Música

Os melhores riffs de guitarra de todos

riff

(na nossa opinião, é claro!)

Que rock é o melhor estilo musical do mundo todas nós sabemos – a infinidade de influências que o gênero recebeu até se tornar o que é hoje criou um sem-número de variações e uma complexidade gigante. E a sensação de ouvir bons riffs de guitarra é uma das melhores do mundo.

A gente escolheu alguns dos nossos riffs preferidos.

BYZINHA

Esses dias aí eu estava num “John Mayer mood” ouvindo as músicas dele sem pular nenhuma e calhou do meu pai, que é guitarrista, chegar bem quando Edge of Desire começou a tocar. A primeira coisa que ele disse foi “que linha linda” todo encantado. Bem, Edge of Desire é minha música preferida do Mayer, mas não é a única que entra para minha lista de melhores riffs. Uma banda que talvez não seja rock ‘n roll suficiente para poder entrar para o hall, mas que tem muita coisa boa é Coldplay e seu Major Minus é uma das minhas músicas preferidas da banda exatamente por causa da linha de cordas. Para completar meu top 5, não poderiam faltar alguns clássicos: Kashmir (Led Zeppelin), Knights of Cydonia (Muse, sempre melhor ao vivo) e Killing in the name (Rage Against the Machine) mostram que um bom riff é capaz de mudar a vida das pessoas.

HYPIA

Vou citar, logo de cara, Smells Like Teen Spirit. Não é nada sofisticado, e já vi em material sobre música que executar essa daqui nem é tão difícil assim mesmo pra músicos iniciantes. E as próximas duas que escolhi talvez me chamem a atenção exatamente por passarem longe de serem sofisticadas: Back In Black (AC/DC – sim, aquela da abertura do filme do Iron Man) e Californication (Red Hot Chili Peppers). O combinado era escolher riffs de cinco canções cada uma, então vou citar Layla (Eric Clapton) e Stairway To Heaven (Led Zeppelin).

CAMBS

É um fato que não sou boa nessas coisas de fazer top X de qualquer coisa. Aqui mesmo já estou pensando nas outras milhares de músicas que não coloquei, é difícil. Ou seja, aqui, me aproveitei do fato de que algumas das músicas que eu pensei já foram citadas e entreguei na mão do meu eu guitarrista no ar escolher e voilà. Para encabeçar a lista vou dizer que um riff lindão é o de Wanted Dead or Alive do Bon Jovi (cof cof Stacee Jaxx), é aquela música que dá dois segundos já dá pra reconhecer e soltar um “MINHA MÚSICA”. Take Me Out do Franz Ferdinand é aquela musiquinha meio chiclete que fica por uma semana na cabeça. Enter Sandman foi a responsável pela tamborilação dos meus dedos por quase um mês e é facilmente reconhecível por ai. How Soon Is Now? do The Smiths é a parte mais clássica desse top 5 porque, aff, olha isso que amor. Por último, mas não menos importante, Supermassive Black Hole do Muse….porque eu quero.

NICHOLLAS

Bem… como o único ou um dos únicos representantes do grupo que gosta do metal morte e coisas mais extremas, também baterista de uma banda de metal, e super fã do rock e metal, minha lista de riffs icônicos nestes gêneros é um tanto quanto infinita. Porém tentarei contribuir de uma forma mais sucinta e que seja um meio termo entre o meu gosto e o dos leitores do blog. De toda forma sou uma pessoa de fases e que escuto certas coisas em certas épocas e vou fazer um playlist da mistureba de todo que eu acabei de dizer: Oblivion – Mastodon, BTBAM – Specular Reflection, Lazer/Wulf – Choose Again, Anciients – Giants e Witch Mountain – Shelter.

Por fim, nossa playlist completa no Spotify:

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do grupo no Facebook.

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply
    Micael Petrúcio
    08/02/2016 at 10:46 pm

    Outro guitarrista que nos deixou lindos riffs foi o hendrix.

  • Reply
    Carlos
    20/03/2016 at 10:35 pm

    Tony Iommi, outro guitarrista que deixou sua marca no Rock e influenciou muitos guitarristas.

  • Reply
    Sousa
    05/06/2016 at 11:54 pm

    Gosto muito de solos de guitarra, geralmente acompanho as bandas gospel como, oficina g3, metal nobre e outras. Acho show de bola!

  • Reply
    Paulo
    06/07/2016 at 8:53 pm

    Excelentes guitarristas, que bom que ainda temos bons guitarristas e suas excelentes músicas.

  • Reply
    Carlos Barbosa
    08/07/2016 at 9:24 pm

    Um dos melhores Riffs criados foi o do Hendrix em Spanish Castle Magic pra mim, aquela música é simplesmente foda, aquilo fica na cabeça. :)

  • Reply
    vitor silva
    29/08/2016 at 10:20 pm

    Ótimos guitarristas até estudo os riffs do Bon Jovi.

  • Reply
    Marcia
    10/12/2016 at 9:51 pm

    Angus Young é um mestre dos riffs sou fan

  • Reply
    João ferreira da sivla
    16/12/2016 at 10:21 pm

    Muito boa as escolhas parei para escutar a play list do spotify e acabei agarrado , parabéns pelo site sucesso ai

  • Reply
    Antonio
    13/02/2017 at 9:47 am

    Admiro o trabalhos desses guitarristas. Curto muito ouvir e até tento imitar suas habilidades…rsrs, Mas lógico que não fico nem aos pés de qualquer um.

  • Reply
    Tiago - Cifras
    13/03/2017 at 6:10 pm

    Excelentes escolhas. Esses são realmente os maiores riffs jpa criados. Se for para colocar todos, certamente a lista seria imensa heh. Abraço!

  • Reply
    bruno
    31/05/2017 at 10:09 pm

    nossa de mais, com certeza uns dos melhores post que já vi parabéns, me lembrou velhos tempos rss

  • Reply
    Mr Guitarra
    31/03/2018 at 5:46 pm

    Legal! Parabéns pelo conteúdo! Eu também gosto muito das baladas do Gary Moore! Ótimo Blues man! Marcou toda uma geração com aqueles solos vibrantes! Além de ter uma voz muito marcante! Pena que partiu cedo! O Blues não será mais o mesmo. Apesar de nomes como Jonh Mayer está conquistando seu espaço com muito profissionalismo e musicalidade!
    Mr Guitarra recently posted..Hello world!My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge