Literatura

Os Portões do Inferno, André Gordirro

Por Nichollas Jaques

Neste Especial Nacional venho lhes apresentar o livro de estreia do autor André Gordirro, uma obra brazuca de literatura fantástica que encantará a todos que já jogaram RPG, leram Senhor dos Anéis, assistiram Game of Thrones e até mesmo quem nunca fez nada disto.

Portões do Inferno, André Gordirro
Créditos da Imagem: Almanaque Virtual

“Os portões do inferno”, primeiro livro da trilogia Lendas da Baldúria, inicia-se quando um grupo de “heróis” é convocado para fechar tais portões, o que impediria que demônios destruíssem o resto do mundo, coisa que já fizeram nas terras de Blakheim e Reddheim. Liderado pelo cavaleiro Kirspinus, o meio elfo Caramir, a feiticeira Danyanna e o bardo Dalgor, o grupo de guerreiros aceitaram a árdua tarefa de enfrentar demônios vis e conseguiram este feito praticamente impossível de derrotá-los. Então, Krispinus e Dayanna foram nomeados Deus-Reis e tempos de paz se instauraram por toda Zândia, até que 30 anos se passam e uma nova ameaça tenta abrir os portões novamente para jogar as trevas naquelas terras.

Fora a este início de caos, o Deus-Rei Krispinus mantêm uma eterna guerra com os alfares, elfos da superfície, e acha que eles são os responsáveis pela nova abertura do portão com ajuda dos svaltares, elfos das profundezas.

A obra tem um foco central em Baldur, um hábil cavaleiro, que deserda da guerra visto que a sua morte esta próxima. Em sua fuga ele encontra Od-lanor, um bardo adamar, que o ajuda em seus ferimentos e o leva para Tolgar-e-Kol para uma futura missão que lhe deixaria rico para o resto da vida. Lá ele é convocado por Ambrosius, um homem misterioso e requerente da missão de salvar o Rei a anão que sofreu um golpe. Ambrosius também convoca Agnor, um mago de Korangar, Derek Blak, um ex segurança de um rico comerciante, Kalannar, um ácido assassino svaltar, Kyle, um jovem ladrão, e Na-bun-dak, um kobold. Este diverso e excêntrico grupo se odeia do começo ao fim, porém a promessa do ouro nos une até a conclusão da missão.

A narrativa do livro é super fácil e divertida, você lê voando, normalmente um capítulo tem foco num grupo de pessoas ou local, porém ele pode ser alternado mediante o decorrer dos acontecimentos. Apesar de vários personagens é fácil de assimilar a história, mas o autor não faz um aprofundamentos nos seus psicológicos e seus passados, pois poderia tornar a história um tanto quanto maçante.

Em meio a tantas lendas da literatura fantástica como, G. R. R. Martin, Patrick Rotfhus, J. R. R. Tolkien. André Gordirro consegue fazer um livro competente que pode lhes causar risos, e surpresas com personagens tão distintos que lembram muito comitivas de jogadores de Dungeons and Dragons. E que venham mais aventuras das Lendas da Balduria!

Quer ganhar um kit de prêmios com obras nacionais? Participe do nosso concurso cultural até o dia 03 de outubro.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Os Portões do Inferno (Lendas da Balduria #1)
Autor: André Gordirro
Número de Páginas: 384
Edição: 1ª – 2015
ISBN: 978-85-68432-27-3
Editora: Fábrica 231
Preço: R$34,50
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge