Literatura

O Diário Secreto de Lizzie Bennet – Bernie Su, Kate Rorick

Webséries são o meu amor, como vocês podem ter visto no Vlog-se. Minha paixão por webséries começou com The Lizzie Bennet Diaries(que, admito, nos primeiros capítulos eu achava que era apenas um vlog de uma menina com uma mãe louca, porque ainda não conhecia O&P) e depois se tornou essa bola de neve de mil e uma webséries que eu assisto. Quando saiu a notícia de que iria ter livro de The Lizzie Bennet Diaries, eu tive uma leve suspeita, achando que seriam apenas os scripts da websérie – e eu não pude estar mais errada.

Criei a coragem para ler, e descobri que o livro era o contrário do que eu imaginava – apenas UMA cena é de script, e todo o resto do conteúdo é novo, ou melhor, coisas mencionadas na websérie, porém apenas mostradas com teatro. Isso trouxe uma profundidade incrível para vários personagens. Com isso, temos um foco muito maior nas amizades da Lizzie, tanto com Jane, Lydia, Charlotte e até com Mary, mostrando que existe uma ligação fortíssima entre as personagens. Uma coisa importante para mim foi ver as conversas de Lizzie com Dr. Gardiner, que se mostrou uma personagem muito parecida com várias professoras que eu tive no decorrer da faculdade, sempre apoiando a Lizzie nos projetos, e mesmo assim questionando algumas de suas decisões.

Uma das cenas que não vemos na websérie é sobre a carta, e o conteúdo dela. Claro, temos milhões de dicas sobre o que acontece, e para quem leu Orgulho & Preconceito fica clara a ideia, mas no livro é colocada a carta por completo, fazendo com que o leitor se sinta na pele de Lizzie, tendo em mãos toda a vida e todo os sentimentos de Darcy naquela carta. Aprendemos também que, para equilibrar com a Sra. Bennet, o Sr. Bennet é um amor e faz de tudo pelas filhas, coisa que não fica muito clara na websérie.

Para quem for ouvir o audiobook(disponível na Audible de graça para quem for se inscrever pela primeira vez), vale a pena pelas vozes que Ashley(a atriz que interpretou Lizzie) faz, tentando ser parecido ao máximo com a voz dos outros atores. Aconselho ler o livro junto com os episódios da websérie, porque apesar de ter uma recapitulação do que aconteceu no episódio, os detalhes escritos trazem uma magia especial para a websérie.

Um ponto ruim, na minha opinião, foi que as amizades mais fortes na websérie, como de Lizzie e Charlotte, e Fitz e Darcy(e Fitz e Lizzie) são um pouco esquecidas, não tão elaboradas, e a transmídia não aparece tão forte quanto na websérie, por não mostrar as conversas no twitter e as possíveis stalkeadas de Lizzie, procurando saber sobre Darcy, Bing e a família deles.

Por outro lado, recebemos informações novas, sobre como foi o processo da Lizzie para acabar com os vlogs e começar sua própria empresa, e descobrimos o futuro de alguns personagens – Lydia se especializando em psicologia, e Mary terminando de estudar contabilidade, e as duas ajudando Lizzie em sua empresa. O livro pode ser lido sem ter o conhecimento da série, mas acredito que se torne mais especial quando há o encontro da websérie, transmídia e livro.

 

 

Informações:

Título: The Secret Diary of Lizzie Bennet
Título traduzido: O Diário Secreto de Lizzie Bennet
Autor: Bernie Su, Kate Rorick
Tradução: Cláudia Mello Belhassof
Número de Páginas: 364
Edição: 1ª – 2014
Editora: Verus(Twitter)
Preço: R$24,00
Classificação: ★★★★☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge