Música

Os melhores riffs de guitarra de todos

riff

(na nossa opinião, é claro!)

Que rock é o melhor estilo musical do mundo todas nós sabemos – a infinidade de influências que o gênero recebeu até se tornar o que é hoje criou um sem-número de variações e uma complexidade gigante. E a sensação de ouvir bons riffs de guitarra é uma das melhores do mundo.

A gente escolheu alguns dos nossos riffs preferidos.

BYZINHA

Esses dias aí eu estava num “John Mayer mood” ouvindo as músicas dele sem pular nenhuma e calhou do meu pai, que é guitarrista, chegar bem quando Edge of Desire começou a tocar. A primeira coisa que ele disse foi “que linha linda” todo encantado. Bem, Edge of Desire é minha música preferida do Mayer, mas não é a única que entra para minha lista de melhores riffs. Uma banda que talvez não seja rock ‘n roll suficiente para poder entrar para o hall, mas que tem muita coisa boa é Coldplay e seu Major Minus é uma das minhas músicas preferidas da banda exatamente por causa da linha de cordas. Para completar meu top 5, não poderiam faltar alguns clássicos: Kashmir (Led Zeppelin), Knights of Cydonia (Muse, sempre melhor ao vivo) e Killing in the name (Rage Against the Machine) mostram que um bom riff é capaz de mudar a vida das pessoas.

HYPIA

Vou citar, logo de cara, Smells Like Teen Spirit. Não é nada sofisticado, e já vi em material sobre música que executar essa daqui nem é tão difícil assim mesmo pra músicos iniciantes. E as próximas duas que escolhi talvez me chamem a atenção exatamente por passarem longe de serem sofisticadas: Back In Black (AC/DC – sim, aquela da abertura do filme do Iron Man) e Californication (Red Hot Chili Peppers). O combinado era escolher riffs de cinco canções cada uma, então vou citar Layla (Eric Clapton) e Stairway To Heaven (Led Zeppelin).

CAMBS

É um fato que não sou boa nessas coisas de fazer top X de qualquer coisa. Aqui mesmo já estou pensando nas outras milhares de músicas que não coloquei, é difícil. Ou seja, aqui, me aproveitei do fato de que algumas das músicas que eu pensei já foram citadas e entreguei na mão do meu eu guitarrista no ar escolher e voilà. Para encabeçar a lista vou dizer que um riff lindão é o de Wanted Dead or Alive do Bon Jovi (cof cof Stacee Jaxx), é aquela música que dá dois segundos já dá pra reconhecer e soltar um “MINHA MÚSICA”. Take Me Out do Franz Ferdinand é aquela musiquinha meio chiclete que fica por uma semana na cabeça. Enter Sandman foi a responsável pela tamborilação dos meus dedos por quase um mês e é facilmente reconhecível por ai. How Soon Is Now? do The Smiths é a parte mais clássica desse top 5 porque, aff, olha isso que amor. Por último, mas não menos importante, Supermassive Black Hole do Muse….porque eu quero.

NICHOLLAS

Bem… como o único ou um dos únicos representantes do grupo que gosta do metal morte e coisas mais extremas, também baterista de uma banda de metal, e super fã do rock e metal, minha lista de riffs icônicos nestes gêneros é um tanto quanto infinita. Porém tentarei contribuir de uma forma mais sucinta e que seja um meio termo entre o meu gosto e o dos leitores do blog. De toda forma sou uma pessoa de fases e que escuto certas coisas em certas épocas e vou fazer um playlist da mistureba de todo que eu acabei de dizer: Oblivion – Mastodon, BTBAM – Specular Reflection, Lazer/Wulf – Choose Again, Anciients – Giants e Witch Mountain – Shelter.

Por fim, nossa playlist completa no Spotify:

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do grupo no Facebook.

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

11 Comments

  • Reply
    Micael Petrúcio
    February 8, 2016 at 10:46 pm

    Outro guitarrista que nos deixou lindos riffs foi o hendrix.

  • Reply
    Carlos
    March 20, 2016 at 10:35 pm

    Tony Iommi, outro guitarrista que deixou sua marca no Rock e influenciou muitos guitarristas.

  • Reply
    Sousa
    June 5, 2016 at 11:54 pm

    Gosto muito de solos de guitarra, geralmente acompanho as bandas gospel como, oficina g3, metal nobre e outras. Acho show de bola!

  • Reply
    Paulo
    July 6, 2016 at 8:53 pm

    Excelentes guitarristas, que bom que ainda temos bons guitarristas e suas excelentes músicas.

  • Reply
    Carlos Barbosa
    July 8, 2016 at 9:24 pm

    Um dos melhores Riffs criados foi o do Hendrix em Spanish Castle Magic pra mim, aquela música é simplesmente foda, aquilo fica na cabeça. :)

  • Reply
    vitor silva
    August 29, 2016 at 10:20 pm

    Ótimos guitarristas até estudo os riffs do Bon Jovi.

  • Reply
    Marcia
    December 10, 2016 at 9:51 pm

    Angus Young é um mestre dos riffs sou fan

  • Reply
    João ferreira da sivla
    December 16, 2016 at 10:21 pm

    Muito boa as escolhas parei para escutar a play list do spotify e acabei agarrado , parabéns pelo site sucesso ai

  • Reply
    Antonio
    February 13, 2017 at 9:47 am

    Admiro o trabalhos desses guitarristas. Curto muito ouvir e até tento imitar suas habilidades…rsrs, Mas lógico que não fico nem aos pés de qualquer um.

  • Reply
    Tiago - Cifras
    March 13, 2017 at 6:10 pm

    Excelentes escolhas. Esses são realmente os maiores riffs jpa criados. Se for para colocar todos, certamente a lista seria imensa heh. Abraço!

  • Reply
    bruno
    May 31, 2017 at 10:09 pm

    nossa de mais, com certeza uns dos melhores post que já vi parabéns, me lembrou velhos tempos rss

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge