Literatura

Quando você a viu pela última vez?, Lemony Snicket

por Nichollas Jaques

Mais uma constância de perguntas erradas, estas bem mais divertidas que as certas, mais uma vez Lemony Snicket está metido num mistério na quase cidade fantasma de Manchado-pelo-Mar. Escrito e protagonizado por Lemony Snicket, o mesmo escritor da série Desventuras em Série que foi cinematografada em. O livro “Quando você a viu pela última vez ?” é o segundo livro da série “só perguntas erradas”.

A história é passada nesta enigmática cidade Manchado-pelo-Mar palco dos maiores mistérios dos quais cabe a Lemony e sua tutora S. Theodora Markson (e o quê o S. significa?) resolvê-los. Desta vez o mistério consiste no desaparecimento da filha da família mais influente de Manchado, Cleo Knight.

“Um Dilema com pneu murcho era um lembrete de que não importa o quanto o mundo seja esplêndido e maravilhoso, ele pode ser arruinado por algo que você nem percebe até que o estrago já tenha sido feito.”

Cheio de personagens carismáticos e bem caricatos, como o casal de policiais Mimi Mitchun e Harvey Mitchun, e seu filho valentão Stew, os irmãos e taxistas Belefronte, a intuitiva jornalista Moxie Mallahan, ou até mesmo o vilão Tiro Furado, dar-lhe-á uma imensa vontade de também residir nesta cidade.

As ilustrações são belíssimas, feito pelo cartunista e ilustrador Seth, elas conseguem remeter com bastante êxito uma ambientação infato-juvenil porém ao mesmo tempo de gêneros mais adultos como o noir, e elas retratam muito bem as situações ocorridas no livro. Mesmo sendo predominante infantil “Quando você a viu pela última vez ?” foi feito para todas as idades. Constantemente os personagens dão um contraste na forma de pensar, de agir do mundo dos adultos com o mundo das crianças.

“É inútil fechar os olhos quando você está se escondendo, mas todo mundo faz isto mesmo assim.”

Com uma narrativa ótima, você lê voando e nem nota que acabou, com um sentimento triste de não ter o que ler mais. “Quando você a viu pela última vez ?” cheio de histórias intrigantes, diálogos genias, lugares incríveis, e personagem fantásticos, fará com que leia e releia várias vezes por ser muito divertido e engraçado.

Informações

Cortesia da editora.
Autor: Lemony Snicket
Ilustrações: Seth
Tradução: André Czarnobai
Editora/Selo: Seguinte
Nº de Páginas: 272
Edição: 1ª – 2013
Preço: R$29,90
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Caverna Literária
    18/07/2014 at 9:52 pm

    Uau, parece muito bom mesmo! Adorei a sua resenha e as imagens, são bem cativantes *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge