Textos

Qual o próximo livro que irei ler?

Sempre que eu termino de ler um livro, eu imediatamente olho para minha estante tentando decidir qual o próximo que vou ler. Às vezes, escolho aquele lançamento que eu estava morrendo de ansiedade para ler ou algum que estava esquecido há tempos. Mas o caso é que eu não tenho nenhum critério de escolha específico e fiquei pensando “Como as outras pessoas decidem?”.

Leitores organizados possuem uma lista de leitura, muitos blogueiros fazem isso com as leituras de parceria, mas e se você não estiver a fim daquele tipo de leitura naquele momento? É mais interessante escolher um livro de acordo com o seu humor, pois assim não haverá erro. Não estou incentivando você a ser desorganizado, apenas estou dizendo que selecionar uma leitura de acordo com o seu emocional é mais agradável. Na maioria das vezes. Livros depressivos nem sempre são indicados se você estiver triste, ok?

Escolher alguns títulos e pedir ajuda aos seus amigos também é algo válido, porque afinal, eles te conhecem e saberão dizer qual livro irá te agradar naquele momento indeciso de sua vida. Principalmente se eles tiverem um gosto parecido com o seu <3

Se você ainda tiver dúvidas, pode procurar algumas resenhas em blogs, no skoob e/ou goodreads. Porque aí você já sabe o que esperar do livro: diversão ou decepção.

E ainda tem a opção de continuar aquela série que você começou há séculos e ainda não leu a sequência. Se você gostou do primeiro livro, está na hora de matar a saudade dos personagens. Tá esperando o que?

Agora se você quer opinião de outros leitores, aqui vai. Como você escolhe sua próxima leitura?

Vitória: Eu sempre pego o livro que eu mais estava ansiosa pra ler, tipo quando eu vou chegando ao final de um e já estou pensando no outro.

Andressa: Eu costumo escolher os livros que vou ler de acordo com filmes que serão lançados ou filmes que eu já tenha visto. Sou fascinada por Mitologia Grega e Ficção Científica, daí tiro minhas leituras extras.

Marina: Quando eu estou lendo uma série, eu gosto de lê-la em sequência, porque eu já estou familiarizada com os personagens e o enredo, e assim não me esqueço da história rapidamente (parece que problemas de memória são genéticos). E quando a série acaba, eu procuro um livro de outro gênero para mudar um pouco.

Sam: Sou fofa e geralmente escolho o livro que tá me encarando com aquela capa mais linda OU que todo mundo diz que é muito bom.

Quer sugerir ideias e participar de outros posts? Envie um e-mail para contato@whosthanny.com!

You Might Also Like

15 Comments

  • Reply
    Ana Death Duarte
    19/07/2012 at 3:36 pm

    De acordo com o humor fato. E se o humor mudar, eu vou intercalando com outros. =] /blink /grin /smile
    Ana Death Duarte recently posted..Resenha do livro: A Última Princesa – Fabio YabuMy Profile

  • Reply
    Juliana Pires
    19/07/2012 at 3:38 pm

    Eu não consigo seguir lista, apesar de fazer algumas, eu não sei nem por que me dou o trabalho de fazer, eu não vou segui-la mesmo. Acho que faço só para ter um plano b, caso a minha total falta de comprometimento com as coisas de errado.
    Eu queria muito ter uma fila de leitura organizada, mais não, eu sempre pego para ler o ultimo livro que eu comprei, e acabo abrindo mais de um livro por vez, o que não é uma boa ideia, já que estou com uma pilha enorme de livros meio-lidos para terminar.
    Mas, enfim, quando consigo organizar alguma coisa, eu sempre acabo escolhendo o próximo livro, quando estou terminado outro.
    Juliana Pires recently posted..What the hell is wrong with me?My Profile

  • Reply
    Ceile
    19/07/2012 at 5:07 pm

    Em junho, escrevi em uma caderneta uma lista sincera de leitura: aquilo que eu realmente queria ler. Independente se o livro era de parceria ou não… Bem, tenho mais de 90 livros não lidos, mas consegui fazer uma lista com 6 livros. E, no final, já li 3 deles (li outros que não estavam na lista, btw).

    Eu passo a mão nas lombadas /grin Sério! Eu fico muito tempo olhando-as, alisando, até decidir.

    Tenho um cubo (nicho) onde cabem uns 15 livros, ali coloco minhas prioridades (que são os livros que mais quero ler) e vou tirando dali e substituindo. Mas, às vezes, pego da estante direto rsrsrsrs.

    Eu queria ser muito mais organizada e disciplinada com a minha leitura, mas não consigo de jeito nenhum! Queria ter tempo pra ler todos os livros que quero, mas não rola, então vai acumulando e eu me perco hahahaha

    Um beijo!
    Ceile recently posted..Sempre – Maggie StiefvaterMy Profile

  • Reply
    Daisy
    19/07/2012 at 6:07 pm

    Eu escolho minhas próximas leituras baseado em meu humor, ou se por exemplo, eu acabei de ler um livro muito tenso, gosto de que o próximo seja mais leve e de preferência de um gênero diferente.
    No geral, sempre vou pelo meu “momento” (o tipo de livro que quero ler no momento) mesmo que eu tenha uma pilha de livros de parceria para ler. Não me importo em passar um na frente. Já aconteceu de eu estar lendo um, naquele momento não rolar e então eu abandono e troco por outro; depois, quando retomei a leitura do primeiro, fluiu tranquilamente… por isso que eu digo que depende do meu momento.

    Adorei o post
    Beijinhos
    /grin
    Daisy recently posted..Chevy Stevens, sobre a autoraMy Profile

  • Reply
    Daisy
    19/07/2012 at 6:09 pm

    .
    Daisy recently posted..Chevy Stevens, sobre a autoraMy Profile

    • Reply
      Daisy
      19/07/2012 at 6:12 pm

      Eu, basicamente, sigo a linha de que minha próxima leitura sempre dependerá do meu “momento” rs Às vezes pego um livro meio tenso para ler e depois quero um mais leve; mas no geral, sempre vai depender do momento, o gênero que estou querendo ler.
      Já aconteceu de eu estar lendo um livro, abandonar porque a leitura não estava rolando, e depois retornar a ele e a leitura fluir tranquilamente… Idenpendente da minha fila de leitura ou da pilha de livros de parceria que eu tiver para ler, minha leitura só funciona se eu realmente estiver disposta e com vontade de ler aquele determinado gênero, ou tipo de livo, narrativa…

      Adorei o post
      Beijinhos
      Daisy
      /love
      Daisy recently posted..Chevy Stevens, sobre a autoraMy Profile

  • Reply
    Gabi
    19/07/2012 at 6:21 pm

    Totalmente Aleatória! :D (tinha que ser a errada da Gabi)
    Tudo bem, o humor é um fator marcante, se estou deprimida não vou ler nada triste ou melosinho ou mimimi. Mas 96% das vezes eu termino o livro animada ou morrendo pela continuação. E agora?

    Pego alguns que estou com mais vontade e, ou organizo em uma ordem e uso aqueles sites de números random ou peço pra alguém escolher pra mim. Hahaha’ sou incapaz de escolher minha próxima leitura #fato
    Gabi recently posted..Eu Quero #20My Profile

  • Reply
    @hey_deeds
    19/07/2012 at 6:22 pm

    Normalmente eu pego um livro que olho e penso “to louca pra ler ele” rsrs. Ou tento variar, leio alguma fantasia, depois um romance,pulo pra algo engraçado e rápido, e assim vai. rs Acho que ler varios livros do mesmo estilo cansa, e parece repetitivo daí.
    Mas agora para minhas férias do trabalho e facul, criei uma lista dos que eu tenho que ler, e montei uma ordem. Até que to seguindo direitinho, só li 4 livros por fora, porque eu comprei recentemente e eram bem fininhos e tal *-*

    • Reply
      thanny
      19/07/2012 at 6:24 pm

      Queria ter a disciplina pra seguir uma lista, já tentei e nunca dá certo :(
      Mas também sempre dou uma variada pra não ficar só num gênero.

  • Reply
    Raíssa Lins
    20/07/2012 at 2:40 am

    Não sou muito organizada, mas gosto de sempre ter em mente qual será o meu próximo livro a ser lido (muitas vezes não respeito a ordem, mas). Mas se eu estiver lendo uma série e já possuir os próximos volumes da mesma, prefiro ler tudo de uma vez :)
    Beijos
    Raíssa Lins recently posted..On my Wishlist #7My Profile

  • Reply
    Camila Costa
    21/07/2012 at 9:15 pm

    normalmente eu espero terminar o que eu estou lendo para pensar no próximo… e costumo manter uma “ordem”: leio um livro que eu comprei e um de parceria, assim alternadamente *-*
    Camila Costa recently posted..Sorteio de Garota Replay + Resultado de Estilhaça-meMy Profile

  • Reply
    Juliano Rodrigues
    23/07/2012 at 9:00 pm

    Troco de livro como quem troca de roupa. Leio de acordo com meu humor no dia, é muito comum eu ler 3 ou 4 livros simultaneamente, é comum também abandoná-los e partir para outro que desperta o meu desejo, e retomá-lo após, ou não.
    Até já escrevi sobre isto…
    Juliano Rodrigues recently posted..Sobre sua maneira de escolher… – Gisele CorrêaMy Profile

  • Reply
    Axwell Godoi
    23/07/2012 at 9:07 pm

    Eu sempre tento mudar de gênero a cada leitura. Se estou lendo um romance, procuro um livro de aventura para ser minha próxima leitura.Eu não tenho uma lista de leitura não, quando estou no fim de um livro, vou até minha estante e procuro o próximo que quero ler.
    Não gosto de ler séries em sequencia não, ainda mais aquelas onde são muitos livros, fico enjoado fácil e acabo desanimando de ler, então vou intercalando.

    As Crônicas de Zazuleigo
    Axwell Godoi recently posted..TOP 5 Livros Onde a Amizade Faz Toda a DiferençaMy Profile

  • Reply
    Lígia Paulino
    23/07/2012 at 10:38 pm

    Ei Thanny!!! Geralmente escolho de acordo com o meu humor e o estilo que mais gosto. Não ser ler um livro só porque estão dizendo que é bom, acho que eu tenho que ter aquela vontade de ler sabe? Pegar ele, folhear, ler a sinopse, e ai sim ver se eu fiquei com bastante vontade de ler.

    Um xerãooo
    Lígia Paulino recently posted..[ Lire et Commentant ] >> " Do seu Lado " – Fernanda Saads + A Cobertura do Evento de Lançameto.My Profile

  • Reply
    Jeniffer Haddad
    23/07/2012 at 11:08 pm

    Sempre pego aquele que mais quero ler, se não tiver nenhum que eu esteja com ansiedade, pego aquele que está mofando na estante hahaha

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge