Literatura

Qual É Seu Número?, Karyn Bosnak

O principal motivo de eu ler Qual é seu número? foi o fato dele ser o livro do mês no Clube do Livro, e eu digo isso porque apesar de tê-lo em minha estante, não sabia quando iria pegá-lo para ler, porque apesar de amar romances, bem, não sou muito fã de chick-lit com mulheres cheias de problemas e totalmente loucas… Mas e se eu disser que fui totalmente surpreendida com a estória?

Delilah Darling é a típica protagonista que tem quase 30 anos, acabou de perder o emprego, está solteira, a irmã mais nova vai se casar e a mãe não para de perturbá-la com isso. Ah, e tem o fato de que ela já se envolveu com 19 homens durante a vida e acaba de ler uma matéria no jornal que diz que a média de homens para uma mulher de 30 anos é de 10,5. Se ela ficou desesperada por estar acima da média? Ela surtou totalmente! E é aí que a maluquice começa, ela decide ir atrás de todos os antigos namorados para ver se um deles não se tornou sua alma gêmea e para claro, não aumentar seu número mais ainda. Será que ela consegue?

Sim, a situação é essa: a protagonista que acaba de perder o emprego e viaja por todos os Estados Unidos atrás de ex namorados por causa de uma matéria que leu no jornal. Claro que ela teve uma ajuda para conseguir os endereços, seu vizinho – lindo e maravilhoso, além de ser irlandês – Colin que é ator, barman e investigador nas horas vagas, conseguiu tudo pra ela. A partir daí já sabemos o final incrivelmente clichê, ou será que não?

A narrativa incrivelmente divertida me surpreendeu, com recados, ficha dos namorados e mapas no início dos capítulos. Delilah, por incrível que pareça, não é a mulher fútil que aparenta ser. Ela só é uma mulher fácil. E ao contar dos relacionamentos passados antes de ir confrontar seus ex, a gente se apega ao seu jeitinho de ser.

Confesso que nunca ri tanto lendo um livro. Sou mais do tipo que chora. Então, lá estou eu morrendo de rir e contando as histórias de Delilah para minha irmã. Foi cada namorado que ela teve, cada situação que ela se mete que é impossível não rir.

Algo que adorei foram as referências que Delilah fez a filmes e músicas dos anos 70 aos dias de hoje. A música Three Times a Lady de Lionel Richie é responsável pelos melhores momentos do livro e nossa, como eu imaginei Chris Evans – abençoado seja – durante toda minha leitura. Inclusive, o título original do livro era “20 times a lady”, mas foi relançando com o título que conhecemos por causa da produção cinematográfica.

O que realmente incomodou depois de algumas páginas, e que tive que passar a ignorar, foi aquela avalanche de notas de rodapés para cada referência feita. Algumas eram da própria Delilah, o que era legal. Mas após um momento elas acabaram quebrando o ritmo de leitura.

Números realmente são tão importantes assim? Nossa protagonista acaba descobrindo a verdade após todas as loucuras que fez. E o final é extremamente lindo e super digno. Recomendo!

Após terminar o livro, corri para ver o filme, porque tinha uma cena que queria muuuito ver, mas foi uma decepção. Sim, Qual é seu Número? inspirou o roteirista do filme e só, não é o que podemos chamar de adaptação. Ele cumpre seu objetivo de entreter e nos fazer rir, mas mudaram completamente as características de Colin e tonaram a protagonista uma mulher retardada. Acho que só vale a pena assistir para apreciar o corpo de Chris Evans. Espero que as pessoas que tenham visto, leiam o livro, porque com certeza também irão se surpreender.

Título: Qual é Seu Número? (What’s Your Number?)
Autor: Karyn Bosnak
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
Nº de Páginas: 414
Edição: 1ª – 2011
Editora: Novo Conceito
Preço: R$29,90
Classificação: ★★★½☆

You Might Also Like

9 Comments

  • Reply
    Kaká Rodrigues
    23/01/2012 at 1:41 pm

    Ah, eu tenho muuita vontade de ler esse livro justamente porque eu já várias resenhas que dizem que quem leu riu muito e eu gosto de rir em um livro lol Eu achei muito interessante a diagramação e os mapas no interior do livro. Eu até já solicitei o livro pra Novo Conceito :D

    Beeijão
    Kaká
    Kaká Rodrigues recently posted..Indicação #04: Game Of ThronesMy Profile

  • Reply
    Nathália
    23/01/2012 at 4:10 pm

    Oi Thanny!
    Sua resenha ficou ótima, parabéns! Destacou todos os pontos principais do livro!
    Eu também me surpreendi com Qual Seu Número?; demorei um pouco para pegar para ler, mas depois não consegui parar!
    A Delilah é completamente pirada! E as confusões em que ela se mete, procurando pelos ex-namorados, são mega divertidas!
    O livro é infinitamente melhor que o filme! Não curti a Anna Farris como a Delilah, mas é bom para ver o Chris, fato.
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Beijos,
    Nathi
    @bookswonderland
    Nathália recently posted..Resenha – Nascida à Meia-NoiteMy Profile

  • Reply
    Ceile
    23/01/2012 at 8:22 pm

    Pois é, eu só assistiria o filme pelo Chris Evans ? /love

    Nunca “priorizei” o livro justamente por achar clichê, bobinho, um besteirol… Tipo, acreditava que era aquele livro engraçadinho, mas nada d+.

    Já sei que TENHO que ler o quanto antes (depois de Eu Sou o Número 4, claro) /sigh Eu também sou das que chora, se eu rir, será inédito!
    Tô com medo do final agora! /cry

    Um beijo!
    Ceile recently posted..Silêncio – Hush Hush – Becca FitzpatrickMy Profile

  • Reply
    Vanessa
    24/01/2012 at 1:30 am

    Parabéns pela resenha Thanny! Estou ansiosa para ler Qual Seu Número! Beijos!
    Vanessa recently posted..Novas aquisições: A Intuitiva, Dezessete Luas e SilêncioMy Profile

  • Reply
    Bruna Mateus da Silva
    24/01/2012 at 2:14 pm

    Ah, esse livro é uma graça mesmo!!
    Eu também me diverti… e ri com “ela só é fácil” hahahaha

    Ainda não assisti ao filme, e ando sem vontade de assistir, só pelo trailer vi que não ia ser bacana.

    Beeijoss

  • Reply
    Aione Simões
    26/01/2012 at 5:17 pm

    Nossa, mil anos que não passo aqui!!
    Desculpa pelo sumiço!!
    Eu amo chick-lits normalmente, se você que não é muito fã adorou, tenho certeza que vou amar!
    Notas de rodapé em excesso também me desanimam hehe
    Todos falam que o filme é ruim, se comparado ao livro…Ainda assim, quero ver, mas só depois de ler!
    Beijão!
    Aione Simões recently posted..Parece, mas não é #25My Profile

  • Reply
    Juliana
    26/01/2012 at 6:00 pm

    Oi, Thanny! :D

    Eu também tava nessa mesma que você, de não querer pegar pra ler, mas daí me surpreendi também, e me acabei de rir como você hahahaha

    Ainda não vi o filme, e tô morrendo de receio, justamente porque as grande maioria das pessoas não está gostando, quando comparado ao livro :(

    Mas acho que em termos de chick-lit foi um dos mais legais que eu li, nada de depressão ou pessoas morrendo. Foi bom pra respirar hahaha

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com
    Juliana recently posted..Resenha – Filha da TempestadeMy Profile

  • Reply
    Tharcila Lima
    22/02/2012 at 7:10 pm

    Achei a história simplesmente hilário. Chick Lit são sempre bons
    Tem histórias, são bem desenvolvidos e bem humorados
    Qual o seu número não deixa nada a desejar pelo que entendi
    Espero ler em breve

  • Reply
    Virginia de Oliveira
    07/03/2012 at 5:06 am

    Já li muitas resenhas sobre esse livro e a cada leitura fico mais ansiosa para ler esse livro. Ainda não tenho ele, mais quero lê-lo muito em breve para poder ri bastante.

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge