Literatura

O Despertar do Dragão (Mestres da Magia #1), Daniela Sadzinski

#SddsOrkut O que dizer dessa autora que mal conheço e já considero pacas?

Num grupo online do qual faço parte, comecei uma amizade muito incrível com a escritora do livro que vou falar sobre neste post. Ela ainda tem relativamente pouca experiência com escrita profissional, e eu vou adorar ver a carreira dela progredir – e bastante!

FOTO: OCP Online

“O Despertar do Dragão” é o segundo livro que a Daniela publicou, e a promessa é que este será o primeiro de uma série. O trabalho anterior dela se chama “A Adaga de Prata”, e naquele o foco tinha sido outra temática – também com plano pra ter continuação. A sinopse deste aqui é a seguinte:

Cinco garotas completamente diferentes com um destino em comum. Cinco feiticeiras especiais destinadas à grandeza.
Guinevere, Sigrid, Marylin, Charlotte e Emma não acreditavam em nenhum tipo de sortilégio até serem salvas por uma poderosa bruxa das garras de um espírito do mal devorador de magia, que veio atrás delas em um baile na pequena cidade de Azalenea.
Com o auxílio de sua salvadora, elas acabam mergulhando nos segredos de um novo universo e da magia que o cerca, pois nasceram com o sangue das poderosas famílias reais das bruxas. Elas são as Guardiãs. E, quando a escuridão toma conta do mais belo dos reinos mágicos, apenas a força da amizade pode dar a elas o poder necessário para que elas realizem sua grande missão de proteger o universo mágico das garras das forças das trevas.
Amizades, amores, sangrentas batalhas, e reinos encantados cheios de príncipes, magos e dragões. Essas são apenas algumas das coisas que as jovens Guardiãs terão que enfrentar. Uma longa jornada cheia de desafios, que enfim revelará quem são os verdadeiros mestres da magia.
A magia está mais próxima do que se imagina, basta acreditar.

A sensação enquanto lia este livro aqui foi de que a Dani sabia sobre algum lugar em que magia existe de verdade e quis me mostrar esse local. A praia dela é escrever fantasia, e dá pra ver que ela tem capacidade pra crescer muito ainda dentro desse estilo que ela ama. Eu queria não fazer comparações com o outro livro dela, porque o foco é este, mas o que eu tenho a dizer é que a redação dela tem evoluído muito. Um ou outro errinho pequeno ainda passou – nada que uma revisão feita melhor não resolva, mas é um ponto que eu comentei quando contei pra autora o que eu tinha achado, e melhorou bastante. Outro avanço é que ela conseguiu encaixar bem melhor os diálogos neste aqui; no outro uma ou outra fala de personagem não tinha ficado lá tão natural assim, já nesse tá mais de acordo com o jeito que dá pra esperar que cada um converse em voz alta.

As protagonistas são as mais legais do mundo! Ponto pra Dani: ela se esforçou pra tentar fazer o grupo de protagonistas com diversidade racial, com todas elas importantes – é claro que quando o assunto é representatividade praticamente sempre dá pra fazer críticas; o melhor enquanto pessoa que não gosta de racismo é ficar quieta e prestar atenção no que as pessoas não-brancas queiram dizer sobre esse assunto. Muitas vezes a opinião de alguém do grupo representado será diferente do que alguém de fora vá dizer, e a única reação adequada é ouvir e aprender.

Dá pra perceber muita inspiração em outros materiais que já existem de ficção fantástica e romances com protagonistas adolescentes, e não achei isso um problema. A Daniela conseguiu usar elementos que a gente já conhece de um jeito que ficou bacana, e imaginei que ela deve ter se divertido bastante enquanto escrevia e brincava com as tramas que ela construiu.

Uma das inúmeras citações que achei super bem feitas desse livro:

“O amor é algo muito estranho. Na maioria das vezes é difícil descrever ou entender o que ele é. E caso você nunca tenha sentido, pior ainda é esquecê-lo uma vez que você o encontra. Meses, estações, até mesmo anos, e ele ainda persistirá em nossos corações até o fim de nossas vidas.”

Não que não existam outras construções parecidas com esta em outros materiais, ou mesmo com várias das outras que gostei de ler, mas a forma como tudo tá encaixado ficou interessante.

Estou bem curiosa sobre os próximos livros dela.

informações

Título: O despertar do dragão
Autor: Daniela Sadzinski
Número de Páginas: 269
Edição: Primeira; 2015
ISBN: 978-85-66754-47-6
Editora: Editora Deuses
Preço: R$ 39,90
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge