Literatura

O Clã dos Magos, Trudi Canavan

Por Byzinha

Mas só pode ter sido aberta a temporada de livros medianos.

Clã dos Magos é o primeiro de três livros da autora australiana Trudi Canavan e conta o início da história de Sonea, uma menina das favelas cujo a idade a gente desconhece, que, no dia em que sua família é expulsa da cidade, descobre possuir magia dentro de si.

Isso seria ótimo, se Sonea não odiasse os Magos, por causa de um motivo muito justo: eles fazem o que o rei manda, incluindo negar ajuda às pessoas da favela e expulsar quem estivesse “sobrando” na cidade. Após descobrir esse poder dentro de si, Sonea inicia uma corrida contra o tempo com seus amigos trombadinhas e uma ajuda dos Ladrões para se esconder dos Magos, que demonstram um interesse perturbador nela. Eles querem abrigá-la e ensiná-la, mas não sabem como convencê-la de que não têm interesse em matá-la ou lhe fazer algum mal, levando em consideração a reputação que têm entre a classe mais pobre.

A reclamação que eu tenho sobre esse livro é a mesma reclamação que todo mundo tem: ele é desnecessariamente longo. A primeira parte, que consiste basicamente na captura de Sonea e tem cerca de 240 páginas poderia ter tipo… 100. Mas eu entendo o que aconteceu aqui.

Diferente do que a maioria dos livros tem feito ultimamente (aka jogar o leitor de cabeça no universo que o autor criou e ir explicando aos poucos como tudo funciona), Trudi se preocupou em mostrar BEM e DETALHADAMENTE como funciona o mundo de Imardin funciona. Isso significa que temos um tour pela estrutura dos Magos, da cidade, do subsolo, do trabalho dos Ladrões, do que os amigos de Sonea estão fazendo para protegê-la e do que os Magos estão fazendo para capturá-la. Diga-se de passagem que é meio inútil mostrar TODOS os esforços de Sonea, já que sabemos desde o início que ela vai ser pega e vai se unir ao clã.

A segunda parte, por sinal, é bem mais interessante, com um tipo diferente de ação ocorrendo, enquanto Sonea aprende a dominar sua magia e oscila entre escolher ficar ou voltar para casa. Ao contrário do que algumas pessoas disseram, a leitura não é horrível e, apesar do linguajar nada sofisticado dos favelados e o excesso de nomes inventados para tudo, ela flui fácil, principalmente nos capítulos finais. Os personagens mais importantes tiveram um desenvolvimento interessante e o final deixa o leitor até que interessado em saber o que vem a seguir.

Clã dos Magos leva 2,5 estrelas não por ser mal escrito, mas porque, sendo desnecessariamente longo, deixou o livro, em geral, mediano. No entanto, vi diversas reviews nas sequências da Trilogia do Mago Negro dizendo que os próximos livros são bem melhor desenvolvidos e mais gostosos de ler. Então eu estou dentro.

É por essas e outras que eu acho que talvez você deva arriscar a leitura também.

Informações

Título: O Clã dos Magos (A Trilogia do Mago Negro #1)
Autor: Trudi Canavan
Número de Páginas: 448
Edição: 1ª – 2012
Editora: Novo Conceito
Preço: R$34,90
Classificação: ★★½☆☆

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    Chel Lima
    13/09/2012 at 3:34 pm

    Mesmo com a nota baixa, você me animou a ler o livro. Eu tenho uma certa paixão por esta parte desnecessariamente longa, porque adoro explicações de como o universo que o autor criou funciona. Eu gosto da capa, é bem c hamativa para mim. Desde que os livros sejam bem fluidos, eu não tenho muito o que dizer contra eles, hahaha. Beijos!
    Chel Lima recently posted..Novidades Literárias #7My Profile

  • Reply
    Ane Reis
    13/09/2012 at 11:52 pm

    Oie Bia =D

    Eu gostei muito deste livro, tanto que li ele em dois dias. Ele me decepcionou em alguns aspectos mas me surpreendeu em outros e isso me fez gostar demais dele. Quero o livro dois já rs…

    Que pena que para você ele foi tão legal assim para vc /smile

    bjus;**

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary
    Ane Reis recently posted..Resenha – E tem Outra Coisa por Eoin Colfer.My Profile

  • Reply
    Mareska
    13/09/2012 at 11:54 pm

    Gosto de detalhes, mas confio na sua leitura porque geralmente é parecida com a minha. Então se você achou desnecessariamente longo… não sei se arrisco, mesmo sendo razoável!
    Mareska recently posted..BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR (Lily Blake)My Profile

  • Reply
    Ceile
    14/09/2012 at 1:31 pm

    Acho que vc nunca fez uma resenha tão curta, hein? Será que é trauma pelo livro longo? hehehe

    Eu já passei o meu para outra colunista, talvez ela goste mais (ou tenha mais paciência que eu), pq sei que vou acabar abandonando o livro. Gosto de coisas mais práticas e talz…

    Beijos!
    Ceile recently posted..O Casamento – Nicholas SparksMy Profile

  • Reply
    Selma M.
    14/09/2012 at 1:35 pm

    Eu gostei do livro mais fiquei na dúvida se ele não sairia muito infantil. Eu me arriscaria a ler sim, porque todos acabamos tendo conclusões diferentes do livro, vai que eu acabe gostando mesmo, não é? hahaha. Aliás, eu achei a capa muito linda <3

    • Reply
      Selma M.
      14/09/2012 at 1:35 pm

      O meu coração saiu com um ponto de interrogação /cry

      • Reply
        thanny
        14/09/2012 at 2:13 pm

        Agora é um coração /cute O sistema de comentários não aceita o alt+3 :(

  • Reply
    Andressa Leite
    14/09/2012 at 1:38 pm

    Ainda bem que eu não comprei esse livro na Bienal. Vou deixar para mais tarde. Eu acho a capa muito linda *-*.

  • Reply
    Mariana Paixão
    15/09/2012 at 12:43 am

    Não sei se quero ler esse livro só pra esperar pelos próximos e ver se eles são bons, hahahahaha.
    Fico pensando, por que ler um livro mediano quando tem tantos livros ótimos por aí?
    \o/
    Mariana Paixão recently posted..Resenha: The Perks of Being a Wallflower, Stephen ChboskyMy Profile

  • Reply
    Camila Costa
    16/09/2012 at 9:14 pm

    eu arrisquei e sinceramente concordo… muita página pra pouca coisa que importa. Parece que o livro todo é a Sonea fugindo de um buraco pra outro pelo amor de Deus eu já estava ficando doida. Achei toda essa coisa de magos ruins/bons meio mal idealizada, tipo, nem todo mago considera os favelados escoria e são malvados, mas continuam sendo meio mongos.
    Sinceramente nao gostei, nao espero a continuação e enquanto lia so queria terminar logo. /gosh
    Camila Costa recently posted..Tudo aquilo que nossa loucura diz – Estilhaça-me – Tahereh MafiMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge