Literatura

Os lobos dentro das paredes, Neil Gaiman

Lucy escuta ruídos “furtivos, rastejantes e amarrotados” vindo de dentro das paredes de sua casa. Ela tem certeza de que há lobos vivendo atrás das paredes, mas nem sua mãe, seu pai e irmão acreditam nela, só seu fiel porquinho rosa de pelúcia.

lucy

A cada dia os ruídos ficam mais altos e ela insistentemente tenta alertar a família, que, apesar, de não dar importância para o assunto, sabem que “se os lobos saírem de dentro das paredes, está tudo acabado“. Lucy fica sem entender a sentença, “o que está acabado”? “Tudo” eles respondem, “todos sabem disso“.

A maior surpresa do enredo não é o fato dos lobos saírem das paredes, expulsando os assustados humanos de sua casa para comer toda a comida, jogar videogame, vestir as roupas do papai e dançar danças lupinas na sala, e sim como Lucy e sua família acabam com toda essa palhaçada.

Numa história que explora os medos primários do ser humano, vemos que a inocência e o amor de uma criança podem transformar qualquer um em herói. E que, pelo menos uma vez na vida, não custa nada ouvir o que seu irmãozinho, filho, sobrinho, etc tem a dizer… vai que é verdade?

“Os lobos dentro das paredes” foi publicado no ano seguinte a um dos maiores sucessos do autor, Coraline, também em parceria com o ilustrador Dave McKean. O estilo na ilustração é inconfundível e evidencia o teor sombrio da história, que também tem um toque de humor.

Gaiman se inspirou em um pesadelo, que sua filha teve aos quatro anos de idade. Apesar do teor assustador, ele passa a mensagem, assim como em Coraline, de que é importante enfrentar nossos medos e lutar pelo o que amamos.

A capa é maravilhosa e o livro mexe com você de um jeito que só Gaiman consegue fazer. É uma espécie de conto de fadas moderno, com uma protagonista forte. A história já foi adaptada para o teatro, mas seria bem legal vê-la se transformar numa animação. Para deixar você com um gostinho, veja o vídeo abaixo, narrado em inglês:

Leiam, se assuste, ria e ame.

Informações

 

Autor: Neil Gaiman
Tradução: John Lee
Páginas: 60
Ano de Edição: 2005
Selo/Editora: Rocco Jovens Leitores
Preço: R$ 39,50 (Compre aqui)
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Silvia
    19/09/2013 at 3:30 pm

    Oi! ainda não li nada do autor mas cada vez tenho mais e mais vontade…. esse livro em questão parece ser muito bom!
    Beijos, Silvia
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/ /blink
    Silvia recently posted..A probabilidade estatística do amor à primeira vistaMy Profile

  • Reply
    Maíra Souza
    21/09/2013 at 3:40 am

    Ha quem não goste de Coraline. E nem indico para crianças menores de, sei lá, 12 anos? rs
    Mas eu particularmente adoro e fico sempre encantada com o jeito dela. Lendo o livro ou vendo o desenho que ficou maravilhoso!
    Tenho certeza que Os Lobos Dentro das Paredes é tão bom quanto Coraline.
    Espero ter a oportunidade de ler, acabo de colocar na minha lista de desejados. =)

  • Reply
    Ligia Paulino
    24/09/2013 at 11:52 am

    Oi Thanny!!

    Eu já vi a animação de Coraline e gostei.. acho que também iria querer conferir o que o Gaiman tem a mostrar com mais esse conto assustador, que muitas vezes só se torna assustador porque imaginamos que seja.

    Bjuu /blink
    Ligia Paulino recently posted..[ Citation du Moment ] – Quote da Vez #11My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge