Cinema

Perdido em Marte (2015)

Por Sam e Ells 

Você acredita que esse é o mesmo cara que dirigiu Êxodo?????????

Baseado no livro de Andy Weir, Perdido em Marte (2015) é a história de sobrevivência do astronauta Mark Watney, que não consegue sair do planeta depois que a missão de sua equipe é abortada. Após uma tempestade, o time de astronautas foi obrigado a deixar a base, e por um acidente com seu traje espacial, Mark foi presumido como morto e deixado pra trás pelos companheiros. O filme foi dirigido por Ridley Scott e está indicado a 7 Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator.

Se a estatueta do Globo de Ouro de melhor comédia diz alguma coisa, The Martian é um filme bom e engraçado. Ter tanto humor é uma sacada de gênio, que provavelmente deve ser creditada ao autor do livro, que balanceia a história de tal forma que o longa se torna gostoso de assistir. É sobre uma situação terrível e solitária, e ainda assim você consegue rir antes de precisar segurar as lágrimas porque algo ruim aconteceu de novo. Tem tristeza, sim, e dá um vazio por dentro porque o roteiro é efetivo de verdade. Ele oscila entre emoções e te prende com facilidade a jornada do herói (que a atuação de Damon também ajuda, mas shhh) até o último segundo. Então, basicamente, Perdido em Marte te faz sentir todos os sentimentos que precisa durante duas horas e meia e você aproveita tudo muito bem. EITA FILME BOM.

O longa de Scott trouxe uma nova perspectiva na persistência e determinação humana para se manter vivo. E a atuação de Matt Damon ilustra muito bem esses sentimentos. Sua performance é honesta e divertida, sem expressões pretensiosas que tornariam seu personagem artificial, mas com uma honestidade e atenção que conquista o público, nos deixando nenhuma outra saída além de torcer para Watney com todas as forças e acompanhar seus trajetos como se fossem de uma pessoa próxima.

O resto do cast é estelar, pra dizer o mínimo. Se ter ~~Matt Damon~~ já é muito, adicionar nomes como Jeff Daniels, Jessica Chastain, Sean Bean (!!!), Chiwetel Ejiofor (!!!!), Michael Peña, Kristen Wiig, Sebastian Stan e Kate Mara é pra matar mesmo. Cada ator faz seu trabalho muito bem e, apesar de não terem tanto destaque quanto o protagonista, seus pequenos conflitos e relacionamentos são interessantes o suficiente para que não sejam esquecidos em 3 segundos depois que o filme volta a se focar em Marte. É um cast de apoio de dar inveja, sem dúvidas.

Outra benção foi o personagem Rich Purnell, um cientista da NASA que trabalha para a missão de resgate de Watney. Interpretado por Donald Glover, o menino é tão excêntrico como comic relief; é cheio de maneirismos e uma simpatia que dá vontade de assistir um spin-off  só sobre sua vida. Ele acaba virando o herói não reconhecido, mas daqueles tão cativantes que não tem como esquecer depois de assistir.

O filme é interessante por não criar a figura de um vilão humano. O mais próximo que temos é o personagem de Jeff Daniels, mas não seria exato chamá-lo de vilão da história por criar algumas intrigas aqui e ali. No fim, quem se torna o vilão é o planeta, ou talvez a própria luta para sobrevivência.

Ridley Scott dirige direitinho, mas a gente ainda guarda mágoa por Prometheus, então vamos ignorar isso até as memórias ruins acabarem. A cinematografia merece menção também, visto que o uso de efeitos práticos e cenários de verdade ao invés de depender exclusivamente de CGI (que é muito bem usado quando necessário, inclusive) faz a experiência do filme imersiva e acreditável.

Em conclusão, podemos dizer que Perdido em Marte merece todos os prêmios a que está indicado. Se metade dos elogios precisam ir para o idealizador da história original, a outra metade deve ser creditada a competência da direção de Scott, o ótimo roteiro de Drew Goddard e a existência de Matt Damon, que parece ter nascido para interpretar personagens que precisam ser resgatados (mas que não tem que levar o Oscar por motivos de Leonardo DiCaprio). A vontade que fica é assistir essa maravilha umas 500 vezes e abraçar o livro pro resto da vida. ASSISTAM ESSE FILME OBRIGADA DE NADA.

PS: Está fazendo maratona dos filmes indicados ao Oscar? Não deixe de baixar nosso freebie e fazer suas apostas para conferir no dia da premiação.

Ficha Técnica

Título original: The Martian
Direção: Ridley Scott 
Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Jeff Daniels, Chiwetel Ejiofor, Kate Mara, Sean Bean, Kristen Wiig, Donald Glover
Roteiro: Drew Goddard
Trilha sonora: Harry Gregson-Williams
Duração: 141 min.
País: EUA
Gênero: Sci-fi, Drama, Aventura 
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Carol Mendes
    21/02/2016 at 1:41 pm

    Quero muito que ganhe o Oscar, esse filme é realmente incrível! Mesmo tendo 2 horas e meia, parece que é bem menos, de tanto que o filme prende a atenção. E os efeitos especiais são ótimos! <3
    Carol Mendes recently posted..[RESENHA] O Som dos Sentimentos, de Babi DewetMy Profile

  • Reply
    Marlene Conceição
    22/02/2016 at 2:02 pm

    Ainda não assistir.
    Então fica meio difícil comentar.
    Espero muito em breve ter minha opinião popria a respeito, mas gostei muito de saber o seu ponto de vista.
    Boa Tarde.

  • Reply
    Kemmy
    31/03/2016 at 5:47 pm

    Quero muito ver esse filme e também ler o livro ?
    Juro que não consigo imaginar como um filme desses, com uma situação dessas, poderia trazer cenas engraçadas haha mas pelo jeito conseguiram fazer isso. Também, um filme apenas com tristeza e drama não seria lá muito legal de se ver por mais de 2 horas…
    Não sabia que o Michael Peña estava no elenco! Fiquei ainda mais curiosa para ver :)
    Kemmy recently posted..Top comentarista de Abril!My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge