Cinema

O Homem de Aço (2013)

E tinha como dar errado a parceria de Zack Snyder, Christopher Nolan e David S. Goyer? (Dica: não, não tinha)

man of steel

A história todo mundo já conhece (literalmente): o planeta Krypton se vê em destruição iminente, então Jor-El resolve mandar seu filho para outro planeta porque, né, o guri não era obrigado a morrer junto. Os Kents encontram o bebê e o criam, e agora Clark Kent precisa lidar com as dificuldades de ser um alien vivendo na Terra e tentar descobrir sua verdadeira identidade. Isso até o General Zod aparecer na festa, cheio de fúria kryptoniana e louco para destruir o moço Clark. Quem nunca?

Man of Steel é um filme bem feito. Apesar do aparente ritmo lento, ele mostra as origens do Supinho de uma forma muito bacana, com diversos flashbacks que não irritam e não enrolam tanto para o herói vestir seu uniforme. Muita coisa sobre sua origem ganha explicações que nunca deram antes, e o espectador tem a chance de ver Krypton e seus problemas antes de ser destruída. É um filme sério, bem no estilo de Snyder mesmo. Tem bastante erro também, seja com coisas mal explicadas, outras que acontecem só porque o plot pede ou o amor instantâneo entre Clark e Louis.

mos

Nunca gostei do Superman e não posso dizer que o amo depois de MoS, mas posso afirmar que gosto desse Superman. Sua perfeição insuportável, todo aquele símbolo americano dá lugar a um herói que ainda tem muito que aprender, tem muita humanidade dentro de si e – olha só! – comete erros. E eu gosto dessa faceta falha que lhe deram, principalmente por tratar suas habilidades especiais de uma forma completamente diferente, como um alien que precisa se adaptar à atmosfera de um planeta inóspito (e a visão de raio-x desse Clark dá de 10 a 0 no resto, beijos). Podia ter sido melhor desenvolvida? Sim, mas é um bom começo.

De atuações nem tem muito que falar, visto que o roteiro não exige muito de seus personagens. Mas darei destaque para Kevin Costner e Diane Lane como os Kents, porque eles foram muito bem escolhidos, assim como Henry Cavill, que convence na pele do herói direitinho. E nesse ponto da vida acho que já ficou estabelecido que Amy Adams é boa, então fecho o parágrafo dizendo que o Zod surtado de Michael Shannon ficou daoríssimo.

People are afraid of what they don’t understand.

É na parte técnica que o filme chuta mais bundas, porém. Apesar da falta da marca registrada de Zack Snyder, o slow motion, e da adição de lens-flares (amores da vida do J.J. Abrams), o cara ainda tem moral na Warner. E se você tem moral na Warner, o céu é o limite quando o assunto é efeitos especiais. É tão bem feito que você pode ficar boquiaberto. A fotografia é linda, cheia de graça e só vendo para entender o quão bacana é. Outra coisa que merece menção, é claro, é Hans Zimmer e sua ousadia e cuidado com a trilha sonora, que em nada se assemelha à fanfarra original criada por John Williams e que se encaixa com perfeição no filme.

Fazer reboot de um super herói tão amado é uma tarefa complicada, principalmente logo depois da bem sucedida trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan. Mas a DC foi pelo outro e lançou Homem de Aço até cedo demais, o que poderia ter sido um baita tiro no pé caso o filme fosse completamente lixoso. Mas com o próprio Nolan no meio, essa fase nova na DC começou bem, abrindo alas para novos heróis virem para a tela grande. VEMNIMIN, BATMAN VS. SUPERMAN!

ficha técnica

 

Título original: Man of Steel
Direção: Zack Snyder
Elenco: Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shannon, Diane Lane, Russell Crowe, Kevin Costner, Laurence Fishburne
Roteiro: David S. Goyer e Christopher Nolan
Trilha sonora: Hans Zimmer
Duração: 143 min.
País: EUA, Reino Unido
Gênero: Ação, sci-fi, aventura
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Victória Santana
    11/04/2014 at 2:34 pm

    Independente do filme ser bom ou não, tem Henry Cavill. Esse homem poderia muito bem ser o próprio Superman se ele de fato existisse.Beleza (grande beleza) à parte, esse filme marca bem as novas adaptações de antigos heróis para o cinema e eu estou animada por isso, as influencias do meu irmão mais velho me fazem amar super-heróis. /cute

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge