Literatura

Não Sou Este Tipo de Garota, Siobhan Vivian

Siobhan Vivian, além de escrever livros para jovens adultos, é graduada em Escrita para Filmes e Televisão, e trabalhou como roteirista para o canal Disney. Talvez, por esse motivo ela é tão familiarizada com o mundo jovem e escreve de uma maneira que nos faz relembrar nossos momentos apaixonantes e confusos da adolescência.

Em Não Sou Este Tipo de Garota, livro que estréia o selo Novo Conceito Jovem, Natalie Sterling é uma protagonista certinha que se orgulha de sempre tomar as melhores escolhas para sua vida. Mas seu último ano escolar não será nada fácil. Além de concorrer à presidência no conselho estudantil, ela terá que lidar com a Spencer, de quem fora babá há alguns anos e é completamente o oposto dela.

O livro é tipicamente high school, com uma narrativa leve e divertida de se ler. A princípio, jurava que o livro era bobinho e superficial, mas ele levanta questões interessantes. O que você espera de um relacionamento?, Você se importa com o que os outros pensam sobre você? Que tipo de garota você é? (Ignorem essa última parte, garotos). Você vai refletir e comparar suas ações com as dos personagens. Será que você é perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata?

Narrado em primeira pessoa, não é garantia de que agrade a todos, pois a protagonista gosta de controlar tudo o que acontece a sua volta e acaba se metendo em encrenca ao tentar fazer o que é certo. Mas Natalie tem seus momentos, principalmente quando se rende a uma paixão com um dos caras mais lindos e populares do colégio, que é muito fofo!

O chato do livro é que nessa vibe de passar uma mensagem, ele acaba sendo feminista demais. Cheguei até a lembrar de Lonely Hearts Club e todo aquele papo de que as garotas estão muito bem sem os garotos em sua vida. E sabemos que não é bem assim, né?

O desenrolar da história flui rapidamente, os dramas dos personagens são razoavelmente explorados. Acho que algumas coisas foram desnecessárias, mas no geral Siobhan escreveu um enredo típico para adolescentes que vai mostrar que nem tudo na vida é branco e preto.

A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.

O final não foi aquilo tudo, mas devorei as últimas páginas para saber como terminaria. O livro é bom, quem quer uma leitura rápida para passar o tempo, corre pra ler.

Título: Não Sou Este Tipo de Garota
Autor: Siobhan Vivian
Tradução: Marsely de Marco Martins Dantas
Número de Páginas: 348
Edição: 1ª – 2011
Editora: Novo Conceito
Preço: R$24,90
Classificação: ★★★☆☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

10 Comments

  • Reply
    Babi Lorentz
    October 17, 2011 at 1:27 pm

    Gostei bastante deste livro, mas não o considero um favorito. Achei feminista demais, mesmo com a principal se apaixonando no final, blá blá blá.
    Beijão

  • Reply
    Kellen Baesso
    October 17, 2011 at 6:26 pm

    Tenho curiosidade de ler, mas não é uma prioridade. Minha irmã ganhou e pretendo ler nas férias.
    Parece ser uma leitura bem rápida e leve. Ideal para as férias, em que pretendo ler muito!!

    Beijos /blink

  • Reply
    Juh Claro
    October 17, 2011 at 6:28 pm

    Eu quero muito muito muito ler esse livro, mesmo com você e a dona Babi achando feminista, acho a capa tão chamativa para a leitura que me dá vontade mesmo assim haha Está na minha enorme lista de livros para ler/desejados :/ Um dia eu chego lá e tiro minhas próprias conclusões, apesar de achar que concordarei com vocês, deve ser uma leitura gostosinha.

    :**

  • Reply
    vanessa
    October 17, 2011 at 8:16 pm

    Ain, eu nem tenho muitas expectativas sobre esse livro :S Acho que vou gostar demais ou odiar totalmente UAHSUAHSUAHS Mas enfim, adorei sua resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

  • Reply
    Juliana
    October 17, 2011 at 8:29 pm

    Concordo na parte do feminista, o livro não me empolgou TANTO assim, não. Preferi Lonely Hearts Club, achei mais fofinho *-* hahahaha

    Mas como você disse, é um livro bem adolescente mesmo, acho que agente já passou dessa fase hahahaha

    E AH, nem falei… LINDO LAYOUT NOVO <33333

    Beijão, Thanny!

    Ju
    julianagiacobelli.com

  • Reply
    Bruna M. Silva
    October 17, 2011 at 9:55 pm

    Oi Thanny!!
    Li esse livro e em seguida Lonely Hearts Club, nossa então fou uma maré de adolescencia haha, os dois são bons, mas nada de UAU! Mas é como dizes, gostoso de ler!

    Beijocas

    Bruna in Wonderland
    http://www.brunainwonderland.com.br

  • Reply
    Nathalia Duarte
    October 17, 2011 at 11:06 pm

    Oii,
    ganhei esse livro na bienal, não to muito animada pra ler, mas ainda bem que ganhei porque eu não ia comprar não rs.

    Adorei a resenha e a sinceridade! Lindo Layout!
    Beijos, @nathaliaduarte
    http://www.mentalmorfose.com

  • Reply
    Silvana Freire
    October 18, 2011 at 3:17 am

    Estao investindo em massa nesse genero YA tanto q a Ed. lançou um selo só pra isso. Eu gosto desse genero com a leitura facil e rapida …o verdadeiro passatempo :D
    Mas lendo tua review pensei…será q em breve não vira uma serie da Nick ou filme …
    PS: Adorei o nome da autora Siobhan …

    Beejo!

  • Reply
    Mariana Borges
    October 19, 2011 at 12:36 am

    Eu já estou querendo ler esse livro a algum tempo, vi muitas resenhas positivas e até muita gente se identificando com a persogem. Acho que as vezes sou um pouco controladora também, com certeza vou me identificar AHUSASHUASHUA Aah, essa capa é linda.. apesar que na primeira vez que eu vi eu achei que fosse sobre uma história totalmente diferente do que é na realidade. Obrigada pela resenha, beeijos!

  • Reply
    Naniedias
    October 19, 2011 at 10:53 pm

    Não achei o livro muito feminista não… achei a personagem principal chata, isso sim… hehehe
    Mas mesmo assim, gostei bastante da história =D

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge