessoas que amam em jogo.

A história de Questão de Tempo não foge muito desse padrão, mas é ai que você se engana ao pensar que é apenas “mais do mesmo das comédias românticas, só que com viagem no tempo”. Logo somos apresentados a Tim (Domhnall Gleeson, o Gui Weasley de Harry Potter), um jovem de 21 anos que descobre através de seu pai (Bill Nighy) que todos os homens de sua família são capazes de viajar no tempo, apenas pensando em um momento do tempo para qual você deseja voltar, mas contanto que você tenha estado lá.

AboutTime_Social_Website_Shareables_Desktop_DadandTim

Além disso, as viagens no tempo de Tim não são apenas um pano de fundo para encontrar o amor de sua vida, Mary (Rachel McAdams), mas também para contar toda sua trajetória, relacionamento com a família, amigos e claro, com seu pai. Cada personagem é bem construído e até os papéis pequenos tem uma função na história, e isso foi muito bem escrito e dirigido por Richard Curtis (que também esteve envolvido em projetos como Simplesmente Amor, Quatro Casamentos e Um Funeral e Um Lugar Chamado Notting Hill).

O filme não se foca apenas na história do casal, mas explora praticamente todos os personagens apresentados, principalmente a família de Tim. Com as duas horas de duração (parece muito, mas passa num piscar de olhos), Curtis conseguiu desenvolver muito bem as várias histórias paralelas ao redor do protagonista, coisa que a maioria das comédias românticas atuais apresentam dificuldade em fazer.

About-Time-5681_D016_00264

Em uma época na qual comédias românticas surgem praticamente a cada segundo, Questão de Tempo chega para dar um ar fresco para a produção em massa do gênero. O longa se destaca por inúmeros motivos, primeiramente por possuir um enredo que não foca inteiramente no romance e também por não se tornar algo forçado a dar certo. É claro que haveriam clichês, mas isso não influência a trama em nenhum momento, e talvez tenha feito com que a história se tornasse ainda mais leve, que com certeza te deixa com um sorriso no rosto.

Questão de Tempo é o tipo de filme que te envolve e te deixa feliz, mas o que o torna ainda mais incrível é o simples fato de ficar pensando durante horas sobre o que você mudaria em sua vida pudesse voltar no tempo e reviver tudo de novo, seja com quem for que esteja ao seu lado.

FICHA TÉCNICA

About-Time-poster-303x450Título original: About Time
Direção: Richard Curtis
Elenco: Rachel McAdams, Domhnall Gleeson, Bill Nighy, Lydia Wilson, Tom Hollander, Margot Robbie
Roteiro: Richard Curtis
Duração: 123 min.
País: Reino Unido
Gênero: Comédia/Romance
Trailer: [x]
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Caverna Literária
    13/07/2014 at 3:25 pm

    Esse filme é completamente lindo! Envolve tanta ternura e sentimentos verdadeiros que não tem como não amar!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Caverna Literária recently posted..As vantagens de ser invisívelMy Profile

  • Reply
    Francielli
    10/08/2014 at 4:30 pm

    Filme lindo demais, em varias cheguei a chorar e quando o personagem X morre, foi uma das cenas mais tristes que já assisti. Amei a trilha sonora e achei que a Rachel e Domhnall tem uma química incrível juntos. /smile

  • Reply
    Edison R Leite
    17/04/2018 at 10:24 pm

    Filmes igual a esse nos faz delirar de emoção, quanto sentimento quanta qualidade…demais…obrigado

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge