Literatura

O Retrato – Charlie Lovett

2

Peter Byerly é um cara recluso, tímido, ansioso e com poucas paixões na vida. Mais precisamente, duas. Amanda – sua falecida esposa – e livros antigos. A morte prematura de Amanda afetou profundamente o emocional de Peter, a ponto de que ele não conseguia mais se dedicas à sua segunda paixão.

Em tratamento psiquiátrico contra ansiedade, Peter se muda dos Estados Unidos para um pequeno vilarejo na Inglaterra. Após semanas de reclusão, decide visitar uma livraria e dentro de um livro antigo encontra um retrato com séculos de idade. Incrivelmente, a pessoa desenhada é idêntica a sua Amanda.

Intrigado, Peter decide investigar a origem do desenho e a história por trás do anônimo artista que desenhou tantos anos antes uma mulher com as mesmas feições do seu grande amor. No meio da investigação, Peter ainda se depara com indagações acerca da veracidade da obra do dramaturgo William Shakespeare.

“- A maioria dos alunos vê apenas um livro velho, mas você sentiu seu significado profundo. Não se escolhe esta carreira: ela o escolhe. Agora, eu posso ajuda-lo e posso ensiná-lo, mas saiba uma coisa: depois de hoje, você nunca mais olhará para os livros da mesma maneira. Nada do que eu faça ou não faça vai mudar isso.” (página 28)

A narrativa do livro não é fácil e dificilmente eu o consideraria uma leitura leve. Demorei alguns meses para finalizar o livro porque muitas vezes me perdia na quantidade de personagens, na alternância temporal e na sequência dos fatos. E admito que no finzinho já tava irritada com a necessidade de tantos detalhes, muitas vezes sentindo que tinham duas histórias em uma única. É claro que isso tudo é uma percepção superficial, porque no fundo tudo é necessário para o fechamento da trama.

É claro que minha raiva com o livro não tira o mérito do autor. Inclusive, acrescenta muitos pontos, já que ele foi capaz de desenvolver uma história bem complexa, disfarçada de young adult.

É uma leitura cansativa, mas não por ser chata. Mas os detalhes cansam, então direi que não é uma leitura agradável para todos os leitores. Se você não curte descrições romantizadas, personagens em demasia e mistérios que envolvem fatos do passado que são interligados com o presente, não irá gostar do livro. Mas se está em busca de tensão, um pouco de briga de família, mentiras e artimanhas, podem se arriscar na leitura! ;)

P.S.: A história do livro, a profissão de Peter, me deu uma incrível vontade de virar colecionador de livros raros também! Hahahaha Fiquei muito curiosa sobre o assunto e confesso que até pesquisei umas coisas sobre originais! É realmente um livro para os amantes de livros! <3

informações

CO-Retrato-Charlie-Lovettortesia da editora para resenha
Título: O Retrato
Autor: Charlie Lovett
Número de Páginas: 416
Edição: 1ª – 2014
ISBN: 9788581633886
Editora: Novo Conceito
Preço: R$
Classificação: ★★★½☆

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge