Literatura

Quem É Você, Alasca?, John Green

“Cruzes! Não posso ser uma dessas pessoas ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto.” – pag 55

Por Byzinha

Há algumas semanas eu vim aqui contar para vocês sobre a minha experiência feliz com An Abundance of Katherines, o segundo livro da carreira de John Green e o segundo dele que eu li [x]. Qual não foi a minha surpresa quando eu olhei os comentários RECHEADOS de gente que nunca tinha lido Quem É Você, Alaska????? Então eu resolvi me aventurar nesse programa de índio que é fazer resenha de um livro que você ama do fundo da alma.

Um dia eu estava linda no twitter quando uma das minhas leitoras (Camila) falou “BY, TEM UM LIVRO DO JOHN GREEN QUE VOCÊ PRECISA LER.” Não com exatamente essas palavras, mas com essa empolgação. Como eu contei em Katherines, comprei o livro e li em tipo 12 horas.

Quem É Você, Alasca? conta a história de Miles Halter, um garoto da Flórida de 16 anos que resolve estudar no mesmo colégio interno que o pai estudou no Alabama. Na Flórida, Miles era comum e sem amigos. Sua única companhia eram as últimas palavras dos mortos registradas nas muitas biografias da biblioteca do seu pai. Ao chegar em Culver Creek, Miles conhece Chip Martin – o Coronel – que logo o apelida de Gordo, justamente porque ele é magrelo, e lhe apresenta Alasca Young, sua vizinha que tem cigarros, bebida, um gênio avassalador e uma beleza que faz Miles entender imediatamente o poder das mulheres.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Miles de forma irreverente. Ele é um adolescente, mas também um nerd, então as palavras não são das mais fáceis (ex: tem uma hora que ele chama a Alasca de ~~belicosa~~), mas isso é o de menos. A distribuição da história é feita entre “antes” e “depois”, divido em “x dias antes” ou “y dias depois”, faz você rir e chorar e nos apresenta personagens tão intensos e bem desenvolvidos que meu Deus! Terminei de ler sabendo que era um bom livro, mas quando paro para pensar chego à seguinte conclusão: é o melhor livro que li esse ano. É um dos 10 melhores livros que li na vida. O segundo, para ser mais precisa.

Somos capazes de sobreviver a essas coisas horríveis, pois somos tão indestrutíveis quanto pensamos ser. – pag 226

Quem É Você, Alasca? é um livro muito, MUITO bom. MUITO. BOM. É repleto de quotes quotáveis, que você acaba querendo usar em algum momento da vida. Miles é um garoto simples no sentido mais puro da palavra. Ele passa por CADA COISA que é de morrer de rir (ex: anotem aí: páginas 110 e 130). John Green escreve de um jeito TÃO perfeito! Pensar no Miles e na Alasca me faz querer quotar Inception, porque é o que eu sempre lembro: “Não posso imaginá-la em toda a sua complexidade; todas as suas perfeições, todas as imperfeições. Olhe para você. Você é apenas uma sombra da minha realidade.

Alasca é essa pessoa louca e incontrolável que a gente acaba gostando TANTO! E a gente nunca vai conseguir entender o que se passa pela cabeça dela. É por isso que eu gosto do título, “Quem é você, Alasca?”, faz sentido. Porque Miles, Coronel e seus outros amigos (Takumi e Lara) giram em torno da incógnita que Alasca é. Nós mesmos, quando lemos, temos essa pergunta em mente. “Quem é você, Alasca?” Porque ela é misteriosamente incrível de um jeito que você nunca achou que iria gostar.

O título em inglês é “Looking For Alaska”, que em tradução livre fica “Buscando Alaska”. Amo igualmente, mas ainda assim gosto bastante da versão que a Martins Fontes deu. Com as capas é a mesma coisa, a nossa capa é a mais bonita de todas. Depois dela, eu gosto da britânica (essa preta, ca florzinha), mas ela ta esgotada, então enquanto não for relançada eu fico só com o meu livrinho em português mesmo ._. Inclusive ele ta todo acabado, porque vez ou outra eu pego para dar uma relida em alguma parte. Só emprestei uma vez para uma amiga (Lauri) e ela adorou! Já li três vezes e, nessa última, marquei com marca-texto minhas partes preferidas, porque fica mais fácil de achar [x].

Eu peço de coração para que vocês não tenham medo de ler depois de eu ter dissertado tanto o quanto é bom. Mais de uma pessoa já tinha me falado antes de eu ler quantos milhões de estrelhinhas douradas esse livro merece, então eu também li com um pé atrás. Como eu disse na resenha de Katherines e aqui mesmo, quando terminei de ler era sabendo que o livro é bom, mas foi depois de um tempo que eu percebi que o livro é realmente um life-changing.

John Green escreve para meninos e meninas, então todo mundo pode correr ir ler. Não é dos mais baratos, mas é um investimento sem arrependimentos.

As especulações para um filme aconteceram e os direitos foram comprados em 2006 – quando o livro foi lançado nos EUA – mas nada muito oficial foi dito. Talvez, bem TALVEZ, ele seja lançado em 2013, se, SOMENTE SE, alguma distribuidora topar distribuir. Meu dream cast inclui Chloe Moretz (Kick-Ass) como Alaska e Freddie Highmore (A Arte da Conquista) como Miles, Deus ouça minhas orações.

Desejo de todo o coração que vocês leiam, se deliciem, riam, chorem e se apaixonem por esse livro assim como eu.

Por último, mas não menos importante, vou deixar um pedacinho para vocês que não do da chuva, que vocês com certeza já leram em tudo que é lugar.

“Não é a vida nem a morte, o labirinto.”
“Hmm…, certo. É o quê?”
“O sofrimento”, ela disse. “São as coisas erradas que fazemos e as coisas erradas que fazem conosco. Essa é a questão. Bolívar estava falando sobre a dor, não sobre a vida e a morte. Como saímos deste labirinto de sofrimento?”
“O que aconteceu?”, perguntei. E senti a ausência de sua mão em minha coxa.
“Não aconteceu nada. Mas o sofrimento está sempre presente, Gordo. Dever de casa, malária, o namorado que mora longe quando você tem um garoto bonito deitado do seu lado. O sofrimento é universal. É a única coisa que preocupa tanto os budistas quanto os cristãos e os mulçumanos.” – pag 84

Título: Quem É Você, Alasca?
Autor: John Green
Número de Páginas: 230
Edição: 1ª – 2010
Editora: WMF Martins Fontes
Preço: R$38,00 [x]
Classificação: ★★★★★ x log 1 milhão etc

PS: Gosto de imaginar coisas, mesmo com o Green tendo dito que não planejava continuação para nenhum de seus livros (e eu adoro isso, de verdade). Gosto de pensar que Gordo e Lara finalmente encontraram o ponto de equilíbrio que faltava em “antes” e começou a ser construída da forma certa em “depois”. Gosto de pensar que o Melhor Dia do Coronel realmente aconteceu. O Coronel uma vez disse “O labirinto é uma droga, mas eu o escolho.” Gosto de saber que eles aprenderam a viver com isso.

You Might Also Like

28 Comments

  • Reply
    Katy
    28/11/2011 at 2:12 pm

    Faz tempo que estou querendo ‘Quem é Você, Alasca?’ E depois de ler sua resenha sobre ‘An Abundance of Katherines’ quero ele também! ^^

  • Reply
    Bárbara Matos
    28/11/2011 at 3:08 pm

    Gente, gente, gente, gente …. que resenha mais perfeita é essa? Digo isso do fundo do meu coração, da mesma maneira que digo que amo esse livro. Se tem um livro que nunca irei me arrepender de ter ligo é ‘Quem é você, Alasca?’, são tantas qualidades que ele apresenta que é até difícil de descrever. Mas você conseguiu fazer isso muito bem.

    O fato dele ser dividido em ‘x dias antes’ e ‘y dias depois’ me deixou muito curiosa pelo que seria esse acontecimento, o que me deixou bem triste quando descobri. /cry

    Sabe, não tem personagem como a Alasca, é realmente uma personagem com um tipo de mistério que eu nunca imaginei que gostaria, assim como você falou. E o Miles, ele é tão simples e apaixonante.

    Eu fico imaginando se fizerem o filme (Adorei os atores que escolheu *-*), e sinceramente acho que perderia o encanto de livro, não sei. Fico realmente decepcionada quando o filme acaba com a história de um livro, e transmitir em imagens o que ele passa com palavras seria, na minha opinião, impossível.

    Não sei mais o que dizer, se fosse para falar sobre essa obra prima ficaria horas e horas conversando, fazer o que né kk

    Beijos, Livros e Coisas Menos Incríveis.

    • Reply
      Byzinha
      28/11/2011 at 8:27 pm

      LOL Essa amiga que eu emprestei o livro não quer que tenha filme exatamente pelo contrário: porque ela acha que ficaria muito afetada quando os personagens forem personificados. Eu tenho vontade que vire filme sim, justamente por isso. E tenho certza que ninguém é melhor que a Chloe pro papel.

      • Reply
        Bárbara Matos
        29/11/2011 at 8:20 pm

        Não tem medo de estragarem a história? Eu tenho :/ Por exemplo, uma das minhas séries preferidas, Percy Jackson e os Olimpianos, teve o primeiro livro gravado, e comparado ao livro, é péssimo! Eu até gosto do filme, mas eles perderam a oportunidade de fazer um grande sucesso, mesmo tendo sido bem falado, enfim, os fãs de Percy me entendem! kk O mesmo aconteceu com A Bússola de Ouro, que nem teve continuação.

        • Reply
          Byzinha
          29/11/2011 at 9:41 pm

          Percy Jackson eu nunca gostei mesmo. Bússola de Ouro eu acho que foi erro de interpretação, sei lá. Porque eu AMO a série e acho que os filmes tinha potencial SIM para continuar. Até porque, se você for pensar, o segundo livro é super curto, então mais ou menos fez sentido terminar antes. ENFIM, é um assunto complexo. Sabe, eu gosto de me apegar a adaptações que deram certo. Água Para Elefantes (que eu AMO), tem uma adaptação maravilhosa. Charlie St. Cloud também. It’s Kind of a Funny Story é diferente, mas deu certo. Os próprios Crepúsculo e Lua Nova eu acho ótimas adaptações (Eclipse não, esse eu odiei). E eu to na fé de que vão fazer Hugo e Jogos Vorazes direitinho. Então acredito que possa dar certo.

  • Reply
    Juliana
    28/11/2011 at 4:55 pm

    Meu Deus, que resenha elefantesca – mas eu li, então pare de reclamar de mim u_u

    ENFIM, vc já me falou milhões de vezes desse livro, eu sei, mas ainda não tomei coragem pra ler… simplesmente porque eu tenho a vida de livros pra ler nesse momento D:

    Mas, pelo menos, com o comentário da Bárbara aí em cima sobre o “antes” e “depois”, eu fiquei curiosa e preparada pra um momento triste Q

    E é isso… Um dia, quando eu estiver no clima, eu compro o livro e leio :P
    Por enquanto eu tô numa vibe mais fantástica – só pra variar hahahaha

    Beijo!

    Ju
    julianagiacobelli.com
    Juliana recently posted..Novo livro de Maggie Stiefvater – The Scorpio RacesMy Profile

  • Reply
    Ivson
    28/11/2011 at 6:08 pm

    Uma amiga minha já tinha falado desse livro.. mas depois de ver essa resenha deu vontade de ler =)

  • Reply
    Bruno M.
    28/11/2011 at 7:52 pm

    Eu sempre olhava pra essa capa e ficava morrendo de vontade de ler, só por causa da capa. Mas agora que vi que não é só um rostinho bonito, rs, e… nossa eu preciso desse livro! kkkkkk

    O único problema é o preço mesmo, e pra baixar (sendo que não é lançamento) só com reza brava mesmo… :/

    Adorei a resenha!! Beijos,

    @minha_estanteMinha Estante
    Bruno M. recently posted..Procura-se colaborador para o blog Minha Estante!My Profile

  • Reply
    Ceile
    28/11/2011 at 8:36 pm

    Nossa, que resenha! /omg

    Menina, vc gostou mesmo, hein? Eu acho o título bem sugestivo à imaginação, já que não chegaria a pensar no “tema” do livro… Tipo, não é spoiler, não é clichê!

    Caraca, preciso ler! E tô curiosa pra saber qual livro ocupa o primeiro lugar na sua lista hahaha

    E já imagino o quanto vou chorar, já que é isso que faço com os livros de assuntos mais “delicados”… Curiosa pelo antes e depois /cry

    Bjo!
    Ceile recently posted..#Mega Promoção de NatalMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      29/11/2011 at 9:42 pm

      Meu primeiro lugar é “A Menina Que Roubava Livros”!

  • Reply
    Bruna
    29/11/2011 at 12:24 am

    Acho que vou ter que parar de acessar o site, porque toda vez que eu entro minha lista de livros e series aumenta, não dou conta assim rsrs

    Mas suas resenhas são otimas, e fala de livros que nem sempre são obvios, ou cliches.
    Bruna recently posted..Continuação de Star Trek será em 3DMy Profile

  • Reply
    vanessa
    29/11/2011 at 10:50 am

    Wow, você realmente gostou desse livro UAHSUAHSUAS Eu não tinha tanta curiosidade de ler no começo, mas agora – depois dessa sua resenha e de algumas outras que eu vi – desejo esse livro loucamente <3 Amei demais a resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    vanessa recently posted..Footloose – Rudy Josephs.My Profile

  • Reply
    Emanuella Casado
    30/11/2011 at 1:49 pm

    ain, quero lê. vou vê se comprou. Amei a resenha thanny, beijos
    Emanuella Casado recently posted..Novidades ’01My Profile

  • Reply
    Amanda Faustino
    30/11/2011 at 10:32 pm

    Quero muito ler esse livro. Há um tempo eu conheço ele, e fiquei interessada.
    Não gosto muito da capa do Brasil, prefiro a original. Mas a daqui não é feia, só não acho bonita. rs

    Beijos, Book and Cupcake.
    Amanda Faustino recently posted..Tormenta – Lauren KateMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      30/11/2011 at 11:48 pm

      AQUELA CAPA DA FUMACINHA??? Eu detesto D; E olha, eu dei uma olhada em praticamente TODAS as capas de Alaska, e a nossa é a mais bonita mesmo. Depois dela, só a da Inglaterra, que eu também coloquei no post ._.

  • Reply
    Luciana Mara
    01/12/2011 at 1:08 pm

    Ei!

    Este livro já estava me tentando, mas a leitura do post foi a cerejinha do bolo.

    Eu também quero tentar adivinhar que é a Alasca.

    O ruim é que o preço é salgadinho mesmo.
    Vou esperar um progressivos da saraiva.

    Eu quero!!!

    Resenha empolgante!

    Bjins
    Luciana Mara recently posted..‘Perdoa-me pai, eu troquei’- Novembro (2011)My Profile

  • Reply
    Mariana Borges
    02/12/2011 at 1:59 am

    Confesso que nunca tive vontade de ler esse livro (me sinto um alien!), mas com essas resenha você definitivamente me convenceu! AHSUASHUASHUA Já está na minha lista de próximas leituras, espero que eu goste tanto com você e várias outras pessoas gostaram. Obrigada pela resenha, beeijos!

  • Reply
    Sam Wright
    02/12/2011 at 11:03 am

    Agora PRECISO ler esse livro. Eu já estava planejando em comprar assim que tu falou dele, mas com essa resenha, quotando Inception e tudo? NECESSIDADE. O negócio é torcer pra que eu goste dele também. :3
    Amei sua resenha, By!

  • Reply
    Mareska
    06/12/2011 at 10:27 pm

    Lindimais *O*
    Mareska recently posted..The lover’s dictionaryMy Profile

  • Reply
    Who's thanny? » Blog Archive » The Fault in Our Stars, John Green
    15/02/2012 at 5:15 pm

    […] individual de John Green (você pode conferir aqui no Who’s Thanny também as resenhas de Quem É Você, Alasca?, An Abundance of Katherines e Paper Towns), lançado em janeiro desse ano. Ele veio depois de muita […]

  • Reply
    thanny
    17/05/2012 at 4:56 pm

    PFV, DEIXA EU CHORAR MAIS UM POUCO COM ESSA SUA RESENHA ;_____;
    Eu realmente comecei esse livro sabendo que era bom, mas com medo de ter sido muito superestimado. O Antes é uma versão teen de Cotoco, que se você não leu, recomendo que leia, e não estava me surpreendendo muito (mesmo com a quantidade absurda de quotes quotáveis!), mas já faltando poucos dias para o Depois eu percebi que esse livro é MUITO.BOM! Sério! E por você ter falado tanto desse livro e por ter pedido tanto pra eu ler, eu até tinha esquecido que eu tinha comprado o livro… para mim foi um presente seu <3 Ainda estou tentando absorver a história, mas entrou pra minha listinha de favoritos. QUERO LER TODOS OS LIVROS JOHN GREEN!

    E sim, também penso que no fim as coisas se acertaram para todos e OMG a Chloe é perfeita para a Alaska!!!

    • Reply
      Byzinha
      17/05/2012 at 6:12 pm

      <3_<3
      Mais John Green na vida das pessoas.

  • Reply
    Gabi
    19/03/2013 at 12:12 pm

    Esse é o segudo melhor livro da sua vida? Então quero saber o primeiro, porque acho que a gente vai se entender nessa bagaça, já que esse livro é O livro da minha vida, meu favorito ever.

    E é como você falou mesmo, você só entende ele depois de um bom tempo. Tanto que eu só resenhei esse livro quase um ano depois de ler! Como eu disse na resenha, é uma coisa que eu precisei digerir, deixar de lado e redescobrir depois.

    Amo os quotes desse livro, tanto que quero tatuar um deles <3

    A capa britânica é linda linda linda. Também espero ansiosamente ser relançada para juntar a minha coleção. (Tenho a nossa em português, a americana e a francesa <3³)

    Anyway, ótima resenha. John Green é vida, o cara tem um dom e isso não se discute.

    Beijitos
    Gabi recently posted..Momento Economia: Maneiras de fazer o dinheirinho renderMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      19/03/2013 at 4:03 pm

      Meu primeiro livro de todos é A Menina que Roubava Livros <3

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo » Editora Intrínseca garante os direitos de Quem é você, Alasca?, do autor John Green
    22/05/2014 at 7:38 pm

    […] os fãs de John Green! A editora Intrínseca anunciou nesta quinta (22) que irá publicar “Quem é você, Alasca?” em setembro, garantindo assim, todos os títulos solo do autor no […]

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo » Livros em promoção!
    03/07/2014 at 3:53 pm

    […] Irresistível: R$15,80 Eleanor & Park: R$14,80 Quem é você, Alasca?: R$16,80 (resenha aqui) As Vantagens de ser Invisível: R$14,80 (resenha aqui) Paixão Sem Limites: R$14,80 Louca por […]

  • Reply
    Who's thanny? » Arquivo » Mentirosos, E. Lockhart
    14/10/2014 at 2:36 pm

    […] todo e qualquer livro dele sem ao menos ler a sinopse; fiz isso com todos os livros do John Green após ter lido Quem é você, Alasca? e não foi diferente com a […]

  • Reply
    #TeoremaJohnGreen - Katherines, uma introdução - Who's thanny?
    13/04/2015 at 1:19 pm

    […] Vale torcer para que, com o lançamento de A Culpa é das Estrelas, tanto Katherines quanto Alaska tenham uma segunda chance de chegar às […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge