Textos

O que teve de errado na Series Finale de HIMYM?

Após uma temporada inteira falando sobre o casamento da Robin e do Barney, chegamos ao final da nona temporada de How I Met Your Mother. Ou eu deveria dizer “How I Met Your Aunt Robin”?

Spoilers à seguir:

Após uma semana de discussão sobre “o fim foi justo ou foi sem noção?”, eu cheguei à uma conclusão: era para ser assim desde o início. Mas é claro que tudo foi acelerado, e esses foram os problemas que eu encontrei nos últimos episódios:

– Casamento em um episódio, divórcio no outro.

Um erro bem grande de How I Met Your Mother foi se prolongar em coisas desnecessárias: o casamento entre Barney e Robin. Acredito que a maior confusão sobre o episódio foi por conta de que em um episódio eles estavam se casando, super felizes, e no outro se separaram. Claro, se passaram três anos desde que eles se casaram na série, mas ambos dizem que se não fosse pelo trabalho da Robin, que pedia por viagens constantes, eles continuariam juntos. A questão é: será que a única opção era o divórcio mesmo?

– O arrependimento de Robin.

Vamos fazer uma ligação entre o episódio 22 e o 23/24: Em um ataque de pânico no dia do casamento, Robin decide que talvez ela deveria se casar com Ted, por ele ter encontrado o colar dela. Ted acaba dando um fora nela, dizendo que ele não é mais o cara que levou a Blue French Horn na janela dela, no episódio piloto. Isso é um banho de água fria nela, mas mostra o desenvolvimento dos personagens em volta da série, o quanto eles amadureceram. No episódio 23, ela fala que Ted é o cara que ela deveria estar, que ela deveria ter escolhido ele. Ou seja, três anos se passaram, e ela se arrepende de não ter escolhido Ted – justo quando ele está feliz com a Mother.

– “Você não mudou, nem mesmo um pouco?” – Barney

tumblr_n3n2loJFhd1tvghq2o1_500

Mais um problema de desenvolvimento de personagens – após o divórcio com Robin, Barney simplesmente aceita que nunca vai ser o tipo de cara que se casa, tem filhos, enfim. Isso é mostrado claramente na frase “se não aconteceu com a Robin, não vai acontecer com ninguém”. E então ele volta para a vida de cafajeste, faz um novo playbook, e cria uma meta de ficar com uma mulher por dia, por um mês.

– Barney tendo uma filha e como isso o mudou

tumblr_n3o8t4ZIVE1rvotc5o1_500

Uma coisa que ninguém esperava era que Barney fosse ter filhos. Afinal de contas, um cara que já ficou com tantas garotas, só nessa última temporada acaba tendo um filho? Claro, é um gancho para a série How I Met Your Dad, mas também tem ligação com o fato de que a Robin não seria capaz de dar filhos para ele. Com isso, Barney aprende que a vida de ser pai é difícil, acaba mandando duas meninas novas ligarem para seus respectivos pais, e desenvolve um amor imenso pela filha, sendo que segundos antes ele nem mesmo queria ver a criança. Foi uma cena bonita, por ter sido utilizado o mesmo discurso de “mulher da minha vida” que ele fingiu ter usado com uma moça antes, mas foi amadurecimento demais em tão pouco tempo.

– A doença misteriosa da Mother

how-i-met-your-mother-inlilne

Vários rumores caíram na internet sobre a Mother morrer na série. Após terem introduzido nossa querida Tracy McConnell e nos mostrarem que ela seria a melhor coisa que poderia ter acontecido para Ted, ela sofre de alguma doença misteriosa e acaba morrendo. Claro que isso fez com que os fãs enlouquecessem – por quê matar uma personagem tão adorável e tão parecida com Ted? E além do mais, que doença misteriosa a matou? Nada disso foi explicado.

– The Mother: o destino ou o desvio até a felicidade com a Robin?

tumblr_n3mpeuqVjt1qdzkxko1_500

Esse é o ponto mais discutido entre os fãs. Quando Ted encontra a Mother na estação de trem, uma velhinha fala: “Mas e se for destino? E se o universo enviou uma mensagem gigante dizendo que essa mulher é o seu destino?”. Isso o encoraja a falar com a Mother, e começa toda a história que conhecemos. Mas se o episódio final com as crianças foi gravado anos antes, eles planejavam fazer com que o público gostasse tanto assim da Mother? Isso significa que a Robin é apenas aquela mulher que ele corre atrás quando não existe nenhuma outra mulher, ou era ela a mulher da vida dele, fazendo com que Tracy seja apenas alguém que o faça feliz por alguns anos, realizando o sonho dele de ter filhos? 

Além de tudo, existe uma romantização da Robin. A vida inteira ela foi tratada mal, desde seu pai, seu primeiro namorado, seus fãs, e por último, Barney, que a prometeu o mundo e acabou “desistindo” por ela preferir o emprego. É como se Robin fosse perfeita apenas aos olhos de Ted, que conta a história, mas todos os outros percebem as imperfeições dela. Isso faz com que ela se sinta inferior, e Ted queira ser o salvador dela, mostrando para ela que ela merece tudo o que quiser. De novo: amadurecimento de personagens para quê?

– Os filhos aceitarem que o pai deles está apaixonado pela Tia Robin

how-i-met-your-mother-series-finale-ratings

Outra parte importante é notar como os filhos de Ted sempre souberam que haviam sentimentos entre Ted e Robin. Provavelmente mesmo antes da Mother morrer. E isso não os deixou tristes – porque, é claro, adolescentes pensariam apenas no bem do próprio pai. É estranho pensar que nessas muitas horas de histórias, eles sempre souberam que o pai tinha sentimentos por Robin, e só interferiram no final. Se a série tivesse terminado antes, será que eles teriam feito algo para os dois acabarem juntos?

O ponto principal é que a série fingiu por nove temporadas que não seria um clichê. Que Ted não ficaria com a Robin no final, que o Womanizer da série mudaria por um motivo real, que uma série pode ser sobre um romance que só é desenvolvido quase no final. E, nos últimos dois episódios, chegou e falou que enganaram todos nós,  e que nós realmente acreditamos que seria uma série diferente. E é por isso que HIMYM deixou de ser a série favorita de muitos fãs, incluindo eu.

Trivia:

Apesar de ter encontrado a Slutty Pumpkin, Ted continua a usar a mesma roupa no Dia das bruxas, dessa vez acompanhado pela Mother. No mesmo episódio da Slutty Pumpkin, foi a primeira vez que os apelidos “Marshmallow and LilyPad” foram utilizados na série, e no episódio 22, a última vez. A mesma cena de que a Lily tem problemas para ir ao banheiro com a fantasia da festa de despedida, aconteceu em Slutty Pumpkin.

No episódio The Pineapple Accident, Barney usa a cantada “Daddy’s Home” pela primeira vez. No último episódio, ele a usa pela última vez, mas agora com um novo sentido. Além disso, até hoje não existe explicação para o misterioso abacaxi do episódio.

A Blue French Horn no último episódio é uma referência ao primeiro episódio, e vários outros episódios são lembrados durante a primeira conversa entre Ted e a Mother.

No início da oitava temporada, Ted mostra o encontro com a Mother na estação de trem, e a mão dele está com uma bandagem. Isso é explicado no penúltimo episódio, quando Barney e Ted resolvem fazer o The Ultimate High Five.

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Victória Santana
    April 9, 2014 at 6:37 am

    O final meio que… Deixou a desejar em alguns sentidos. Concordo. Pelo menos podemos revê-la por completo e se deliciar com a série. Vou dizer que esse final foi um ato de liberdade poética exagerado kkk Ótimo post.

  • Reply
    Enzo
    February 10, 2016 at 7:50 pm

    também achei que ficou meio sem sentido o final.

  • Reply
    Diego
    April 24, 2017 at 12:25 pm

    O Final foi bastante corrido. Muito sem sentido.

  • Reply
    Letícia
    May 28, 2017 at 2:50 pm

    A série mostra desde o início que a história é e é sobre o Ted e a Robin

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge