Cinema

TopTop: Os 100 Melhores Filmes do Século XXI eleitos pela BBC

Os filmes de hoje em dia não prestam“, “Não fazem mais filmes como antigamente“, “Hollywood está fazendo mais adaptações do que lançando filmes originais“, você já disse ou ouviu alguém dizer essas frases? Eu mesma já, mas não descarto que ainda existam bons filmes na atualidade.

Os 100 Melhores Filmes do Século XXI - Who's Thanny

Ontem a BBC divulgou um listão com os 100 Melhores Filmes do Século XXI, para ver se os críticos espalhados pelo mundo inteiro poderiam dar uma luz para quem não consegue gostar dos últimos lançamentos do cinema, com filmes a partir do ano 2000, e mostrar nossos clássicos recentes, que o cinema não está morrendo, apenas evoluindo.

Vou separar alguns poucos filmes que já assisti e que indico veemente que todos assistam, mas se você quiser ver a lista completa, basta clicar aqui para acessar o site da BBC.

A.I. – Inteligência Artificial (2001)

Os 100 Melhores Filmes do Século XXI - A.I. – Inteligência Artificial (2001)
Sou fã de carteirinha dos filmes de Steven Spielberg e Inteligência Artificial está entre meus filmes preferidos do diretor, com direito a robôs, fugas, brigas, alienígenas e criança fofa, feito a partir de um projeto de Stanley Kubrick. Quando assisti pela primeira vez, aos 11 anos de idade, eu fiquei bastante impressionada, além de ter caído no choro. O filme é bastante bonito, esteticamente falando, e carrega uma forte mensagem sobre amor e amizade. É aquela coisa meio depressiva e otimista.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Os 100 Melhores Filmes do Século XXI - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Amélie é aquele filme francês que fala que a vida não está fácil para os sonhadores, que muitos conhecem, mas ainda não assistiram. Cada cena parece poesia diante a inocência da protagonista e da fotografia. Você se identifica aqui e ali, e no fim tem vontade de abraçar o filme.

O Labirinto do Fauno (2006)

Os 100 Melhores Filmes do Século XXI - O Labirinto do Fauno (2006)
Este foi o primeiro filme de Guillermo del Toro que eu assisti e, apesar dele ser conhecido por suas contribuições em filmes de terror, neste encontramos um drama com suspense e aquele toque de fantasia sinistra. Em um acampamento militar, com sua mãe grávida, Ophelia começa a ver criaturas de outro mundo e acredita ser uma princesa, mas para retornar para seu verdadeiro lar terá que realizar três tarefas para o fauno.

A Vida dos Outros (2006)

Os 100 Melhores Filmes do Século XXI - A Vida dos Outros
Para quem gosta de história, este filme conta um pouco da tensão do regime totalitário na Alemanha Oriental em que através de escutas Gerd Wiesler (Ulrich Mühe) acaba se envolvendo com o casal que está espiando, tendo a difícil tarefa de entregá-los ou acobertá-los.

Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

Os 100 Melhores Filmes do Século XXI - Onde os Fracos Não Têm Vez
Assisti esse filme dos irmãos Coen em sala de aula pensando “não faz meu gênero” e simplesmente amei! Tudo porque Anton Chigurh (Javier Bardem), com esse cabelinho nada intimidador é um assassino psicótico enviado para matar a pessoa que roubou uma valise de dinheiro de um grupo de traficante. Uma das cenas mais clássicas é a da moeda, que mostra como o personagem é frio e brinca com a morte.

Zodíaco (2007)

Os 100 Melhores Filmes do Século XXI - Zodíaco
Um dos melhores filmes de mistério policial que existe, sem mais.

Deixa Ela Entrar (2008)

Os 100 Melhores Filmes do Século XXI - Deixa Ela Entrar
Um filme de vampiro que é puxado para o drama e a amizade de duas crianças. Assisti várias e várias vezes, surtei com a adaptação americana, mas a versão sueca é quem reside em meu coração.

Moonrise Kingdom (2012)

Os 100 Melhores Filmes do Século XXI - Moonrise Kingdom
Meu primeiro contato com Wes Anderson não poderia ter sido mais certeiro: uma garota que adora livros e aventuras decide fugir de casa com um escoteiro. Leia a resenha aqui.

Ela (2013)

Os 100 Melhores Filmes do Século XXI - Ela
Se você já assistiu a série Black Mirror, não pode ficar sem assistir Ela. É um filme que faz você refletir sobre as interações que tem no dia a dia, será que se vivesse no futuro você se apaixonaria pela voz de um sistema operacional? Leia a resenha aqui.

 

A lista dos 100 Melhores Filmes do Século XXI possui filmes bem populares pelo público, inclusive com animações. Muitos deles foram indicados ao Oscar e tem até cinema nacional no meio. Vale muito a pena dedicar um tempinho para assistir o que ainda não viu.

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Sulamita Blanc
    25/08/2016 at 11:16 am

    De todos eu só vi AI Inteligencia Artificial e O labirinto do Fauno, mais já to preparando minha listinha pra ver todos os indicados.

  • Reply
    Daniela
    25/08/2016 at 3:34 pm

    Honestamente, acho esse “Deixa Ela Entrar” um filme bem do bobo e sem graça.
    O filme em si não mostrou nada de especial (para mim) e a mensagem bem… Nhé!
    Pela minha resposta dá pra perceber que não me acrescentou em nada, hahaha!
    Mas enfim, gosto não se discute.

  • Reply
    Barcellos
    05/09/2016 at 2:17 pm

    Gostei bastante da lista, alguns eu já assisti e recomendo muito, outros eu ainda pretendo assistir, muito bom o artigo.

  • Reply
    Renan Alves
    05/09/2016 at 8:52 pm

    Grande lista da BBC assisti somente alguns como: Boyhood, A arvore da vida, Mad Max e Ela mas vou aproveitar para conhecer outros títulos indicados.

  • Reply
    Ronaldo César
    15/09/2016 at 5:09 pm

    Gostei da lista, acho que faltaram alguns, mas de modo geral a lista foi bem feita.

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge