Literatura

O Mundo de Downton Abbey, Jessica Felowes

Sabe quando você tem uma aula TÃO interessante que, sem perceber, já se passou muito tempo e muitas informações foram jogadas na sua cara e você só repara quando acaba quando alguém anuncia o final, e daí você pisca com força, sente o cérebro trabalhando mais do que nunca e suspira como se dissesse “WOW”? Então.

A sentença interminável e pobremente pontuada ali em cima traduz o que senti ao ler O Mundo de Downton Abbey. O livro é um guia das duas primeiras temporadas da série, mas também funciona como uma ótima aula sobre a aristocracia britânica e as mudanças ocorridas a partir de 1912. Mesmo que não seja uma aula que, por exemplo, vá te fazer passar no vestibular, é uma delícia aprender os costumes da época.

Óbvio que quem assiste a série vai chorar sangue com tantos detalhes que não são mostrados na TV, sem falar nas fotos lindas de elenco/figurinos/cenários/etc. Tem muita coisa bacana pra se ver. Particularmente, me senti até meio poser por ter tantas coisas que são, sim, mostradas em Downton Abbey, mas que estão escondidas e/ou em segundo plano.

“O sol nasce por trás de Downton Abbey, uma casa grandiosa e esplêndida em um terreno grandioso e esplêndido. A casa parece tão segura de si que dá a impressão de que o modo de vida que ela representa irá durar mais mil anos. Mas isso não acontecerá.”

O livro mostra mais explicitamente as mudanças enfrentadas pela aristocracia, que muitas vezes não as aceitava (vide Violet e suas eternas rixas com as invenções da época, como a eletricidade e o telefone), e a forma com que todos foram obrigados a superar e seguir em frente com o novo tempo que se formava.

Paralelos entre o andar de cima e o andar de baixo da imponente Downton Abbey são traçados com frequência, e assim se percebe que a vida dos empregados, mesmo que diferentes em tantas formas, também espelhavam certas atitudes de seus patrões. Imaginem meu choque ao saber que até na mesa do andar de baixo havia uma hierarquia sobre onde cada empregado sentaria! É interessantíssimo ler sobre esses costumes, mesmo que pareçam estranho de pronto.

Ah, e tem vários quotes dos personagens e dos atores! (desculpe-me pela qualidade porca da foto)

E para não dizer que a aula de história é de todo inútil, temos também capítulos falando sobre a Primeira Guerra Mundial e suas consequências. O sofrimento dos soldados, a vida no front, a agonia que suas famílias passavam, a vida após a Guerra… Tudo isso tem seu espaço. É horrível saber o que aqueles pobres homens passaram a lutar pela honra que tanto exaltavam. Mas enfim.

Os fãs da série e até os não-fãs vão aprovar e amar O Mundo de Downton Abbey, certeza. É uma maravilha, um verdadeiro poço de informações sobre um passado que, se pararmos para pensar, não é tão distante quando parece. A Intrínseca está de parabéns pelo trabalho na diagramação e revisão do livro, também. Não é à toa que eu comecei a pular e gritar que nem uma retardada quando ele chegou aqui em casa.

INFORMAÇÕES


Título: O Mundo de Downton Abbey – As histórias e os segredos desvendados
Autor: Jessica Fellowes
Número de Páginas: 304
Edição: 1ª – 2012
Editora: Intrínseca
Preço: R$39,90
Classificação: ★★★★☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Babi Lorentz
    December 5, 2012 at 5:42 pm

    Confesso que não tinha me interessado pelo livro por ser sobre a série, que até então ainda não assisti, apesar de ter vontade. Não sabia que era realmente um guia sobre as primeiras temporadas e acabei sem vontade de ler.
    Beijos.
    Babi Lorentz recently posted..Imaginário Feminino, Camille ThomazMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge