Literatura

O Conto da Deusa, Natsuo Kirino

Se você espera uma história leve e sem grandes emoções, é melhor desistir. Bem, não dá pra esperar algo diferente da autora do cruel “Do Outro Lado“, um livro celebrado como um dos melhores romances criminais, principalmente do Japão. Não é só porque Natsuo Kirino decidiu se aventurar na fantasia, na mitologia de sua terra, que suas palavras deixam de destrinchar sua alma.

SAM_1720

Somos inicialmente apresentados a Namima, uma menina que, na infância, era grudada da irmã mais velha, divertindo-se numa ilha forjada, esculpida por costumes inquebrantáveis. Tais tradições, durante muito tempo, acabam arruinando pouco a pouco a vida de Namima, mas é quando sua avó, o então Oráculo da ilha, morre que vem o golpe (quase) final. Ela finalmente compreende por que é tão chamada de “impura”, por que sempre disseram que ela era o total oposto da irmã.

E isso tira dela mais que a própria vida.

É então que conhecemos o conto de Izanami, a deusa do Reino dos Mortos, aquela que, juntamente com Izanaki, deu à luz ao Japão. Dura, afiada e sem nem um pouco de perdão, todas as faces desse livro se tornam sombras nas palavras de Kirino. Embora muito fluída e envolvente, é uma narrativa pesada que nos deixa muito mais sensíveis do que o normal. Todo o sofrimento de Namima e de Izanami me tocou tão profundamente que eu não fui capaz de me desprender desse livro e de todos os sentimentos que ele me trouxe por alguns dias. Por mais que o final tenha me deixado um tanto frustrada, hoje vejo que era o adequado. Um final diferente simplesmente não caberia ali, não seria lá tão coerente.

Mas eu continuo chorando. De tristeza, raiva, rancor. Quase como Namima. Acho que joguei o livro no chão umas duas vezes, de tanta raiva, porque todas as desgraças, todas as traições, doeram muito; resultado da incrível narração em primeira pessoa de Kirino, das descrições tão detalhadas e verdadeiras, honestas, sem a mínima pretensão de esconder o que mais nos torna tristes.

Informações


Título: O Conto da Deusa
Autor: Natsuo Kirino
Tradução: Alexandre D’Elia
Editora/Selo: Rocco
Nº de Páginas: 288
Edição: 1ª – 2014
Preço: R$37,50
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Juliana Pires
    04/09/2014 at 8:56 pm

    Desde a primeira vez que eu li a sinopse desse livro, eu fiquei super curiosa para conhecer a história. Adorei a resenha, pretendo ler o quanto antes.

    Bjs /blink
    Juliana Pires recently posted..Sobre… ColeçõesMy Profile

  • Reply
    Gabriela Morgante
    05/09/2014 at 10:35 am

    Esse livro me pareceu extremamente intenso, e diferente do que estamos acostumados a ler.
    Nunca li literatura japonesa, então acho que começarei por esse /smile
    Ótima resenha, realmente me deixou curiosa para esta leitura!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    Gabriela Morgante recently posted..Meu Retorno a Bienal do Livro 2014! Compras, autores, e mais. (25/08/2014)My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge