Literatura

Post Mortem (Kay Scarpetta #1), Patricia Cornwell

Sendo o primeiro de… hm… vinte livros, Post Mortem apresenta muito bem a vida e o trabalho de Kay Scarpetta, a médica-legista de Richmond que vocês vão conhecer, pelo menos um pouquinho, aqui.

post-mortem-de-patricia-d-cornwell-frete-gratis_MLB-F-3382372261_112012

 

Para os fãs de um bom romance policial, creio que a série de Patricia Cornwell é uma benção, mesmo com alguns defeitinhos no primeiro livro (não li o resto, mas vou ler em breve, já que, no Brasil, os 16 seguintes já foram publicados). A gigantesca série acompanha Kay Scarpetta, uma médica-legista de uma das cidades mais violentas, Richmond, que, neste livro, sofre ataques de um cruel serial killer e, acredite, não está sendo nada fácil capturá-lo. O enredo, aliás, se vê imerso em uma sociedade sexista e preconceituosa, muito mais do que é hoje (é bom dizer que a história se desenrola nas décadas passadas).

O assassino é desumano: mata mulheres sem conexão alguma do jeito mais cruel possível e, se você for ler esse livro, é bom que tenha um estômago forte, pois as descrições até pesam no seu psicológico. Kay, encarregada das autópsias, acaba achando um material luminoso nos corpos, um que ela não consegue identificar e, para dificultar ainda mais as coisas, alguém muito próximo dela está se esforçando para acabar com a sua carreira.

No geral, é um bom livro, principalmente para quem, como eu, gosta desse gênero. O problema está, justamente, na falta de suspense em alguns momentos. Quando as coisas parecem não se desenrolar, vem algo e explode na sua cabeça, rápido demais para você acompanhar. Para resumir, não tem aquele bichinho te provocando o tempo todo, te empurrando para o próximo capítulo.

Cornwell também escorregou no desenvolvimento da vida pessoal de Kay e sua relação com a sobrinha Lucy, mas a protagonista é, sim, muito atraente e daquelas que você quer socar e depois abraçar. Relações agridoces sempre acontecem na vida de um leitor, né? A graça também vem com Pete Marino, o detetive mais próximo de Kay e que constantemente está a implicando.

Oh, resenha sofrida. É nesses momentos que eu acho que não sirvo pra isso, mas, e dai? Apesar dos deslizes, indico muito esse livro e quem sabe eu volto para resenhar os outros. Só espero que eu não esteja nos meus dias ruins de escrita…

Informações


Título: Post Mortem (Kay Scarpetta #1)
Autor: Patricia Cornwell
Tradução: Celso Nogueira
Editora/Selo: Companhia das Letras
Nº de Páginas: 344
Edição: 1ª – 1999
Preço: US$49,50
Classificação: ★★★½☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge