Literatura

O materalizador de ideias, José Jorge Paulo Neto

Este é o reino da imaginação
Tudo aquilo que aqui você tocar
Vira logo uma canção

materializador de ideias josé jorge paulo neto

 

O pequeno Theo, crescendo na época da ditadura militar, não entende realmente o que está acontecendo no mundo, mas sabe muito bem o que está acontecendo dentro de sua cabeça. Cheio de imaginação e na companhia de sua inseparável amiga Gertrudes – uma patinha de borracha que é sua maior confidente -, ele brinca com robôs de pote de iogurte e sente falta da figueira da pracinha onde não pode mais ir sem supervisão até o dia em que Theo conheceu Pedro, um menino engraxate com quem fez amizade imediatamente. A vida levou Pedro para São Paulo cedo de mais, mas não sem antes entregar para o amigo um gravetinho com poderes mágicos que levaria Theo para as mais brilhantes experiências.

materializador de ideias

 

Com ilustrações adoráveis de Maria Isabel Vaz Guimarães e introdução do jornalista Heródoto Barbeiro, o livro de estréia de José Jorge Paulo Neto – mais conhecido como Jorge pelos seus alunos -, é uma viagem no mundo da imaginação. Há elementos para gente de toda idade se identificar, como a vibe anos 70 para os mais velhos e os momentos em que tudo que você tinha para brincar quando criança era sua criatividade.

Para ser sincera, senti uma grande vibe Onde Vivem os Monstros, que já mencionei antes ser um dos livros mais influentes na literatura infantil, enquanto lia O Materializador de Ideias. Claro que é difícil alcançar o mesmo nível de magia de Maurice Sendak, mas o coração da história está ali: uma criança cuja mente é tão abarrotada de coisas que ela acaba indo além das barreiras físicas de limitações e viajando para um reino encantado onde tudo pode acontecer.

materializador de ideias

 

O professor Jorge já era uma sensação na internet com seus videos sobre a língua portuguesa e agora ele trouxe um pedaço da sua mente para as prateleiras das livrarias. Com projetos tão criativos quanto as realidades criadas pelo seu personagem Theo, posso contar de fontes seguras que ele já está escrevendo outro livro e eu realmente espero que seja uma continuação, porque o pequenino e sua patinha Gertrudes ainda têm muito o que contar!

A única coisa que me deixou meio incerta é que o livro tem muito texto. Voltado para crianças até 10 anos, os menores acabam ficando dependentes de um adulto na hora de ler e mesmo com muitas ilustrações, o texto tomou muito espaço. Sendo infantil, eu confesso que deu uma preguicinha na hora que abri a primeira página, mas assim que comecei, a história se foi em 20 minutos. Deu a impressão de que ele foi mais pensado para uma contação de história do que para colocar na mão das crianças, mas se você têm um pequeno que gosta de ler, tenho certeza que ele não vai se importar!

informações

materializador de ideias josé jorge paulo neto

Cortesia do autor para resenha
Título: O materializador de ideias
Autor: José Jorge Paulo Neto
Ilustrador: Meri
Número de Páginas: 39
Edição: 1ª edição/2015
ISBN: 9788555010054
Editora: Ed. Setembro
Preço: R$20,00
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Entrevista com José Jorge Paulo Neto
    02/10/2015 at 1:58 pm

    […] muito tempo atrás, o WT postou a resenha de um livro infantil nacional chamado “O Materializador de Ideias”, que conta a história do pequeno e imaginativo Theo que vai parar num mundo incrível após ganhar […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge