Literatura

Olga, Fernando Morais

Nada melhor do que falar sobre uma heroína que fez muito pelo nosso país, em nosso Especial Nacional. Embora seja muito mais reconhecida lá na Europa (e Fernando Morais, no livro, enfatiza muito bem isso), Olga Benario Prestes tomou o Brasil como sua nação e lutou por ela o bastante para receber a morte como sentença.

tumblr_mxayidFdfb1r24ccxo1_500

Aqui no Who’s Thanny? nós já falamos sobre o filme, mas a resenha do livro só vem agora. Li este alguns meses atrás, bem quando as manifestações estavam surgindo, brotando nas ruas brasileiras, então, é, um espírito revolucionário tomou conta de mim. Quis até sair nas ruas com um cartaz dizendo “por Olga e Luis Carlos Prestes“. Sim, eu me fascinei com a história dessa mulher, com suas lutas, com o exemplo que ela dá a todos os seres humanos brigando por mudança.

Fernando Morais, muito bem informado de toda a vida de Olga Benario Prestes, viajou pela Alemanha prestes a cair no poder dos nazistas, pela União Soviética rugindo por mais poder em todos os cantos do mundo, pelo Brasil oprimido pela ditadura de Vargas e sua polícia secreta e também pelos letais campos de concentração. Com requintes de poesia, o livro nem parece ser um texto documentário. Dá para chorar com algumas passagens, sejam elas reproduções das cartas de Olga ou de simples narrações de sua vida. A partir de documentos da época e de depoimentos das mais variadas pessoas que conheceram a nossa heroína, Morais vai traçando, com maestria, a trilha da judia alemã que, inspirada pela ideologia comunista, mudou a história de um grande país além mar.

Sua vida foi, certamente, emocionante. Desde sua juventude na Alemanha, sua relação conturbada com a família (principalmente com a mãe) até seus últimos dias no campo de concentração, seus anos foram cheios de emoção e significado, propósito. Olga Benario Prestes lutou como se seu povo fosse o mundo inteiro e, como ela mesma alegou, teve a vida que queria, apesar de seus tristes últimos anos. A leitura desse livro, dessa biografia perfeita, é obrigatória. Sim, obrigatória para aqueles brasileiros que têm esperança, que se veem destinados a lutar, chamados pela rua e pela luta por um país infinitamente melhor.

Informações


Título: Olga
Autor: Fernando Morais
Editora/Selo: Companhia das Letras
Nº de Páginas: 312
Edição: 1ª – 1993
Preço: R$49,50
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Victória Santana
    April 29, 2014 at 3:10 pm

    Já assisti o filme e ele é emocionante, o livro deve ser ainda mais. E, com certeza, uma leitura obrigatória.

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge