O Livro Perdido das Bruxas de Salem me chamou atenção pelo título, não pela capa sem sal que não chega aos pés do que está nas páginas escritas por Katherine Howe. Nunca tinha lido um livro de bruxas de verdade e por ser o primeiro publicado da autora, posso dizer que foi muito surpreendente.
A história é narrada em duas épocas distintas: em 1692, quando houve a histeria de caça às bruxas em Salem, onde 30 pessoas foram enforcadas por serem praticantes da bruxaria; e em 1991, ano em que nossa protagonista Connie, estudante de doutorado, muda-se para a casa da avó nas proximidades de Salem a fim de vender a propriedade.
Você deve está se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra, certo? Ao mexer nas coisas da avó, Connie encontra uma velha bíblia e dentro dela, uma chave com um papel escrito Deliverance Dane. E aí que juntos, leitor e protagonista tentam desvendar todo o mistério em torno desse nome. Quem foi essa mulher? Como ela viveu, morreu e qual a sua relação com a casa?
Só porque você não acredita em alguma coisa, não quer dizer que ela não seja real.
Confesso que no início achei a história parada demais e de fato, o livro começa de verdade quando Connie encontra a chave. É um mistério que envolve você a ponto de não querer mais parar de ler até descobrir tudo! E a narração é extremamente rica em detalhes, pois a autora fez questão de fazer uma pesquisa minuciosa e falar sobre o que teria acontecido se as bruxas condenadas fossem realmente bruxas.
Os personagens foram bem trabalhados, tirando Liz – a melhor amiga de Connie – que ficou um pouco apagada na história, apesar de ter ajudado muito em momentos cruciais. A protagonista é muito inteligente e cética, mas depois de tantas coisas acontecerem, ela passa a acreditar que existe algo além de ciência. No geral, eu gostei de todos.
Connie costuma divagar bastante e apesar da narração está em 3ª pesssoa, nós divagamos com ela. Em certos momentos eu até esquecia que estava viajando nos pensamentos dela. Mas sempre que somos transportados para o passado, somos avisados na página que há um interlúdio.
Quando terminei minha leitura, continuei com uma interrogação na cabeça. Pois algo não foi totalmente esclarecido na história, mas fora isso, o livro é muito completo.
Katherine Howe é descendente de Elizabeth Howe, uma das personagens, que foi enforcada como bruxa em 1692. Muitos dos personagens da narrativa são reais. Então se prepare para uma história que vai mexer com você. E se as bruxas fossem reais? Em que você acreditaria?
Título: O Livro Perdido das Bruxas de Salem
Autor: Katherine Howe
Tradução: Cristina Cupertino
Número de Páginas: 360
Edição: 1ª – 2010
Editora: Suma das Letras
Preço: R$45,90
Classificação:
Postagens Relacionadas:
14 Comments
Silvana Freire
07/11/2011 at 5:03 pmMinha nova paixão literária livros sobre bruxas [reais ou ficticias] e seus conhecimentos. E é sempre bom saber q um autor pesquisa sobre um assunto como esse e não joga a historia no nossos olhos e ponto.
Vale a pena ler ainda mais pelo preço e melhor é narrado na 3a pessoa.
Sabe q prefiro assim.
Otima dica
Beejo!
ps: Já tinha visto a capa em post de outros blog como lançamento mas nao com tanta informação Vlw Thanny!
Gii Vasconcelos
07/11/2011 at 8:22 pmEu quero emprestado! *_*
thanny
07/11/2011 at 8:41 pmOkay!
Nat Puga
07/11/2011 at 11:28 pmpo, eu tinha a maior vontade de ler esse livro, mas depois passou… HAHAH na bienal ele tava super barato, mas esgotou quando eu ia comprar :(
Nat Puga recently posted..Promoção: Qual Seu Número?
Juh Claro
08/11/2011 at 11:43 amOlha, nunca tinha visto nada sobre esse livro, mas sua resenha já me fez querer ler. Adorei, ainda mais por causa do seu último parágrafo falando dos personagens reais :O
A capa é realmente sem sal haha mas a história parece ser muito boa! Vai pra wishlist :)
Beijos, Thanny ;*
Juh Claro recently posted..Dando um UP! #Extra: Os 10 Piores Alimentos
Bruno M.
08/11/2011 at 1:04 pmNufa, sério que a parenta dela foi enforcada como bruxa mesmo? o.O Nunca tinha lido nenhuma resenha sobre o livro, mas fiquei super empolgado. Me lembrou aqueles filmes de bruxas e tal (da Elvira, kkk). Adorei a resenha, beijos.
@minha_estante – Minha Estante
Bruno M. recently posted..Faça sua estante de forma alternativa pagando mais barato
vanessa
08/11/2011 at 2:37 pmSempre tive muita vontade de ler esse livro, mas é muito caro, ta louco UASHUAHSUAS Se eu ganhasse de presente ou trocasse, talvez quem sabe q Mas enfim, comprar só se estiver bem barato. Adorei sua resenha, muuuito bacana.
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing
vanessa recently posted..Resultado da promoção de 1 ano do This Adorable Thing
Thaís Bergmann
08/11/2011 at 4:55 pmO livro parece muitoo interessante! Adoro esses assuntos de bruxaria e tal…
Amei a resenha, só fiquei um pouco com o pé a atrás por causa do que tu falou da falta de esclarecimento no final (tomara que seja para uma continuação ne) e por causa da demora para a leitura engatar, odeio isso!
Mas fora isso fiquei super intrigada, inclusive com a capa, achei bem bonita…
Beijoss
Ceile
08/11/2011 at 5:04 pmSe eu encontrasse este livro na livraria, passaria direto (eu julgo MUITO pela capa – errado, eu sei), nunca imaginaria que a história iria trazer personagens cativantes assim e ainda mais que contaria uma história “quase” real…
Também nunca li nada que falasse de bruxas de verdade
Um beijo!
Ceile recently posted..Prêmio Extra #2 – Promoção Saga Crepúsculo
Mariana Borges
08/11/2011 at 11:23 pmVi esse livro em um post de Halloween e esses dias e a sinopse me chamou muita atenção. Eu gosto do temas bruxas, mas acredito muito em nada disso ASHUAHSUAHUSA mas é pelo tema ser bruxas que eu vou adicionar na minha lista de próximas leituras. Aah, confesso que gostei da capa, acho que combina com a história. Beeijos
Yara
08/02/2012 at 12:09 amEu quero esse livro. Já tinha visto em uma livraria, mas nunca me interessei, mas ele parece bem intrigante! E amei a frase “Só porque você não acredita em alguma coisa, não quer dizer que ela não seja real.”
Francielle
13/03/2012 at 11:00 pmAhhh! Eu gostei da capa :P
Ela tem uma simplicidade que me encantou :)
Mas a história me cativou mesmo!
É diferente tentar entender se realmente existiu ou não…
E lá no fundo… acredito que existiu :)
ANTONIO S DORIA
17/03/2015 at 6:46 pmMuito interessante, porque eu estou pesquisando esse tema. Estou escrevendo um livro sobre isso, de ficção – acho que vale a pena ler.
thanny
18/03/2015 at 8:29 amQue legal! Vale a pena ler sim :D