Textos

Porque Allison Argent importa muito além de Teen Wolf

Esse artigo foi traduzido do BuzzFeed e CONTÉM SPOILERS DO EPISÓDIO 23 DA TERCEIRA TEMPORADA DE TEEN WOLF. Se você não assistiu, é recomendado que não leia. Mas se você entrou no twitter na segunda-feira, 17, à noite, então provavelmente já sabe o que aconteceu.

Não é fácil ser uma criatura sobrenatural no ensino médio. É ainda mais difícil ser a namorada de uma criatura sobrenatural.

A criatura sobrenatural, embora torturada por sua sede de sangue vampírica ou licantropia, é especial. Ele passa por um período de culpa. Ele tem dificuldades. Mas no fim ele aprende a controlar suas urgências e abraça seus poderes. Ele é o herói que pode salvar o dia.

E então tem sua namorada.

Este é, claro, o modelo tradicional. Personagens femininas em séries temáticas – pelo menos nas temáticas que valem a pena assistir – não mais simplesmente existem para ficar de lado e serem bonitas. Elas não são donzelas em perigo ou sem noção de quem o personagem principal precisa manter segredo sobre seu poder sobrenatural. Com frequência, elas mesmas têm poderes.

Sem contar as personagens femininas que não têm muita participação, especialmente quando se trata de romance sobrenatural. O exemplo mais infame é Bella Swan, a nem-tanto-heroína da série Crepúsculo cuja característica principal é insipidez. Mesmo em Vampire Diaries, onde Elena Gilbert (Nina Dobrev) agora se encontra como vampira, o show continua voltando para seus desejos conflitantes pelo bad boy Damon e o adorável cara legal Stefan. (É um pouco mais complicado que isso, mas afinal, não são assim todos os triângulos amorosos?) E por onde começar com Sookie (Anna Paquin), de True Blood, cujos poderes de fada são secundários em relação às ações dela com todo personagem masculino da série?

E, claro, ambas Bella e Elena tiveram que se tornar vampiras para poderem se equiparar aos seus parceiros sobrenaturais. Mas num mundo de vampiros, lobisomens e forças das trevas, existe algo que seja mais expressivo do que se manter humano?

 

try not to cry. cry a lot.
Em Teen Wolf, Allison Argent (Crystal Reed), que morreu no episódio de 17 de março, chamado “Insaciável”, depois de ser apunhalada por um demônio Oni, seguiu-se a tragetória inicial da namorada de show temático. Ela suspeitou que Scott (Tyler Posey) estava escondendo algo dela. Ela se apavorou com os lobisomens de Beacon Hills. Ela decidiu que, apesar do segredo obscuro de Scott, ela poderia amá-lo. E todos nós desenhamos corações no caderno, no melhor estilo “Buffy e Angel 4 ever!”.

Mas Allison não era Bella Swan. Ela não era nem mesmo Elena Gilbert. Durante suas três temporadas em Teen Wolf, ela descobriu seu próprio segredo – que era nascida numa familia de caçadores de lobisomens, na qual as mulheres tomavam as decisões importantes. Conforme Allison batalhava para conciliar seus sentimentos por Scott com o dever de sua familia de proteger os inocentes da ameaça lupina, ela oscilou de aliada para adversária e devolta ao início. Por mais doloroso que isso fosse para os fãs do romance central de Teen Wolf, foi um sinal inegável de que Allison tinha seus próprios propósitos além de Scott.

Isso só aumentou conforme seu arco continuou, com Allison aprendendo a lutar com a ajuda de seu aposentado e relutante pai Chris Argent (JR Bourne). Ela se especializou no arco e flecha e provou a si mesma ser uma parte essencial do grupo. Conforme a melhor amiga de Allison, Lydia (Holland Roden) descobriu suas habilidades sobrenaturais latentes, Allison se manteve no mundo real. E o fato de ela continuar se defendendo contra um crescente ataque de lobisomens refletiu um heroísmo muito humano, muito mais impressionante do que a valentia sobrenatural.

Não devia ser inovador uma personagem feminina num romance sobrenatural ter o nível de comando que Allison tinha. E ainda assim, estamos tão acostumados a ver personagens como Allison definidas em relacionamentos como a garota do personagem principal. Havia algo muito transgressor no jeito que ela quebrou o paradigma de seu papel central de interesse amoroso, eventualmente terminando com Scott no final da 2a temporada. No momento de sua morte, seu passado com Scott era quase acidental – apesar do ciúmes de Scott por causa do romance de Allison com o lobisomem Isaac Lahey (Daniel Sharman).

Que Allison superou Scott é, de fato, uma subversão muito mais empolgante do gênero de romance sobrenatural do que sua humanidade. Na ficção temática, tende-se a tratar esses romances de ensino médio – talvez por causa dos incríveis apostas envolvendo o ensino médio – como um amor épico, que desafia a vida. Mas a verdade, não importando quantos estudantes de camiseta vermelha sejam mortos e que o apocalipse se aproxime, é que ainda é o ensino em médio. Seu primeiro amor pode parecer para sempre, mas com mais frequência do que se imagina, é o primeiro de muitos.

Allison entendeu isso antes de Scott. Quando ela terminou com ele, ele prometeu esperar por ela, sugerindo que eles estariam juntos novamente um dia. Mas esse não era o objetivo final de Teen Wolf – e certamente não era o de Allison. Ela pode ter morrido nos braços de Scott, lembrando-o que ele foi seu primeiro amor, mas eles nunca estiveram destinados ao para sempre. Para Allison poder existir como seu próprio eu, Teen Wolf deixou claro que tinha muito mais nela do que o pareamento da primeira temporada. Ela e Scott tiveram algo ótimo, mas Allison tinha coisas melhores sozinha.

Podemos agradecer Joss Whedon, criador de Buffy e Firefly, por criar seu gênero de show com personagens femininas fortes. Não vivemos em um mundo de Bella Swans. Mas é importante identificar a contribuição de Allison Argent como personagem, baseado em onde ela começou e onde ela terminou. Seu sacrifício final apenas adicionou pungência ao seu arco, uma lembrança de sua escolha de ficar e lutar mesmo tendo um nível de vulnerabilidade, a qualidade mais humana de todas.

Existe um lugar para humanos heróicos no mundo dos monstros. E, mais diretamente, existe espaço num romance sobrenatural para mulheres que sejam amantes e lutadoras, definidas inteiramente por serem elas mesmas e não pelos homens ao seu redor. No final, a contribuição mais importante de Allison para o romance sobrenatural foi nos lembrar que o romance não precisa nem existir.

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

14 Comments

  • Reply
    Mareska
    March 21, 2014 at 10:30 pm

    EU NÃO ACREDITO QUE VOU PERDER ESSA AWESOMEOSIDADE, POR QUE DIABOS EU SÓ COMECEI A VER TEEN WOLF AGORA? D:
    Mareska recently posted..A CIDADE DOS SEGREDOS (Sasha Gould) + Sobre a Katniss e a Bella Swan e como tá tudo bem ser as duasMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      March 24, 2014 at 8:24 pm

      Eu venho falado pra você assistir desde a segunda temporada, não?

  • Reply
    Tarsila Martins
    March 24, 2014 at 12:39 am

    Geeente, Teen Wolf parece ser uma daquelas séries bem fucking awesome.
    Adorei ler os spoilers, e já saber que essa moça vai morrer, só me fez ficar com mais vontade de assistir. Queria ter tempo para assistir!
    Beijos!

    • Reply
      Byzinha
      March 24, 2014 at 8:24 pm

      Teen Wolf e Shameless são as séries bebês do Who’s Thanny? (e a série do coração referência pra sempre do WT é Community) Todas elas já foram resenhadas pela nossa equipe :D

  • Reply
    Diego de França
    March 24, 2014 at 1:47 pm

    Teen Wolf é uma das séries que eu não acompanho, não me chamou a atenção e ultimamente estou sem tempo até de ver as que eu gosto rsrsrs
    Diego de França recently posted..{Recordar é Viver} – Os Fantasmas se DivertemMy Profile

    • Reply
      sunny corvacho
      December 8, 2015 at 10:20 pm

      ei ,para a sua informação teen Wolf é a minha melhor série entre filmes e séries!!!!!!!!!!

  • Reply
    Willians
    July 31, 2014 at 10:33 pm

    Eu terminei de assistir a terceira temporada há alguns dias e a morte da Allison me entristeceu profundamente! Fiquei curioso: existe algum motivo especial pra Crystal Reed ter saído do elenco?

    • Reply
      Bruna Araujo
      August 19, 2014 at 3:13 pm

      Sim em uma entrevista norte americana, o produtor-executivo Jeff Davis de Teen Wolf revelou que tanto Sharman(Isaac) quanto Reed(Allison) pediram para sair da série para entrar em novos projetos da TV e do cinema. Porem o Sharman(Isaac) deseja continuar no elenco por que gosta do papel de lobisomem que exerceu na serie.
      Apenas por isso eles fizeram esse final para a atriz, morrer nos braços do seu primeiro amor, como ela havia prometido que era pro Scott esperar por ela, não foi bem um romance clichê do tipo “para sempre juntos, final feliz”, foi mais além do que imaginávamos, foi incrível por que fugiu da nossa realidade, esperávamos uma coisa e aconteceu outra. Claro fiquei chateada pois queria ver Reed contracenando novamente na 4ª temporada, mas a série se desenvolveu super bem, amei, e quem não assistiu aconselho a assistir. Beijos.

      /grin /grin /grin /grin /grin /grin /grin /grin /grin /grin

  • Reply
    Barbara
    November 16, 2014 at 4:21 am

    Eu sempre assisti Teen Wolf está é uma série que meche comigo a cada dia mais, a morte de Allison foi um momento muito triste para mim eu quase deixei de assistir teen wolf por causa da morte dela .Era nessas horas que eu deveria estar xingando ela mas nao por que eu respeito a decisao dela mesmo que eu ache a coisa errada a fazer .Bom fazer oque né se ela acha que isso é o certo a fazer quem sou eu para contrária lá, bom ela já é bem grandinha para tomar suas decisoes se ela acha que isso é o certo a se fazer tudo bem, nao importa se ela fez a escolha errada bom por causa que errar faz parte da vida e é com os erros que se aprende.

  • Reply
    duda123
    February 5, 2015 at 5:49 pm

    alissom n deveria ter morrido,ao ela morrer começou aquarta e ela n apareceu na musica de entrada.Porém ví uma foto do final de teen wolf que está os quatros com a segunte frase em inglês “não deveria ter acabado”,bom para os mais enteresados eu postei essa foto no twitter “@dud_emi”

  • Reply
    sunny corvacho
    December 8, 2015 at 10:24 pm

    eu amo tdos de teen Wolf,só que não muito da kira,porque ela pegou o lugar allison!eu gosto muito dela!

    • Reply
      Byzinha
      December 10, 2015 at 11:47 am

      A Kira não pegou o lugar da Allison, Kira tem seu próprio lugar. Essa parada de falar que uma personagem feminina é filling da outra já encheu o saco faz tempo. Tanto o jeito como a Kira está sendo escrita quanto a atriz Arden Cho deixaram claro que ela não estava competindo com a Allison/Crystal. Ela foi apresentada de maneira muito respeitosa e ganhou nossos corações sem dificuldade.

  • Reply
    Marcia Dias
    February 29, 2016 at 8:45 am

    Nossa muito bom seu artigo, gostei muito. Também amo Teen wolf.

  • Reply
    6 anos de alto astral - Aniversário do WT! - Who's thanny?
    March 1, 2016 at 11:13 am

    […] “Não é fácil ser uma criatura sobrenatural no ensino médio. É ainda mais difícil ser a namorada de uma criatura sobrenatural.” (Leia aqui) […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge