Literatura

Os Gêmeos (Crônicas de Salicanda #1), Pauline Alphen

Por Byzinha

Não se pode apagar o passado, destruí-lo a golpes de presente.

Os Gêmeos, de Pauline Alphen (que a gente conheceu na Bienal do Livro de SP, como vocês podem ver nesse post), é o primeiro livro da série Crônicas de Salicanda, o primeiro que recebemos de nosso novo parceiro lindo maravilhoso melhor editora de todos os tempos: Companhia das Letras (eles são maravilhosos de verdade eu fico puxando saco desde quando trabalhava em livraria).

O livro conta a história de dois gêmemos (you don’t say): Claris e Jad, que são o oposto um do outro em todos os aspectos – ela tem olhos claros e cabelos escurros, ele é loiro dos olhos negros; ela é serelepe e adora aventuras, ele tem um problema de coração e gosta de meditação. Quando os gêmeos tinham três anos, um terrível evento aconteceu em suas vidas: sua mãe desapareceu sem deixar vestígios, na noite do aniversário das crianças. Desde então, a vida deles mudou drasticamente e eles se veem cada vez mais diferentes um do outro.

Como se isso não fosse suficiente, os gêmeos apresentam alguns níveis de poderes psiquicos que eles não exatamente sabem que têm, muito menos que esses poderes foram o que causou a Grande Catátrofe – um evento que mudou a história da Terra completamente. Eu ainda não contei, mas saibam vocês agora: a história é uma distopia que se passa mais de duzentos anos a partir de hoje.

– Não exatamente “outros mundos”, eram mundos paralelos. Para Soma, essas dimensões são permeáveis, assim como o passado, presente e futuro não se sucedem, e sim coexistem.

Pauline é carioca, mas é metade francesa e passou parte da vida na França (que chato, né?). As Crônicas de Salicanda foi publicado primeiramente em francês, mas a Companhia das Letras (que já tem outros títulos dela publicados pela Companhia das Letrinhas) decidiu trazer para os brasileiros mais esse livro, muito obrigada. Inclusive eu até falei no lançamento da Seguinte o quanto eu achei a capa francesa muito mais linda que a brasileira, porque por favor gente olha que coisa maravilhosa!

Tenho observações a fazer! Esse é um livro muito bem escrito e elaborado. De verdade. Tem VÁRIOS personagens, todos são importantes e bem explorados. Ele tem aquele tipo de narração para criança que provavelmente é elaborada de mais, o que significa que, apesar dos gêmeos terem 12 anos, não é a galerinha dessa faixa etária quem vai ler. Inclusive, ele tem uns momentos bem adultos~~ que eu achei meio tenso ter crianças de 12 anos lendo (porque os gêmeos são os protagonistas, mas existem MUITOS personagens adultos e adolescentes).

– É maravilhoso deixar-se conduzir sem pensar em nada, sem nada a decidir.

Em Salicanda, tudo é novo. Até a contagem dos dias e anos é diferente e eu ainda estou um pouco confusa, mas acho que entenderei melhor com os próximos livros. Pauline não falou quantos serão e já tem três publicados em francês (babem nas capas também, aqui e aqui). Outra coisa que me confundiu também e chegou até a incomodar (mas eu atribuo isso ao fato de ler muito em inglês) foi os pensamentos estarem entre aspas. Em inglês, ninguém usa travessões para indicar as falas e sim aspas, então, toda vez que vinha um pensamento entre aspas em Salicanda, quebrava minha leitura drasticamente (?). É bobeira, mas eu ia gostar muito mais se a leitura fosse fluida, porque, por ser narrador onisciente, de qualquer forma nós iríamos entender que é o personagem pensando. Ou, talvez, que estivesse em itálico, confundiria menos.

Minha última observação, que eu falei para a própria Pauline no evento, é: O FINAL É MALVADO. MALVADO. Quer saber por quê? PORQUE NÃO É FINAL!!!! Ele acaba e você fala: “MAS. MAS? MAS!” A autora explicou que o livro era para ter duas partes, mas estava muito longo, então o livro #1 é a parte 1 e o livro #2 é a parte 2 do livro #1. Faz sentido e foi um movimento inteligente, porque ninguém tem coragem para livros longos (CRÔNICAS DE GELO E FOGO, ESTOU FALANDO DE VOCÊ MESMO, AINDA ME AGUARDANDO NA MINHA CABECEIRA). O segundo volume de Crônicas de Salicanda tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2013, pela Seguinte.

Recomendadíssimo porque é ótimo e a autora é uma simpatia! Olha o autógrafo que ela me deixou *-*

– O jogo não é mágico. A magia é apenas outro jeito de usar o cérebro, de exercer o poder do espírito sobre a matéria, do imaginário sobre a realidade. O jogo pode até funcionar como um catalisador ou um revelador, acelerando alguns processos, mas ele não cria nada.

(muitos quotes grifados no livro para escolher D=)

Informações

Título: Os Gêmeos (Crônicas de Salicanda #1)
Autor: Pauline Alphen
Número de Páginas: 368
Edição: 1ª – 2012
Editora: Cia das Letras
Preço R$39,50
Classificação: ★★★★☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Raíssa
    August 22, 2012 at 5:47 pm

    Ai, que bacana, gostei da história! :) Mas já tem tanta coisa aqui na minha “pilha” que vou ter que deixar mais pra frente… XD

    Muito fofo o autógrafo dela! :) E, ah, gostei das duas capas (a francesa e a brasileira), acho que todas ficaram bem bonitas.

    Não desanima com “Crônicas de Gelo e Fogo” não, é grandão, mas tão legal que você lê rapidão! :)

    bjs!
    Raíssa recently posted..Once Upon A Time ganha 4 novos pôsteres!My Profile

  • Reply
    Emanuella Casado
    August 23, 2012 at 11:58 am

    Como vocês conseguem acompanha TANTAS séries? essa parece ser bem legal, mas to longe de sagas por um bom tempo rsrs.

    bjs

    http://www.amodernpinup.com/
    Emanuella Casado recently posted..Indicados ao VMAMy Profile

  • Reply
    Jeniffer Haddad
    August 23, 2012 at 2:06 pm

    Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas não sabia que a estória era essa. Final malvado porque não é final? Puts grila! KKKKK

    • Reply
      Byzinha
      August 23, 2012 at 3:52 pm

      Consigo acompanhar com…………… intervenção divina, sei lá. Nunca pensei nisso hm/

  • Reply
    Mareska
    August 23, 2012 at 5:04 pm

    Quero emprestado futuramente xD
    Mareska recently posted..ESCURIDÃO (Elena P. Melodia)My Profile

  • Reply
    Ceile
    August 23, 2012 at 5:57 pm

    Pra ser bem sincera, não é um livro que me atrai e acho que eu não conseguiria avançar na leitura.
    Já vi uma coisinha negativa dele e brochei mais ainda =S

    Vamos ver o que vc vai dizer depois de ler a próxima parte da primeira parte (??) hahahaha

    Também acho a capa francesa bem mais bonita!

    Beijos.
    Ceile recently posted..[Resenha + Promo] @mor – Daniel GlattauerMy Profile

  • Reply
    Gabi
    August 24, 2012 at 12:28 am

    Aha! não sou a única que fica com preguiça de ler Crônicas de Gelo e Fogo pelo tamanho!
    Enfim, até agora eu não estava com vontade alguma de ler esse livro, mas essa sua resenha super animada me deixou morrendo de vontade!

    Fiquei curiosa sobre esses outros personagens/momentos tensos para crianças de 12 anos, e sobre essa, maneira de contar anos e dias diferente. Sem falar que eu não sabia que era uma distopia! Agora pronto! A-m-o uma distopia, preciso ler!

    A resenha ficou muito legal mesmo, adorei ;D
    beijitos
    Gabi recently posted..Cold Kiss (Cold Kiss #1) – Amy GarveyMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge