Textos

O Herói de ação mais inesperado do ano

Esse artigo é uma tradução do BuzzFeed. Você pode conferir o original AQUI.

Como uma infância solitária, videos do YouTube e uma série de TV sobrenatural preparou Dylan O’Brien para estrelar na grande estréia em filmes de aventura de Setembro.

Maze Runner

4 mil fãs fixaram seus olhares em um microfone no meio do salão 20 da Comic Con de San Diego, e uma jovem garota aproximou-se e limpou sua garganta.

“Oi! Eu te amo, Dylan O’Brien,” ela exclamou empolgada, já lutando contra as lágrimas. “Aw, você é tão fofa,” respondeu O’Brien e, com um único elogio, inconscientemente ativou uma explosão emocional: os joelhos da garota cederam, o corpo inteiro dela tremeu, e o choro histérico não pode ser impedido.

“Você está bem?” O’Brien perguntou, genuinamente preocupado, enquanto ela repetia, “Oh meu Deus, oh meu Deus, oh meu Deus” por trás de uma máscara de intermináveis lágrimas.

Esse tipo de incontroláveis colapsos, reservados apenas para as maiores estrelas no mundo, tem se tornado crescentemente comum na vida de O’Brien porque, para os dois milhões de fãs que religiosamente assistem Teen Wolf toda semana, isso é exatamente o que ele é: uma super estrela.

Desde o início em junho de 2011, o drama sobrenatural sobre lobos da MTV cresceu para ser a série mais famosa do canal e colocou O’Brien na capa de toda revista jovem e fez ele ganhar quase dois milhões de seguidores no Twitter, assim como um santuário interminável no Tumblr. Nas temporadas mais recentes, o desempenho dele como Stiles Stilinski, o melhor amigo contador de piadas do personagem de Tyler Posey, se transformou em mais do que simples comédia, revelando um muito mais complexo, obscuro e capaz ator.

O’Brien agora está tentando apostar sua popularidade ganha pela televisão e internet para um grande sucesso nos cinemas com o lançamento do filme The Maze Runner em 18 de setembro, uma adaptação da distopia de James Dashner que gira em torno de um misterioso labirinto e seus habitantes relutantes.

2oth Century Fox, o estúdio por trás de Maze Runner, está apostando alto em O’Brien. A pré-produção da sequência – baseada em Prova de Fogo – já começou em New Mexico e O’Brien é, essencialmente, o destaque da campanha. A esperança é claramente mobilizar os fãs dele para que eles vão em massa no final de semana de estreia.

Mas enquanto O’Brien sentava em sua cadeira em Cipriani, localizado dentro do hotel Mr. C’s em Beverly Hills, um mês depois que aquela garota teve um colapso ao vê-lo na Comic-Con, ele quase parecia felizmente ignorante do peso que está em seus esguios ombros.

“Eu nunca pensei sobre o tamanho do filme,” o garoto de 23 anos disse ao BuzzFeed News, com um encolher de ombros. “Corta para um ano depois e a primeira pergunta que eu estou recebendo de todo mundo é, esse filme vai estourar, o que você vai fazer? Nunca pareceu assim. Era um script desconhecido e um projeto por baixo dos radares com relativamente novos-e-próximos da fama atores – nós não temos ninguém no filme como Kate Winslet [Divergente] ou Donald Sutherland ou Phillip Seymour Hoffman [Os Jogos Vorazes]. Então sempre pareceu super pequeno para a gente, mas nós sempre soubemos que poderia existir entre esses porque é tão bom.”

O’Brien foi rápido em adicionar que desconsiderar as expectativas da indústria não deve ser enganado por ignorância profissional. Na verdade, ele é incrivelmente minucioso – quase  a ponto de faltar – sobre o material que ele expõe para seus fãs mais jovens, particularmente na mídia social.

“Eu sou tão cuidadoso sobre as coisas que eu digo e tão consciente dos meus fãs e de quem está me seguindo no Twitter que eu sei que eu não posso twitar sobre certas coisas, eu sei que eu não posso falar sobre certas coisas, eu sei que eu não posso dizer certas coisas,” ele disse. “Eu sinto como se tivessem poucas pessoas que as personalidades brilham através do twitter. A minha não poderia estar além de quem eu sou. De vez em quando eu coloco um pouco do meu humor, mas é muito contido e reservado porque a atenção sempre me fez reagir dessa forma. É só como eu sou. Isso não significa que eu não sou grato, na verdade é porque eu realmente me importo sobre não deixar as pessoas decepcionadas.”

A necessidade inata de O’Brien foi ampliada diretamente pelo volume de fãs que ele acumulou apenas nos últimos anos. “Isso me surpreende,” ele disse sobre o nível de adoração quase maluco que ele recebe desde que conquistou o papel de Stiles. “De um jeito, eu nunca poderei entender completamente isso porque eu não sei se eu sou conectado dessa forma. Mas o que me faz me sentir bem sobre isso é que eu estou trazendo felicidade para eles e isso eu consigo me associar.”

Ele explicou, “Eu amava tanto filmes quando criança porque eu me mudei e tive um tempo difícil na escola, tendo crianças fazendo minha vida miserável por nenhuma razão. A única coisa que me deixava animado era ir para casa no fim do dia para assistir minhas séries. TV e filmes provocavam essa felicidade em mim. Então eu totalmente entendo. Eu era essa criança também. Eu fico extremamente tocado por isso às vezes porque agora eu posso dar isso para as crianças, e isso é legal.”

Dylan O'Brien

Aquela mudança feita em 2003 que foi mencionada antes, de New Jersey para California, não só fez O’Brien ser o motivo de ira para vários bullies, mas também intensificou a sua natureza introvertida. “Eu era dolorosamente, dolorosamente tímido,” ele disse, sem um toque de vergonha, sobre sua infância. “Foram quatro ou cinco anos de não ter nenhum amigo.” Faltando alguém real para brincar, O’Brien abraçou seu amor por cultura pop e começou a criar curtas, muitos que ainda existem online hoje.

“Eu nunca sequer pensei sobre deletá-los,” ele disse com um sorriso esperto sobre os videos – um no qual O’Brien faz lip-synch de uma música das Spice Girls – contradizendo a resposta automática de que celebridades altamente conscientes de suas imagens tem sobre suas vidas pré-fama. “Não é como se eu deixasse os vídeos online porque eles são realmente bons. Obviamente, eu olho para esses vídeos e encolho-me. Mas esses vídeos foram a minha vida naquela época – e o que iniciou minha carreira.”

Enquanto O’Brien estava criando somente para si mesmo, os vídeos começaram a ganhar fama, tanto online quanto na indústria, começando algo como uma chamada de carreira para o então jovem de 18 anos.

“Eu lembro que tudo o que ele tinha na parte de trás de seu currículo eram dois links do Youtube,” O produtor executivo de Teen Wolf, Jeff Davis, disse ao Buzzfeed sobre a primeira audição de O’Brien para Stiles em 2010. “Ele era engraçado e tinha essa energia sobre ele, essa elasticidade em seu corpo e seus movimentos. Ele realmente nos impressionou. Naquela noite, eu fui para casa e comecei a assistir os vídeos do Youtube dele. Depois disso, ele era a única pessoa que eu conseguia ver no papel de Stiles.”

A narrativa que prevalece sobre a carreira de O’Brien – de que ele foi, essencialmente, arrancado da obscuridade pela MTV – é uma que o ator não contesta. Na verdade, ele é grato pelo raro caminho rápido para se tornar um ator. “Eu acho que foi a melhor forma de isso acontecer comigo porque eu era cheio de tantas dúvidas quando criança,” O’Brien disse. “Eu nunca achei que essa carreira era realmente possível na minha cabeça, então ser jogado nisso realmente ajudou porque me deu muita confiança de que isso é algo que eu devo fazer para o resto da minha vida.”

Para O’Brien, a série da MTV tornou-se mais do que o início de sua profissão; também o fez se inscrever em uma escola não-oficial de atuação. “Aulas são legais, mas eu nunca tive que fazê-las porque eu fui sortudo o suficiente para estar trabalhando nos últimos três anos,” disse o ator, que não é formalmente treinado. “Eu só vou com o meu estômago e eu honestamente nem sei se eu conseguiria fazer de outra forma. Eu sinto que atuar deve ser tão real e simples e humano e o mais cru que pode ser. Eu meio que sempre gostei de ser primeiramente um humano e em segundo lugar um ator.”

Teen Wolf

Essa apresentação orgânica de estilo não apenas capturou a atenção dos fãs de Teen Wolf – instantemente tornando o personagem secundário em, essencialmente, um coadjuvante – mas também dos diretores que fizeram audições para os papéis em filmes que ele conseguiu depois.

“Dylan entrou; em 20 segundos da audição, ele era o primeiro colocado de todos que eu vi para o papel até aquele momento,” diz o roteirista e diretor Jon Kasdan em um email para o BuzzFeed News sobre a audição de O’Brien para o filme The First Time de 2012, um filme no estilo Hughes de comédia romântica escolar com a atriz Britt Robertson. “Qualquer que seja aquela coisa intangível, que todo ator no mundo quer ter e quase nenhum deles tem, Dylan tem.”

Enquanto todo o telespectador de Teen Wolf sabe o carisma que Kasdan está se referindo, a questão persistente continua: O “fator” O’Brien será o suficiente para tornar The Maze Runner em um hit instantâneo?

Enquanto o filme contém vários atores com o pé na fama (Will Pouter de Família do Bagulho, Thomas Brodie-Sangster de Game of Thrones, e Kaya Scodelario de Skins), é o papel principal para O’Brien, que interpreta Thomas, o mais novo prisioneiro solto no grande labirinto.

“Eu precisava que Thomas entrasse no mundo como uma criança assustada e vulnerável, mas saísse um homem,” O diretor Wes Ball disse ao Buzzfeed News sobre sua missão para encontrar um ator que poderia interpretar Thomas convincentemente nos dois lados desse espectro tão importante. “Dylan é uma criança super doce que apenas quer trabalhar muito. Ele não tem medo de se expor ou de parecer fraco. Ele tem confiança que não é como vanglória. É isso que o faz o tipo de herói que eu amo: não um super herói, uma pessoa regular fazendo super coisas.”

Essa dualidade foi rapidamente aparente para O’Brien e foi uma das muitas atrações do projeto para ele. “A primeira coisa que eu notei é que eu senti certo para o papel quando eu li o script,” O’Brien disse, mexendo com seu cabelo bagunçado. “Eu gostei do jeito que a história foi contada, e pensei que era um conceito legal, e então eu conheci Wes, que me surpreendeu. Basicamente foi quando o filme se tornou algo que eu estava competindo. Uma vez que eu consegui, eu percebi que eu era sortudo.”

Três características definidoras repetidamente apareceram enquanto Davis, Kasdan, e Ball falavam sobre O’Brien.

Primeiro: Seu entusiasmo sem fim. “A energia dele não me impressiona tanto quanto eu invejo-o,” Kasdan escreveu. “É ilimitado e jovem e exuberante e hilário e… inspira esse filme com vida e eletricidade.”

Segundo: Sua falta de ego. “A coisa incomum sobre Dylan é que ele não é nada fútil ou narcisista,” Kasdan adicionou. “E quando eu digo isso, significa que ele não é NADA disso. O que, para um ator, é muito incomum. Ele é apenas um cara legal e entusiasmado. Ele é rápido para rir e inclui todo mundo.”

Terceiro: Seu estável compromisso com o trabalho. “Dylan é alguém que se importa muito sobre a arte de atuar,” disse Davis. “E, como é o jeito de artistas apaixonados [por seu trabalho], ele não se importa sobre a fama. É meio que um estranho efeito colateral para ele. Muitas pessoas vem para Hollywood procurando fama, e nunca encontram à fundo a qualidade de sua atuação. E então existem outros que simplesmente recebem a fama como um efeito colateral de seus talentos. E esse é Dylan, ele é focado na arte.”

Maze Runner

Para Ball, a união da energia de O’Brien, a falta de ego, a imperturbável dedicação são as maiores razões porque a filmagem de The Maze Runner foi um sucesso. “É difícil para as pessoas negligenciarem quando você tem Dylan – que acabou de trabalhar 14 horas – espancado e machucado, mas ainda trabalhando no próximo dia tanto quanto ele trabalhou no dia anterior,” o diretor disse. “Era difícil não tentar e levantar-se e suportá-lo. Todo mundo sabia que o filme era sua responsabilidade então era sobre ascender ao seu nível de envolvimento.”

Sabendo que ele teria que completamente imergir-se no personagem para fundamentar o fantástico mundo do filme, O’Brien tentou assemelhar-se à Tom Hanks, Dustin Hoffman, Phillip Seymour Hoffman, e Matt Damon, atores que desde sempre ele considera profissionais e inspirações pessoais. “Eu olho para eles como heróis,” ele disse. “Eu era uma criança assistindo-os e eles trabalham da mesma forma que eu, porque eu não fui para a escola de atuação. Eu vou de acordo com o que eu amo e isso é inerente em mim assim como na paixão pelos trabalhos deles.”

Essa apreciação se tornou uma verdadeira paixão, de acordo com seus antigos e atuais chefes, que não conseguem impedir de ver tons de Hollywood nos tempos antigos no trabalho e personalidade de O’Brien.

Pessoas sempre comparam-no com grande estrelas de filmes, como Harrison Ford ou Tom Hanks – e eu concordo,” Ball disse. Davis concordou: “Eu acho que ele é como Tom Hanks; Eu o vejo indo de comédia para drama. Eu acho que ele pode estar mais interessado em drama nesse momento porque é algo que o desafia, e isso o assusta um pouco.”

Kasdan levou esses sentimentos um passo para frente. “Um cara que é genuinamente engraçado e tem essa aparência? Ele é o mais valioso e raro recurso em Hollywood, porque a maioria dos filmes são sobre homens jovens e brancos. E existem talvez doze caras no negócio que são essas duas coisas. Em qualquer idade. O maior exemplo no momento é obviamente Chris Pratt, que é hilário e se parece com um personagem principal, e você pode ver o que está acontecendo com ele. Dylan é um desses caras, então o potencial dele é… quase sem limites. O que seria mais surpreendente seria se ele não acabasse salvando o mundo de uma ameaça alienígena em algum momento nos próximos anos.”

E enquanto esse tipo de oportunidades de grande orçamento que certamente virão, O’Brien continua dedicado em cultivar uma carreira muito particular. “Eu sou alguém que tem atração por projetos que não são necessariamente engrenados para o sucesso,” ele diz, com uma risada. “Eu não estou indo atrás do projeto que todos os agentes estão tentando te fazer ser contratado. Eu gosto de fazer coisas que meio que saem do nada. Eu acho que é legal e especial e é o que eu quero fazer em termos da minha carreira.”

Mas, no fim, a criança tímida que enfrentou anos sem amigos pode sair ganhando, em sua aversão por atenção – o tipo que particularmente vem com ser o personagem titular de grandes franquias de filmes – pode abastecer sua escolha de estrelar em projetos pequenos e mais pessoais.

“Eu sou muito privado e eu particularmente não me interesso em ser o centro de atenção,” ele disse, ironicamente, enquanto uma multidão de publicitários nos cercava, sinalizando o fim da entrevista. “Todo mundo que eu conheço diz, ‘Você? Tímido? Pare de mentir para mim.’ Mas eu acho que as pessoas podem trabalhar em formas que contradizem como elas são como pessoa. Esse é meu trabalho, isso é o que eu faço, e eu sou tão grato. Eu amo fazer isso e eu me sinto bem nisso, mas ao mesmo tempo, isso combate a pessoa em mim que só fica confortável com certas pessoas. Eu ainda sou, inatamente, uma pessoa muito tímida.”

E os fãs se perguntam: Are you even real?

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Silvana Freire
    22/09/2014 at 8:53 pm

    Otimo texto sobre esse menino de ouro. Percebi que vc é muito fã dele. Eu tb HAHAHAHA Acompanho teen wolf desde o primeiro episodio e dava pra perceber que ele tinha talento e convencia como Stiles, como se ele fosse o proprio personagem e acreditava naquele scrip maluco sobre lobisomens. Desejo a ele muita fama e fortuna e que isso nao suba a cabeça e se perca na vida hollywoodiana. /love

    • Reply
      Byzinha
      23/09/2014 at 5:40 pm

      Dylan é um dos queridinhos da nossa equipe, assim como Teen Wolf. Não dá pra ignorar que ele é um amor e eu, particularmente, tenho uma crush gigante no rapaz, ngl.

  • Reply
    Francielli
    22/09/2014 at 9:13 pm

    /grin Dylan <333333 Se percebe pelos bastidores de Teen Wolf que ele é uma pessoas descontraída e não deixa a fama subir a cabeça. O que salvou a primeira temporada dessa série foi Stiles, mas depois os outros atores melhoram e muito. ainda não assiste Maze Runner mas pretendo pois estou super curiosa para ver ele num personagem totalmente diferente, tomara que todos os livros dessa série sejam adaptados e sejam fiéis. Dylan é um amor de pessoas, espero um dia encontrá-lo pessolmente. /cute
    Francielli recently posted..Novas temporadas #03My Profile

  • Reply
    Andreana
    23/09/2014 at 9:13 pm

    Ah como eu amo esse guri <3333 Dylan, é um dos atores que eu mais amo e admiro, meus amigos de facebook e seguidores de tumblr que o diga, sou fascinada nele, hahaha
    mas não é porque ele é lindo e tudo mais, é pelo carisma acima de tudo, quem acompanha teen wolf e já viu ele e o cast em entrevistas sabe, ele é simplesmente sensacional!!!!
    Adorei o post ?

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge