Literatura

O Céu Está Em Todo Lugar, Jandy Nelson

“Eu deveria estar de luto, não me apaixonando…”

Livros depressivos estão cada vez mais presentes na minha lista de favoritos. Jandy Nelson em seu primeiro romance, O Céu está em todo lugar, consegue comover o leitor com a estória de uma garota que acabou de perder a irmã e tenta se encontrar no mundo sem ela.

Lennie Walker, de dezessete anos de idade, é obcecada por livros, principalmente pelo O Morro dos Ventos Uivantes, e música. Ela toca clarinete na banda da escola e é muito talentosa, mas nada comparado a sua brilhante irmã mais velha, Bailey. Sendo que Bailey morre de forma abrupta e agora Lennie precisa saber como viver em um mundo sem ela, sua melhor amiga. E, apesar de nunca ter tido uma vida amorosa, ela se vê subitamente lutando para encontrar o equilíbrio entre dois garotos: um deles a tira da tristeza, Joe Fontaine, o outro a consola, Toby, ex-namorado de Bailey. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda…

Lennie e Bailey foram abandonadas pela mãe quando crianças e foram criadas pela avó. Uma cuidava da outra e elas eram bem unidas, amigas de verdade. As duas dividiam a paixão pela leitura. Bailey sempre foi mais energética e cercada por pessoas, ao contrário de Lennie que sempre ficava na dela. Bailey estava sempre atrás de garotos e Lennie não dava a mínima pra eles. Até que tudo mudou.

– O que é que você tem com esse livro?
– Sei lá.
– Sim, você sabe. Me conta!
– É romântico.
– Ah, qual é, Len.
– Acho que é isso que eu quero.
– Como assim?
– Sentir esse tipo de amor.
– Você vai.
– Como sabe?
– Intuindo.
Página 400

Após a morte de Bailey, Lennie se sentiu mais uma vez abandonada. Estava perdida. E foi aí que Toby entrou em sua vida. O ex-namorado de Bailey era o único que entendia o que ela sentia e quando eles ficavam juntos era como se Bailey estivesse viva de novo. Um consolava o outro. Mas o que as pessoas diriam se soubessem que ela estava beijando o namorado da irmã?

Já Joe Fontaine acabara de chegar da França e estava na banda da escola. O garoto se tornou o sonho de consumo de todas as garotas, vou citar apenas a descrição dele para vocês se apaixonarem também:

Foi uma rajada de vento que o trouxe de outro planeta aqui para a escola? O cara é descaradamente feliz, com um sorriso estilo Curinga, totalmente diferente do comportamento melancólico que a maioria de nós exibe com perfeição. Ele tem um cabelo encaracolado, todo bagunçado, agitando-se para todos os lados, e as sobrancelhas são tão compridas e grossas que, quando ele pisca, parece que seus olhos verdes estão focados em você.
Página 18

Ele faz com que Lennie sorria outra vez. Mas em meio a tanto sofrimento ela fica se perguntando se é certo sorrir quando sua irmã está morta. O triângulo amoroso está presente no enredo e só lendo para entender o que levou nossa protagonista a fazer o que fez, não façam julgamentos precipitados.

Como podem ver, toda a estória narra o luto de Lennie até a sua superação. Trata-se da evolução de uma personagem que descobre que possui um brilho próprio e que merece ser feliz, apesar de tudo. Não vou mentir, me identifiquei bastante com ela, eu passava as páginas e ficava “Essa sou eu!”. Eu sou bastante próxima de minha irmã, quem me conhece sabe, e somos exatamente como Lennie e Bailey e foi isso que me fez amar o livro.

A Novo Conceito fez um ótimo trabalho na diagramação. A capa é extremamente linda e é de um material bem firme. Antes de cada capítulo, havia um trecho de um poema ou diálogo escrito por Lennie, e os detalhes foram tão meticulosos que até parecia real!

A narração, em primeira pessoa, é bem fácil de ler. Você vai virar a noite lendo para passar mais tempo com os personagens que são extremamente singulares e encantadores. Você vai rir, suspirar e derramar algumas lágrimas, mas isto faz parte. O importante é que esta história deve ser lida e relida. Recomendo principalmente para irmãs, fica a dica para presentear sua amiga ;)

Segundo o Deadline, a produtora de Selena Gomez comprou os direitos do livro para adaptá-lo ao cinema e ela irá interpretar Lennie. Não há mais nenhuma informação sobre o elenco e datas. Também foi divulgado que ela faria Os 13 porquês e até hoje não temos notícias, vamos aguardar.

Abaixo, o book trailer, que é tão encantador quanto o livro:

 

Título: O céu está em todo lugar (The Sky Is Everywhere)
Autor: Jandy Nelson
Tradução: Marsely de Marco Martins Dantas
Nº de Páginas: 424
Edição: 1ª – 2011
Editora: Novo Conceito
Preço: R$34,90
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

18 Comments

  • Reply
    Andressa Rodrigues
    30/01/2012 at 4:50 pm

    Eu amei a resenha e agora estou mais apaixonada pelo livro. É muito bonito ver um amor entre irmãs como esse e assim como Lennie e Bailey, eu também sou super apaixonada pela minha irmã. Amo demais ela, mas essa situação da Lennie é bem complicada e eu quero muito ler o livro, para entender melhor a vida dela. :)

  • Reply
    Katy
    30/01/2012 at 5:18 pm

    Eu amei o livro! Mas confesso que tinha muita raiva qdo a Lennie ‘pegava’ o Toby! Muito nada a ver!!! ¬¬
    E o Joe… Muito fofo! <3
    A diagramação é realmente linda… Fiquei encantada! *_*

  • Reply
    Juliana
    30/01/2012 at 5:35 pm

    JURA PRA MIM que é mentira que a Selana Gomez vai fazer esse livro. ELA VAI ESTRAGAR A LENNIE, tô sofrendo por antecipação ;_;

    Eu achei esse livro tão perfeito, e nem gosto de livros depressivos. Mas é tão lindo, tão poético, os bilhetinhos tão lindos que… <333 Com certeza, ele também virou meu favorito *-*

    E o Joe… OMG, eu xonei nele completamente hahahaha
    Com certeza quero ler de novo qualquer dia desses e encher de post-its nas partes mais fofas <3

    Adorei a resenha :D

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com
    Juliana recently posted..Resenha – Príncipe SombrioMy Profile

  • Reply
    Ceile
    30/01/2012 at 5:51 pm

    Bom, sobre a Selena, muitos estão revoltados, né? Vai virar aquela coisa do livro virar “modinha” e todo mundo vai achar que sabe tudo pq assistiu ai filme com a Selana… Bom, fazer o que, né? É tipo ler Crepúsculo antes de todo mundo e depois ver aquelas maníacas por Rob achando que são as tais /bored

    Mas ok, vamos ao livro: Não li ainda =S Mas não é segredo que livros depressivos fazem minha cabeça, então já está na lista de desejados (e email pro Chico kkkkkkkkk)
    Não tenho irmã, mas um irmão, e já sonhei que ele tinha morrido e sofri pacas só com um sonho, imagina se… Deixa pra lá /cry
    Já vi o livro pessoalmente e é de se apaixonar só pela capa e divisão dos capítulos /love

    Um beijo!
    Ceile recently posted..Verdadeiro Amor (Sherry Crane)My Profile

    • Reply
      thanny
      30/01/2012 at 6:08 pm

      Eu gosto da Selena, mas é bem isso…

      Ceile, eu enchi taaaaanto o saco do Chico pra ele enviar esse livro. HAUHAUHAUHA mas é que foi amor à primeira vista *-*

      As irmãs são tão parecidas com a gente que me assustei, sério. Só falta aparecer um francês em minha vida e por favor, que minha irmã continue viva.

      Beijos!

      • Reply
        Ceile
        30/01/2012 at 8:13 pm

        Ahhhh! Eu ia falar disso mesmo (sobre sua irmã ficar viva), mas acabei perdendo o “fio da meada” hahahaha. Pq vc fala que é muito vc e sua irmã… Tipo, que, na verdade, não seja, né? hauhauhauhauh /grin

        Bjo
        Ceile recently posted..Verdadeiro Amor (Sherry Crane)My Profile

  • Reply
    Daniela Tiemi
    30/01/2012 at 7:39 pm

    Eu ameiiii este livro! Joe é fofoooooooo demais! Fiquei apaixonada.

    Aafff, Selena Gomez… Credo!
    rs

    Bjo.
    Daniela Tiemi recently posted.."Lola and the boy next door" de Stephanie PerkinsMy Profile

  • Reply
    Babi Lorentz
    30/01/2012 at 7:41 pm

    Ai, Thanny, eu já li maravilhas sobre O Céu Está em Todo Lugar, como na sua resenha, mas também já li muita coisa ruim. O interessante seria ler e tirar minhas próprias conclusões, mas é tanto livro na estante que tenho até medo de pedir algum pra alguma Editora, rs.
    Beijão
    Babi Lorentz recently posted..Falando Sobre o Vício: Kaká RodriguesMy Profile

  • Reply
    Sara
    30/01/2012 at 9:23 pm

    Este livro está na minha lista, mas tem um monte de livros na frente dele:)
    Parece ser bonito.
    Sara recently posted..Roméo et JulietteMy Profile

  • Reply
    Rachel Lima
    31/01/2012 at 2:15 pm

    Está super na minha lista. Com certeza merece a repercussão que esstá tento. AMEI sua resenha, Thanny, mesmo. A diagramação da Novo Conceito é sempre um espetáculo, haha. Eu gosto da Selena Gomez, acho que seria legal. Não sabia que ela que iria fazer, em tese, Os 13 porquês (muito bom). Vamos ver no que dá!
    Beijones,
    Rachel Lima recently posted..Resenha – Glimmerglass, Jenna Black (Faeriewalker #1)My Profile

  • Reply
    sandra portugal
    31/01/2012 at 9:52 pm

    Parabéns pela continuidade da parceria com a Intrínseca!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    • Reply
      thanny
      31/01/2012 at 9:54 pm

      Obrigada, Sandra!
      Beijos :*

  • Reply
    Brenda Lorrainy
    02/02/2012 at 2:13 am

    Oi Thany!

    Sério que você gostou de o céu está em todo lugar?
    Estou lendo e detestando :/ tanto a narrativa melancólica demais, quanto Lennie com seu sentimento de tristeza obsessivo!
    Mas gosto égosto né! Acho que sou uma das poucas que não gostou desse livro(pelo menos até agora). Todo mundo fala tão bem !

    beijo!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com
    Brenda Lorrainy recently posted..[Resenha] – Círculo Secreto, L.J SmithMy Profile

    • Reply
      thanny
      02/02/2012 at 2:49 am

      Oi, Brenda!

      Você não é a única que acha isso, li muitas resenhas essa semana que falaram isso e sobre a narrativa ser parada no início. Mas gosto é gosto, sou depressiva e curto livros assim. Quando minhas avós faleceram fiquei praticamente igual a Lennie, fora o fato da relação com a irmã ser tipo a minha. Acho que quando você se identifica com um livro desse jeito, não tem como não gostar.

      Beijos :*

  • Reply
    Jonatas Neves
    02/02/2012 at 3:22 am

    Ainda não li o livro, mas com certeza está na minha lista de desejados. E também, tenho quase certeza de que gostarei quando ler, porque adoro essas histórias, tristes, dramáticas e melancólicas (quando é escrita de uma forma legal, claro).
    Ótima resenha :)
    Jonatas Neves recently posted..Dia Frampton – Red (2011)My Profile

  • Reply
    Juh Claro
    07/02/2012 at 11:32 am

    Eu estou com esse livro em casa desde o final do ano passado e doidinha pra ler, mas queria terminar minha lista do desafio antes… Acho que vou ter que passá-lo na frente, só leio ótimas resenhas.
    Bom saber que você recomendou para irmãs, vamos ver se eu me identifico apesar de não ser tããão próxima da minha irmã… Enfim, depois faço ela ler haha

    A capa e a diagramação são maravilhosas, eu não quis olhar muito bem para não pegar spoiler ou algo assim haha mas o pouco que vi já me apaixonei!

    Beijos :*
    Juh Claro recently posted..Dando um UP! – Spa Week #1 + Foto de FevereiroMy Profile

  • Reply
    Tharcila Lima
    11/02/2012 at 10:04 pm

    Continuo dizendo que O ceú está em todo lugar não me encantou :/
    O livro não é ruim, mas também não é maravilhoso, pelo menos para mim. A história que a Jandy criou é super bem elaborada, bonita, mas claro a Lennie enche o saco as vezes. Foi mesquinha e egoísta com relação ao luto da avó e do tio. E aquele romance com o Toby não me convenceu.
    Mas enfim, tens vários pontos positivos também como a superação da perda de alguém
    Xoxo
    Tharcila Lima recently posted..Resenha #25 – Estradas do CoraçãoMy Profile

  • Reply
    Thata
    04/03/2012 at 12:36 am

    Eu tenho ele na minha “estante” /cute e achei super incrível o formato gráfico dele, cheio de bilhetinhos criativos e letra em azul! CAPA PERFEITA (que é que foi? Eu curto isso! /smile ) Apesar de um tanto dreprê, ele tem o Joe, então tá ótimo! Len às vezes me deixava com raiva e fazia cada besteira que era de doer(o que deixa tudo ainda mais real)!
    A frase do livro que gostei pacas mas não sei em que página está /blink foi: “Todas as manhãs, quando me levantava, ouvia as incessantes batidas, olhava pela janela para a tristeza lá fora e mesentia aliviada, pois pelo menos o sol tivera decência de ficar longe de nós

    o.b.s.: E por incrível que pareça, as citações de Len só me fez DESgostar do Livro de Brönte!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge