Literatura

O Filho de Netuno (Os Heróis do Olimpo #2), Rick Riordan

Em O Filho de Netuno, a esperada sequência de O Herói do Olimpo, Percy Jackson está um pouco confuso. Ele teve grande parte de sua memória apagada e está sumido há uns oito meses. Ele só se lembra de seu nome e de uma garota chamada Annabeth. Mesmo quando a loba Lupa diz que ele é um semideus, sua mente continua nebulosa. Fugindo de todos os tipos de monstros, ele acaba em um acampamento de meios-sangues, mas de alguma maneira ele sente que não pertence aquele lugar. E mesmo forçando o cérebro, ele não consegue se lembra de onde vem.

Com seus novos amigos, Frank, um garoto corpulento com cara de bebê, e Hazel, uma garota que esconde um grande segredo sobre seu passado, eles partem num missão que está predestinada ao fracasso. Eles devem ir às terras fora do alcance dos deuses e libertar o Deus da Morte, mas será que Gaia vai deixar que seus planos sejam arruinados?

COMO EU SENTI FALTA DO PERCY! <3 E principalmente do Acampamento Meio-Sangue que não aparece neste livro, como já devem saber. Percy acaba no Acampamento Júpiter, onde vivem os semideuses romanos com suas camisas roxas. Eles vivem de uma maneira diferente, treinam e lutam de outro modo, sátiros não passam de pseudo-mendigos. E as casas não são separadas de acordo com os filhos dos deuses! Não é estranho?

Após o choque cultural, o intercâmbio de Percy tornou-se bastante interessante. Eu pouco sabia sobre a mitologia romana, mesmo ela sendo intrinsecamente conectada à grega. Até marquei algumas páginas para futuras consultas… e quando terminei o livro vi que tinha uma glossário no final. Mas de qualquer forma é legal para quem curte história.

A gente costuma falar que Nicholas Sparks usa a mesma fórmula em seus romances e sinto dizer que Rick Riordan faz exatamente o mesmo. Já comentei em outras resenhas, mas vocês já devem ter percebido a repetição do plot: 2 garotos e 1 garota que partem numa missão, que muitas vezes envolve uma profecia, para salvar os deuses em poucos dias. Eles viajam em segurança e monstros aparecem, andam mais um pouco e mais monstros. É uma longa perseguição até eles cumprirem sua tarefa, com muito esforço, nas últimas páginas. Não estou dizendo que o livro é ruim. Isso nem me incomoda, na verdade. É apenas uma observação.

O autor utiliza o mesmo processo de narração do livro anterior, sob o ponto de vista dos protagonistas: Percy, Hazel e Frank. E eles são tão legais! A história envolvendo cada um e o pobre Percy lutando para se lembrar de algo além da namorada Annabeth fez com que eu não largasse o livro por muito tempo.

Vale ressaltar que um dos melhores personagem da série Percy Jackson e Os Olimpianos aparece no início do livro, quem adivinha? Isso! Nico di Angelo <3

O livro é recheado de muita ação, sangue e piadinhas que te farão rir nas horas mais inconvenientes. E é por isso que eu prefiro essa série com personagens mais maduros, crescidos, porque a história segue o mesmo ritmo e fica mais interessante para os mais ~velhos~ como eu.

Gostei bastante do O Filho de Netuno, mais que O Herói Perdido, só acho muita maldade do tio Rick terminar o livro em momentos cruciais. Quando li a última página e passei pra seguinte, me deparando com o glossário fiquei “QUÊ? CADÊ O RESTO? MALDITO RIORDAAAAAN!”.

Informações

Título: O Filho de Netuno
Autor: Rick Riordan
Tradução: Raquel Zampil
Número de Páginas: 432
Edição: 1ª – 2012
Editora: Intrínseca
Preço: R$39,90
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Mareska
    04/07/2012 at 4:37 pm

    Tô pra ler a série faz tempo, mas sempre acabo deixando pra depois…
    Mareska recently posted..Resenha A MALDIÇÃO DA PEDRA (Cornelia Funke)My Profile

  • Reply
    Raíssa Lins
    04/07/2012 at 6:51 pm

    Li toda a série de Percy Jackson ano passado, de uma vez e amei. Então, esse ano devorei logo O Herói Perdido e não posso mais esperar para ler a continuação: O Filho de Netuno! /grin
    Já li alguns comentários sobre o livro e todos são unânimes em dizer que a história é ótima, cheia de ação e tudo o mais e que o final é totalmente impactante. Por isso, acho que só vou ler O Filho de Netuno quando sair aqui no Brasil A Marca de Atena. Quer dizer, isso se eu me aguentar até lá, né? hahahah
    Beijos
    Raíssa Lins recently posted..Não sou este tipo de garotaMy Profile

  • Reply
    Gabi
    05/07/2012 at 2:23 pm

    Foi uma mega choque cultural! Eu senti muito a diferença entre os acampamentos, e também estava morrendo de saudade do Percy *-*
    Já tinha percebido essa coisa da formula em ‘O Herói Perdido’, mas como você disse, nem me importo. O livro é tão bom *-*

    Hahaha’ quase tive um treco quando virei a última página! Mundo injusto! Ele joga gasolina na fogueira e depois… arrrgh! um ano de espera! Sem contar que foi eu terminar o livro e ele soltar a capa do próximo, e eu aqui correndo em círculos por antecipação *—————–* Thanny, vamos roubar o manuscrito?

    Beijitos
    Gabi recently posted..A Menina que Navegou ao Reino Encantado no barco que ela mesma fez (Fairyland #1) – Catherynne M. ValenteMy Profile

    • Reply
      thanny
      05/07/2012 at 2:27 pm

      Vamos!!! É o único jeito, quem mandou nos matar de curiosidade? HAHAHAHAHAH

  • Reply
    Ana Beatriz
    05/07/2012 at 2:58 pm

    Eu quero muito ler o livro, e fiquei feliz que a sua resenha não revela muitos spoilers! Bom, todo mundo conhece mais ou menos a receita do Rick, que é essa que você citou. Eu acho que ele poderia variar mais, porém isso não torna o livro ruim, ele tem o talento de deixar o autor na expectativa total durante a leitura.
    Um beijo! /smile
    Ana Beatriz recently posted..A ilusão das horas iguaisMy Profile

  • Reply
    Maccky
    05/07/2012 at 8:56 pm

    Adorei a ultima frase: “QUÊ? CADÊ O RESTO? MALDITO RIORDAAAAAN!” Ainsa estou rindo aqui da sua frustração…
    Mas comigo não eh diferente, embora ainda não tenha lido esta serie, sabe eu tenho O Herói Perdido aqui MAS como sei que vou sofrer com a espera vou comprar o segundo antes e esperar lançar o terceiro pelo menos la fora porque neah…
    Adorei a resenha. (;

    Beijos ;*
    Maccky recently posted..[Meme Literário] Meu mês: JunhoMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge