Cinema

Prometheus (2012)

Uma das grandes perguntas da humanidade é: de onde viemos? Independente de você acreditar em Deus ou não. E em um futuro não tão distante, em 2089, um grupo de cientistas/arqueólogos/antropólogos está perto de desvendar essa questão.

Dr. Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) descobriram pinturas rupestres de diferentes civilizações antigas que retratam uma espécie de mapa estelar de uma galáxia distante. Como nossos antepassados fizeram isso sem auxílio da tecnologia? Acreditando que a resposta para origem de nossa espécie está em uma lua dessa galáxia, o rico Peter Weyland (Guy Pearce) financia uma expedição na nave Prometheus para desvendar esse segredo que pode ser uma das maiores descobertas da humanidade.

Comandados por Meredith Vickers (Charlize Theron), e com uma equipe composta por Janek (Idris Elba), Fiefield (Sean Harris), Millburn (Rafe Spall), David (Michael Fassbender) e muitos outros. Eles partem rumo ao desconhecido. E estão tão errados.

Se você não assiste um filme de ficção científica decente há muito tempo prepare-se para ficar feliz. Prometheus marca o retorno do diretor Ridley Scott, um precursor do gênero sci-fi, com uma possível nova franquia que antecede a história de Alien, cujo filme ainda não vi.

Desde que vi o primeiro viral do filme, minhas expectativas ficaram altíssimas. Fucei todo o material disponível no aplicativo do Facebook que permitia o usuário “Descobrir Prometheus” e estava esperando algo MUITO tenso. E isso pode ter sido um dos motivos para ter saído do cinema com aquela sensação de que faltou algo.

Tive a oportunidade de assistir o filme em 3D e, milagrosamente, legendado numa sessão de pré-estreia. E o que posso falar de maneira geral? Prometheus é grandioso, um filme visualmente lindo que investiu pesado em seus efeitos especiais e no elenco. O 3D foi apenas um complemento para que o visual se tornasse perfeito e passasse ao telespectador a sensação de entrar na tela… e não da tela atacar você com explosões e coisas nojentas.

Apesar de ter um elenco grandioso, Michael Fassbender roubou todas as cenas interpretando o andróide David com tiradas sensacionais. E o personagem dele é no mínimo intrigante, ora engraçado, ora assustador, ora quero um desses agora. Ele não possui alma, não tem vontades, não sente emoções e viverá para sempre. Mas possui uma curiosidade e inteligência que vão além de qualquer robô já visto, até mesmo seu xará em Inteligência Artificial. Sua expressão é como se fosse uma máscara, você não sabe ao certo se ele é do bem ou do mal, pois ele fará certas coisas que te farão pensar “David, você fez isso mesmo???“.

O elenco de apoio não teve muita história para contar e nem foi necessário algum tipo de desdobramento para sabermos o passado de seus personagens, coisa que foi feita com Elizabeth Shaw. Não há muito drama envolvido a ponto de comover o telespectador, mas é curioso. Especialmente a crença da personagem em Deus.

Destaque para Charlize Theron e Idris Elba que protagonizaram uma das cenas mais engraçadas do filme.
Mesmo sendo classificado como terror, por conter cenas fortes e explícitas, não creio que os amantes do gênero irão se assustar. Prometheus gera mais uma reflexão e exercício do cérebro para discutir os fatos após a sessão de cinema. Ele tem mais perguntas do que respostas, por assim dizer. Desde a primeira cena você fica “masoq?” e o final que deixa óbvio que haverá uma continuação. O que vai acontecer? É essa pergunta que prende sua atenção do começo ao fim.

Os Engenheiros, como chamam os nossos criadores e que foi descoberto que possuem o mesmo DNA que nós, são humanóides horripilantes e com uma força descomunal. Foi inevitável não se prender na poltrona esperando o pior. Então temos aqueles momentos de tensão.

O filme não fugiu do clichê, você já sabia quem ia morrer e como essa pessoa seria idiota. Tem uma cena muito mentirosa que se não for falha de roteiro, culpo aos avanços tecnológicos que permitem uma cura instantânea para uma cirurgia. A temática é muito interessante e deve ser levado em conta o ditado “a curiosidade matou o gato”. Apesar dos apesares é muito bom e vale o ingresso. Eu já estou louca pra rever.


Prometheus entra em cartaz no próximo final de semana, dia 15, nos cinemas brasileiros, confira a programação da sua cidade.

Ficha técnica

Diretor: Ridley Scott
Elenco: Charlize Theron, Michael Fassbender, Noomi Rapace, Patrick Wilson, Idris Elba, Guy Pearce, Rafe Spall, Logan Marshall-Green, Kate Dickie, Sean Harris, Emun Elliott, Vladimir “Furdo” Furdik
Produção: David Giler, Walter Hill, Ridley Scott, Tony Scott
Roteiro: Jon Spaihts, Damon Lindelof
Fotografia: Dariusz Wolski
Trilha Sonora: Marc Streitenfeld
Duração: 126 min.
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Classificação: ★★★★☆

 

 

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Byzinha
    June 8, 2012 at 1:32 pm

    Noomi <3 Mas sei lá, heim? Não to muito afim de assistir não.
    ...olhando a nota no IMDb....... 7,8. hm.................
    Mas ainda não sei. Sou falsa nerd. OQ
    NUM SEI MANO. Preciso pensar no assunto. Minha mãe que queria assistir.

    • Reply
      thanny
      June 8, 2012 at 1:35 pm

      Noomi é muito linda! A nota do IMDb até tá alta, só fiquei triste porque os virais me iludiram… quem sabe na sequência tem mais coisas tensas.
      HUAHUAHUAHA também não sou nerd, apenas estou cercada por eles. Mas assista!

  • Reply
    Layn
    June 8, 2012 at 2:32 pm

    Eu sou doida pela Noomi Rapace então pra mim o filme já tá valendo a pena só porque a cara dela aparece. Pretendo ver ele amanhã, to ansioooosa demais³. Sou louca por ficção científica, andróides e milhões de coisas do gênero. :x
    E enfim, não acredito que seja um filme de terror, e não deveria ser classificado assim. Vai acontecer o mesmo que aconteceu com Garota Infernal: alguma criatura fora da casinha disse que era terror, todo mundo foi assistir esperando OMG MUITAS CENAS FORTES e saiu decepcionado.

    Acho que sou nerd, quase certeza. (Y)
    Layn recently posted..Anime #4: Ergo proxyMy Profile

  • Reply
    Andreza Salvio
    June 9, 2012 at 3:15 pm

    Parece muito bom mesmo, ainda mais com esse elenco e diretor! /love

  • Reply
    May
    June 9, 2012 at 5:44 pm

    Semana retrasada fui ao cinema assistir MIB e fiquei curiosa com o poster, mas confesso que não é o meu estilo de filme preferido. Quem sabe eu assista.

    Beijinhos,
    May ;*

  • Reply
    Felipe
    June 10, 2012 at 11:46 pm

    Eu assisti esse filme na quinta, 7, pré-estreia aqui em João Pessoa – PB. Muito legal e super recomendado.

    Ps: Seu blog é bem maneiro, Thanny.

    Abraço.

    • Reply
      thanny
      June 10, 2012 at 11:54 pm

      Então estávamos na mesma sessão, Felipe!
      Obrigada :D

      Beijos /cute

    Leave a Reply

    CommentLuv badge